terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

RUA DA ASSUNÇÃO

Rua da Assunção - (s.d.) Foto da Galeria de Dias dos Reis (Noite em Lisboia)
Rua da Assunção - (1963) Foto Armando Serôdio in AFML
Rua da Assunção - (1955) Foto Armando Serôdio (Esquina com a Rua dos Correeiros - Pensão Leiriense) in AFML
Rua da Assunção, 34 a 40 - (Início do século XX) Foto Joshua Benoliel (Esquina para a Rua da Prata 209 a 217 in AFML

Rua da Assunção - [s.d.] Foto Eduardo Portugal (No lado esquerdo os Grandes Armazéns do Grandella) in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa

A RUA DA ASSUNÇÃO integrada na freguesia de SÃO NICOLAU, começa na Rua dos Fanqueiros no número 197 e termina na Rua do Crucifixo no número 137.
Esta Rua que antigamente se chamava TRAVESSA DA ASSUMPÇÃO, assim denominada em 1760, e uma das transversais à actual Rua do Ouro. Comunicava com a Rua do Valverde. Deve a sua designação à existência no topo da rua de uma Ermida do Nosso Senhor Jesus da Ascensão (onde foram durante muito tempo os Armazéns do Grandella) cujo vocábulo terá sido alterado para Assumpção com o correr dos anos.
O Edifício dos antigos Armazéns do Grandella nesta rua nos números 90 a 94 com frente para a Rua do Ouro números 208 a 214, o seu conjunto foi classificado com a denominação de Baixa Pombalina-IIP, por proposta de Regulamento do Plano Director Municipal (versão de 03.03.2007).
Vamos encontrar instalado na Rua da Assunção no número 39 no início de 1914, Valentim de Carvalho, que desde muito cedo se dedicou à actividade comercial, primeiro como colaborador, e mais tarde como empresário. Vendia nesta Rua, nomeadamente capas e letras de músicas (especialmente da Revista à Portuguesa). Mais tarde em 1923, ocupa também o até então chamado Salão Neuparth (cujo nome se mantém), na Rua Nova do Almada do número 95 a 99 ao Chiado. Já como grande industrial ligado à música, Valentim de Carvalho vendia gramofones, discos, pianos e partituras musicais.
Como curiosidade, resta dizer que a actividade comercial desta (travessa) rua está ligada inicialmente à existência de serigueiros(1) de chapéus como de agulhas.
(1) - Aquele que faz obra de Sedas; passamaneiro.


2 comentários:

Anónimo disse...

alguém sabe onde eu posso encontrar ruas que homenageam pessoas? por favor respondam

APS disse...

-No meu entender, qualquer RUA onde esteja assinalado o nome próprio de alguém, já está a homenagear essa pessoa.