domingo, 18 de maio de 2008

RUA DE SÃO NICOLAU [ I I ]

Rua de S. Nicolau - (século XVIII) (Planta Topográfica de reconstrução de Lisboa, segundo o projecto de Eugénio dos Santos e Carlos Mardel - Litografia colorida) (Museu da Cidade de Lisboa) in webserver.cm-lisboa.pt/turismo
Rua de S. Nicolau, 121 a 127 - (1916) Foto de Joshua Benoliel) (Estabelecimento A. Serra) in AFML

Rua de S. Nicolau - (Início do século XX) Foto de Joshua Benoliel (fachada principal da Igreja de S. Nicolau na Rua da Vitória) in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa
(CONTINUAÇÃO)
RUA DE SÃO NICOLAU)
«A FREGUESIA E A IGREJA)
Esta Igreja já vem citada no documento do «EPISCOPADO» (1200 a 1229) do reinado de D. Afonso II ou de D. Sancho II, e nas «Inquirições» do reinado de D. Afonso III (1248-1274).
O seu local, antes do terramoto de 1755, era exactamente onde está construída a actual Igreja, na rua da Vitória.
Do território desta freguesia desmembrou-se, em 1584, a paroquia da Trindade, depois titulada de Santíssimo Sacramento.
No princípio do século XVII, em 18 de Dezembro de 1616, foi reedificada a Igreja, tendo-se mudado no entanto a freguesia para a antiga ermida de Nossa Senhora da Vitória, que, na planta actual de Lisboa, ficaria situada no leito da rua do Ouro, e no terreno da loja da Ourivesaria Cunha e da Casa de Cambio, que esquina da dita rua (nº203) para a da Assunção. Aí se conservou até 8 de Agosto de 1627,em que voltou solenemente para a sua Igreja reedificada, cujas obras só se concluíram, todavia, em 1650.
Pelo Terramoto de 1755 sofreu a Igreja grande ruína, (1) em consequência do que a freguesia se transferiu, depois de ter estado unida com a paróquia de Santa Justa numa barraca no Rossio, para a ermida de Nossa Senhora da Pureza, sita na esquina ocidental da Calçada da Glória para a Rua da Glória, em frente do Palácio do Marquês de Castelo Melhor, donde foi transferida com grande solenidade, em 6 de Agosto de 1769, para a actual ermida de Nossa Senhora da Vitória, na rua da mesma denominação.
Esta remida foi reedificada à custa da extinta Irmandade de Nª. Srª. da Vitória, da qual é sucessora legal a Irmandade do S. Sacramento, erguida na dita ermida, e sua actual proprietária.


(1) - Dela existe uma vista, gravura Nº 5 da Colecção de algumas Ruínas de Lisboa causadas pelo terramoto do primeiro de Novembro do ano de 1755. Desenho de M.M. Paris e Pedegache, gravura de Ph. le Bas.


(
CONTINUA) - Próximo - «FREGUESIA E IGREJA»

Sem comentários: