quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE [ I ]


Avenida Mouzinho de Albuquerque - Folha Nº 30 do Atlas da Carta Topográfica de Lisboa sob a direcção de Filipe Folque: 1856 - 1858 - CML Departamento de Património Cultural - Arquivo Municipal de Lisboa - (Zona da Cruz da Pedra).


Avenida Mouzinho de Albuquerque (2008) - (Vista de satélite) in http://wikimapia.org/




Avenida Mouzinho de Albuquerque - (s/d) Fotografo não identificado in http://www.garatujando.blogs.sapo.pt/


AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE


«O SÍTIO E SEU ENQUADRAMENTO»


A AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE, pertence a três freguesias; freguesia da PENHA DE FRANÇA (1918), freguesia de SÃO JOÃO (1959) e freguesia de SANTA ENGRÁCIA (1568) (esta última com designações intercalares de Nossa Senhora do Paraíso e Monte Pedral).


A AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE, estende-se lentamente, tendo o seu início na Praça Paiva Couceiro e percorre todo o curso do anteriormente chamado VALE ESCURO, chegando finalmente (por um viaduto a partir da confluência da Rua de Santa Apolónia e a Calçada da Cruz da Pedra) à Avenida Infante Dom Henrique.


No seu trajecto cortando quintas e ajeitando vales, tem um percurso bastante irregular quanto à sua definição. Encontrou muitos obstáculos dado que as quintas eram ocupadas predominantemente por bairros clandestinos de barracas ou cultivo desordenado de hortas.


Esta casas desenvolviam-se principalmente na periferia do Vale Escuro, Alto da Eira, Alto Varejão e Quinta das Comendadeiras. "Dado que na cidade escasseavam grandes extensões de solo agrícola privado com expectativas de urbanização" (1).


As barracas ocuparam os vales e encostas declivosas, e em áreas expectantes de modo mais disperso.


A AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE começou a ser estruturada e desenvolvida de Norte para Sul, na medida em que eram feitas as desanexações do espaço na qual devia ser instalada. No ano de 1949 por informação da Acta Nº24 da Comissão Municipal de Toponímia de Lisboa o seu Concelho colocou na ordem de trabalhos que: "por sugestão do seu Vice-Presidente da Câmara, a Comissão deu parecer favorável com referencia à designação a dar aos seguintes arruamentos no VALE ESCURO: troço da Avenida Doutor Jacinto Nunes, desde a Praça da Rua Morais Soares até ao Largo - «AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE»(2).


Na Acta Nº 39 do ano 1953 voltou novamente esta Comissão a ocupar-se dos arruamentos do VALE ESCURO, dando seguimento ao assunto já abordado em 1949. "tendo agora resolvido emitir o parecer de que aos (...) arruamentos sejam dadas as seguintes denominações: Ao troço da Avenida Doutor Jacinto Nunes, desde a Praça da Rua Morais Soares até ao Largo - «AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE». (...) À praça entre a rua Morais Soares, a « AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE» e a Rua B à Calçada do Poço dos Mouros - PRAÇA PAIVA COUCEIRO. (3)
( 1 ) - Dicionário de História de Lisboa página 131
( 2 ) - Actas da Comissão Municipal de Toponímia de Lisboa (1943-1974) CML página 111
( 3 ) - Idem Página 159
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) «O SÍTIO E SEU ENQUADRAMENTO (2)






2 comentários:

Rafael Santos disse...

Vou certamente ficar atento a esta história, ou não fosse esta a minha rua! Em breve envio-lhe duas imagens actuais da avenida, da parte superior junto á P.P.Couçeiro.

Um grande abraço!
Rafael

APS disse...

Caro Rafael

Obrigado pela prontidão das fotos!
Espero não o desapontar.
Um abraço
APS