quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

RUA DR. TEÓFILO DE BRAGA

Rua Dr. Teófilo de Braga - (1976) Foto Álvaro Campeão (Esta rua esquina com a Calçada da Estrela) in AFML
Rua Dr. Teófilo de Braga, 61 a 69 - (1970) - Foto João H. Goulart in AFML

Rua Dr. Teófilo de Braga - (1970) Foto João H. Goulart in AFML


Rua Dr. Teófilo de Braga - (1910) Foto Joshua Benoliel (Residência do Dr. Teófilo de Braga na antiga Travessa de Santa Gertrudes) in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa


A RUA DOUTOR TEÓFILO DE BRAGA ( antiga Travessa de Santa Gertrudes) pertence à freguesia da LAPA, começa na Calçada da Estrela no número 78 e termina na Rua de Santo Amaro em frente ao número 68.
Esta rua, que hoje se chama de Dr. Teófilo de Braga, foi outrora a Travessa de Santa Gertrudes e terá mudado de nome por volta de 1933. Diz uma testemunha local que ali mora desde essa data, que a alteração era recente quando ali se fixou.
A referida rua para quem vai da Rua de S. Bento até à Rua de Santo Amaro, é hoje a terceira à esquerda de quem sobe, porque segundo a mesma testemunha, existe presentemente a Rua da Imprensa no espaço intermédio, que anteriormente era ocupado por terras.
A urbanização estava para chegar. Não é uma rua qualquer na geografia lisboeta a Rua da Imprensa, no número 2, está fixada a residência oficial do lº Ministro.
No dizer de Rocha Martins na sua obra "Lisboa de Ontem e de Hoje" na página número 99, refere-se ao titular desta rua: «o sábio professor e notabilissimo investigador e escritor, que também era bairrista da Estrela, embora não morasse na colina mas na Travessa de Santa Gertrudes (hoje de Teófilo de Braga) onde foi alvo de grande manifestação, e, na qual faleceu».
Teófilo de Braga nasceu no ano de 1843 e faleceu em 28 de Janeiro de 1924. Com formação académica em Direito e Letras doutorou-se em1868. Instalada a República em 1910, sendo Presidente do Partido Republicano Português, foi nomeado primeiro Presidente do novo regime.
Em 1915 voltou a ocupar o mesmo cargo, após a renúncia de Manuel de Arriaga.
Ainda o mesmo escritor descrevia que algumas notáveis pessoas habitaram a rua. «Na esquina desta Rua morou José Bernardo da Costa Cabral, irmão do Conde de Tomar, o famoso José dos Cónegos. Ali esteve o Juízo de Instrução Criminal, em 1904 ou 1905, dirigido pelo notável magistrado Dr. Francisco Maria da Veiga que residia no Arco do Carvalhão. No prédio onde funcionou o Juízo de Investigação Criminal está hoje instalada a Secretaria-Geral da Legião Portuguesa e tem o número 80 para o lado da Calçada da Estrela. Também reside, no número 183, no segundo andar da mesma rua, um homem notável: Eduardo Schwalbach, ex-Director do Diário de Notícias». Tudo isto se passou no final do século XIX e principio do século XX.

3 comentários:

Lis disse...

Faz já algum tempo que eu tinha vindo parar a este site na sequência de uma busca no google pela rua onde eu moro. Esta, claro.
Gostei muito de conhecer o seu blog e vou continuar a visitá-lo. Aproveito para dar a conhecer o meu:
http://momentmag.blogspot.com

Trata temas como arte, música, moda, design e tantas outras coisas. Espero que goste. ;)

Lis disse...

Aproveito também para dizer que fiquei muito impressionada por ver neste blog fotos de África do Sul. É que eu também nasci lá. ;)

APS disse...

Cara LIS
Agradecido pela sua vinda até este blogue.
Visitei o "THE MOMENT MAG" que embora esteja de início, está bem estruturado com boa apresentação e variedade de temas.
Quanto ao assunto relacionado com a ÁFRICA DO SUL, eu estive naquela país de 1966 a 1974 em VANDERBIJLPARK, e ligado ao clube que representava a comunidade portuguesa (no VAAL Triangle) a APFCR (onde desempenhei funções culturais e recreativas). Daí a razão porque vê as fotos, são recordações minhas desse país.
Já publiquei oito artérias da sua freguesia (LAPA). São elas: RUA DE BUENOS AIRES, RUA DE S. BERNARDO, RUA SANTANA À LAPA, RUA DO PATROCÍNIO, RUA DE S. BENTO,RUA DAS TRINAS, RUA DR. TEÓFILO DE BRAGA E CALÇADA DA ESTRÊLA.
Estou neste momento a escrever «AVENIDA DOM CARLOS I» e vou falar no «CONVENTO DAS FRANCESINHAS» (também da freguesia da LAPA) e de outros aspectos relacionados com o envolvente à AVENIDA.
Volte sempre,
Cumpts;)
APS