segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O POÇO DO BORRATÉM [XIV]

Poço do Borratém - (2006) Foto de Linda Dufurrena (Os Burros do Borratém) in www.westernfolklif.org/weblogs
Poço do Borratém - (2001) Desenho (anteprojecto do elevador do Poço do Borratém) in ulisses.cm-lisboa.pt

Poço do Borratém - (2001) Fotógrafo não identificado (Anteprojecto do elevador) foto montagem in http://www.mpt.pt/


Poço do Borratém - (2001) - Fotógrafo não identificado (Elevador do Poço Borratém - anteprojecto-foto montagem) in http://www.mpt.pt/
(CONTINUAÇÃO)
O POÇO DO BORRATÉM
«ACONTECIMENTOS PITORESCOS NO "POÇO DO BORRATÉM
A BURRICADA
Ao recordar Pinto de Carvalho num capitulo do seu livro «LISBOA d'OUTRORA» com referencia ao «POÇO DO BORRATÉM», dizia ele: (...) querendo alguns janotas do Chiado pregar um susto às senhoras que, ao romper da alva, saíam de um baile, oferecido pelo Conde de Farropo num sábado de espera de toiros, combinaram alugar uns poucos de burros no «POÇO DO BORRATÉM» a cujos pescoços penduraram chocalhos. Aos primeiros alvores do dilúculo, no momento dos convidados saírem do baile, largaram a burricada junto ao portão das Laranjeiras e começaram a gritar: Eh, real! Eh, boi! As senhoras pensaram que houvesse tresmalhação de gado.
IDAS ÀS HORTAS
O público do Teatro Apolo (anteriormente Príncipe Real), tinha o hábito "de alugar mulas no «POÇO DO BORRATÉM» para "um giro" até às hortas depois da "matinée" quando o espectáculo corria sem novidade. (1)
O RECURSO
Num dos seus recortes de jornais - volume 18 - página 32-36 de Luís Pastor de Macedo foi encontrada uma carta dirigida ao presidente da Câmara de Lisboa da época. «José Street de Arriaga e Cunha, Conde de Carnide (1887-1961), como procurador dos filhos, proprietários no «POÇO DO BORRATÉM» número 4, vem apresentar recurso para anulação da intimação por parte dos inquilinos, que exigiam obras. Os filhos do Conde de Carnide adquiriram o imóvel do Visconde de Olivais em 1946».
O ELEVADOR COM LISBOA À VISTA
Foi pensado em tempos e projectado pelo arquitecto Adalberto Dias, responsável pelo estudo da ligação em altura, revelando pormenores sobre esta intenção em plena zona histórica de Lisboa.
O elevador tipo panorâmico, projectado pelo arquitecto A. Dias poderá transportar do «POÇO DO BORRATÉM», à cota baixa, 18 passageiros, subindo 85 metros e levá-los até à cota Costa do Castelo (a meia-encosta) ou mesmo junto da casa do leão no interior do Monumento Nacional.
Tudo isto será possível se, porventura, o Presidente da C.M.L. conseguir concretizar a intenção de construir tal estrutura.
A polémica era inevitável associada a este tipo de intervenção no tecido urbano já consolidado e em especial numa zona histórica.
O despejo dos ocupantes do imóvel, do «POÇO DO BORRATÉM», onde poderia assentar as fundações da torre do elevador panorâmico estava em curso.
Sabemos que esse projecto não se concretizou motivado uma contestação popular no ano de 2001.
DESPEJOS DO BORRATÉM
Veio publicado no Jornal da Região de Lisboa em 15 de Janeiro de 2001, que no número 39 do Poço do Borratém, foram despejados por causa do elevador, "projecto de João Soares" para ligar a Baixa ao Castelo de S. Jorge, nesta altura em polémica.
(1) - Dias, Marina Tavares - Lisboa Desaparecida Nº 1 página 31.
(PRÓXIMO) - (AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE) - ( O SÍTIO E SEU ENQUADRAMENTO).



3 comentários:

Popelina disse...

Caro APS,

Que deliciosas histórias estas de burricadas. Ri-me muito.
Já agora aproveito para o informar que lhe atribuí un prémio Dardos, mais informações no De-Grau.

Cumprimentos.

APS disse...

Cara Popeline
Já terá pensado que não fui delicado consigo!
Na realidade estou preocupado com a atribuição, pois não conheço quinze Blogues para que eu possa atribuir o Dardo.
A sua atitude foi muito generosa, de qualquer forma, muito obrigado.
Que tenha um bom NATAL e próspero ANO NOVO.
Cumprimentos

Popelina disse...

Caro APS,
Respondi-lhe no de-grau mas volto a fazê-lo aqui caso não tenha lido por lá. Não tem qualquer importância, eu própria tive dificuldades em encontrar 15 blogs, mas também já vi quem só dardejasse 5 :)). O importante foi mesmo designá-lo.
Cumprimentos e até breve,
Cristina/Popelina