quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

RUA VOZ DO OPERÁRIO

Rua Voz do Operário - (Actual) Fotografo desconhecido (Edifício Voz do Operário fachada principal) in mjfs.wordpress.com
Rua Voz do Operário - (Actual) Fotografo não identificado - (Edifício da Voz do Operário) in mjfs.wordpress.com

Rua Voz do Operário - (1969) Foto João H. Goulart in AFML


Rua Voz do Operário - (entre 1898 e 1908) Fotografo não identificado in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa


A RUA VOZ DO OPERÁRIO pertence a duas freguesias. À freguesia de SÃO VICENTE DE FORA os números 1 a 17 e 2 a 20, à freguesia da GRAÇA os números 19 e do 22 em diante. Começa da Calçada de São Vicente e termina no Largo da Graça no número 58.
A RUA VOZ DO OPERÁRIO é chamada por este nome desde 11 de Fevereiro de 1915 antes chamava-se Rua da Infância, cujo nome derivou da circunstância de ali existir desde 31 de Julho de 1877, uma das casas de Asilo de Infância.
No dizer de Norberto de Araújo nas suas "Peregrinações em Lisboa" volume VIII, página 58. «A Rua da Infância tem um troço moderno, que parte exactamente de onde está o edifício da Sociedade de Beneficência "VOZ DO OPERÁRIO", e vai até à Graça; daí para baixo havia já a Travessa das Bruxas, antigamente muito estreita (...) e que continuava, subindo a poente, como hoje, pela actual Travessa de S. Vicente, até defronte do Convento dos Agostinhos, ou seja o dos frades da Graça».
A majestosa igreja de São Vicente vista sem dificuldade por quase toda a cidade de Lisboa, é vizinha da Rua Voz do Operário.
A instituição que deu o nome à actual artéria, deve-se a um edifício do principio do século XX mais propriamente dito 1912/1914, com projecto do Arquitecto Manuel Joaquim Norte Júnior (1878-1962), onde se encontra instalada a sede de "A Voz do Operário", caracteriza-se pela conjugação entre a monumentalidade e equilíbrio de massas e a funcionalidade do espaço interior.
A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário é bem mais antiga (1879) e tem-se mantido com exemplar dedicação nos campos da instrução e da solidariedade. Deve-se este empreendimento a homens públicos, entre alguns podemos citar João Franco, tendo possibilitado a construção do vasto edifício na actual Rua Voz do Operário.
Foi considerado Instituição de Utilidade Pública a partir de 1925, estando o Imóvel em vias de classificação, Despacho de 18 de Fevereiro de 1987. (1)
(1) - DGEMN - Inventário do Património Arquitectónico.

1 comentário:

Anónimo disse...

Exmo. Senhor,

O seu texto foi-me muito útil para uma pesquisa que estou a fazer e esperando não abusar, gostaria de saber se me pode ajudar um pouco mais.

Precisava de saber se o nº4 da antiga rua da Infância (em 1905), ainda existe e a que prédio poderá agora corresponder (será que mantêm os números)?

Agradeço desde já qualquer ajuda que me possa dar a este respeito para o mail ruirpcoelho@gmail.com.

Com os mus melhores cumprimentos,
Rui Coelho