sábado, 14 de fevereiro de 2009

AVENIDAS - RELACIONADAS COM O BRASIL NA TOPONÍMIA DE LISBOA [II]

Avenida do Rio de Janeiro - (2008) - Fotógrafo não identificado (uma das laterais da Avenida do Rio de Janeiro em Lisboa) in www.skyscrapercity.com/
Avenida do Rio de Janeiro - (196_) Foto de Artur Goulart in AFML

Avenida Santos Dumont, 69 - (196_) - Foto de Artur Goulart in AFML


Avenida Padre Manuel da Nóbrega - (1954) -Foto de Armando Serôdio (Comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo, descerramento da Placa Toponímica em homenagem ao fundador da cidade, padre Manuel da Nóbrega in AFML



Avenida Álvares Cabral - (1943) - Foto de Eduardo Portugal (Largo do Rato ao fundo a Avenida Álvares Cabral) in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa.

(CONTINUAÇÃO)
«AVENIDAS (2)»
AVENIDA ÁLVARES CABRAL-AVENIDA PADRE MANUEL DA NÓBREGA-AVENIDA SANTOS DUMONT-AVENIDA DO RIO DE JANEIRO
AVENIDA ÁLVARES CABRAL - (1910)
Pertence à freguesia de SANTA ISABEL, tem início no Largo do Rato e termina na Rua de São Jorge (ao Jardim da Estrela).
Pedro Álvares de Gouveia assim chamado na carta da capitania que o levou quando D. Manuel I lhe confiou o comando da segunda armada, (...) partiu de Lisboa em 9 de Março de 1500, (...). Como se tivesse desviado da sua rota para descobrir novas terras, não tardou a encontrar o Brasil, (...).
Pedro Álvares Cabral morreu esquecido em Santarém, uns dizem em 1520, outros em 1526. Foi-lhe erguido um monumento no Rio de Janeiro e outro em Lisboa, na Avenida que tem o seu nome(1).
AVENIDA PADRE MANUEL DA NÓBREGA (1954)
Pertence à freguesia de SÃO JOÃO DE DEUS, começa na Praça Francisco Sá Carneiro e termina na Avenida São João de Deus.
Era a Avenida «A» da zona compreendida entre a Alameda Dom Afonso Henriques e a linha férrea de cintura (ao Areeiro). (...) sacerdote Jesuíta que chefiou a 1ª expedição de missionários enviados para o Brasil, a pedido de D. João III, (...). Lançou os fundamentos da Companhia de Jesus no Brasil; criou colégios, abriu escolas e fundou pessoalmente os Colégios de Salvador, de Pernambuco, de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde exerceu o cargo de reitor, (...). A ele também se deve a fundação da cidade de S. Paulo em 25 de Janeiro de 1554 e, a participação dois anos depois, na fundação da cidade do Rio de Janeiro. (1)
AVENIDA SANTOS DUMONT (1923)
Pertence à freguesia de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, com início junto à rotunda da Rua da Beneficência e finaliza na Praça de Espanha.
Era a rua «A», do Bairro de Londres, paralelo à Avenida de Berna.
No seu historial, refere-se ao aviador brasileiro, Alberto Santos-Dumont (Minas Gerais/1873-1932) que se suicidou aos 59 anos.
Precursor da aviação, pioneiro da aerostação, da aeronáutica e da aviação. (...) De 1898 a 1909 foi o 1º em voos homologados de piloto: de balão livre, de dirigível, de avião biplano e de monoplano. Em 1910, foi construído por ele o Demoiselle, o 1º avião ligeiro do mundo e o único verdadeiramente eficiente. (1)
AVENIDA DO RIO DE JANEIRO (1948)
Pertence à freguesia de SÃO JOÃO DE BRITO fica entre a Avenida dos Estados Unidos da América e a Avenida do Brasil.
Por Edital de 29 Julho de 1948, foi atribuída a designação de Avenida do Rio de Janeiro à avenida de ligação entre a Avenida dos Estados Unidos da América e a Avenida do Brasil.
O nome da Praça do Príncipe Real em vigor desde 1869, foi alterado em 1911 para «PRAÇA DO RIO DE JANEIRO». Em 1948 a Praça do Príncipe Real volta a adquirir o seu espaço anterior e a «PRAÇA DO RIO DE JANEIRO» passou a ser Avenida do Rio de Janeiro, junto da Avenida do Brasil nas Avenidas Novas.
(1) - Divisão de Alvarás, Escrivania e Toponímia da C.M.L.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «PRAÇAS - RELACIONADAS COM O BRASIL, NA TOPONÍMIA DE LISBOA [I]» PRAÇA AFRÂNIO PEIXOTO - PRAÇA BERNARDINO MACHADO.


4 comentários:

Anónimo disse...

Querido APS,
Tirei as fotografias, mas não estão nada boas. Vou colocá-las devagarinho no de-grau da minha casa e voltarei a tirar outras com mais luz, para que possa tirá-las, são uma prenda de agradecimento.
Um abraço.

Anónimo disse...

Caro APS, enviei-lhe as fotografias por e.mail.
Um abraço.

rui disse...

Boa tarde, passei por aqui por acaso, muito depois deste post ter sido feito.
Olhando para as fotografias, parece-me existir um equívoco relativamente à legenda que indica a Av. Santos Dumont. Essa fotografia ilustra o que me parece ser a topologia habitual de uma rua. A Av. Santos Dumond, onde morei na minha infância e situada no antigo Bairro Londres, terminando na Praça de Espanha, tinha a topologia habitual dessa designação, isto é uma "placa" com árvores a separar as faixas de rodagem. Cumprimentos.

APS disse...

Caro RUI
Tem toda a razão, esta foto não corresponde efectivamente à Av. Santos Dumont,69. Esta mal referenciada na fonte donde foi retirada AFML, e ainda se mantém com a mesma indicação. Acontece que naquela zona nos anos 60 existiu uma grande alteração na edificação e na demolição de várias vivendas que por ali existiam.
Peço imensa desculpa da minha parte, existiam várias fotos dessa Av. na AFML e fui logo retirar aquela que não era a indicada.
Um abraço
APS
Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa: http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/default.asp?s=12079