quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

PRAÇAS - RELACIONADAS COM O BRASIL NA TOPONÍMIA DE LISBOA [I]

Praça Afrânio Peixoto - (1959) - Foto de Arnaldo Madureira in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa.

Praça Afrânio Peixoto - (195_) foto de António Passaporte (A Praça à esquerda, Avenida João de Deus, linha da C.P. e Avenida Frei Miguel Contreiras) in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa.
(CONTINUAÇÃO)

«PRAÇAS (1)»
PRAÇA AFRÂNIO PEIXOTO (Médico) - PRAÇA BERNARDINO MACHADO (Presidente da República Portuguesa)

PRAÇA AFRÂNIO PEIXOTO - (1948)

Pertence à freguesia de SÃO JOÃO DE DEUS e tem o seu inicio na Avenida São João de Deus no número 17.
A sua designação anterior era a "Praça situada no arruamento a Sul do Caminho-de-ferro na zona compreendida entre a Alameda D. Afonso Henriques e a linha férrea de cintura".
Pelo Edital Municipal de 29 de Julho de 1948 foi dado este topónimo na freguesia de S. João de Deus.
JÚLIO AFRÂNIO PEIXOTO (Baía/1876 - 1946/Rio de Janeiro) foi distinguido com uma praça situada (...) sobretudo por ter sido um estudioso camoniano. Embora Afrânio Peixoto fosse médico notabilizou-se como criador da cadeira de Estudos Camonianos nas Universidades de Lisboa e Rio de Janeiro e pela vasta bibliografia camoniana que publicou (1).


PRAÇA BERNARDINO MACHADO - (1985)

Pertence à freguesia do LUMIAR, com início na Rua Luís Pastor de Macedo.
Era a Praça com a letra "J" da Urbanização dos terrenos da Tobis Portuguesa; ou Praça "J" à Rua Luís Pastor de Macedo.
Por Edital de 21/10/1985, foi consagrada na toponímia de Lisboa - 41 anos após a sua morte - que assim passou a denominar-se: Praça Bernardino Machado/Presidente da República Portuguesa/1851-1944 (1).
Bernardino Luís Machado Guimarães nasceu em 28 de Março de 1851, no RIO DE JANEIRO, BRASIL, filho de António Luís Machado Guimarães, português, e de Praxedes de Sousa Ribeiro Guimarães, luso-brasileira. O pai do futuro estadista contraiu matrimónio por duas vezes: a primeira com D. Joana Teresa Guimarães, de quem enviuvou, ficando com dois filhos; a segunda com D. Praxedes de Sousa Ribeiro que lhe deu três filhos, incluindo Bernardino Machado. O "menino" foi baptizado na Igreja de Candelária, sendo padrinhos os seus avós maternos. O avô materno, Bernardino de Sousa Ribeiro, natural do Porto, emigrara, há muito para o Brasil, estabelecendo-se como empresário comercial: a avó materna, D. Maria Manuela de Machado Lima, oriunda de CURITIBA, senhora de rara beleza, pertencia a uma antiga família de colonos que retiveram, longamente, em mãos o governo do Estado do Paraná.
Bernardino Machado deixou o Rio de Janeiro muito cedo, mas ao longo da vida, evocava com espantosa precisão, o ambiente colorido e os episódios decorridos na capital oitocentista que ele registara na memória do coração.
Entra 1890-1910, Portugal atravessa uma conjuntura de crise económica financeira, política e moral.
O «ULTIMATUM» Inglês (1890) vem acentuar a crise de identidade nacional e o descrédito da Monarquia.
Bernardino Machado entra na política pela mão de Fontes Pereira de Melo, em Fevereiro de 1893 é nomeado Ministro das Obras Públicas, Comércio e Industria no ministério regenerador presidido por HINTZE RIBEIRO.
Na sequência da Revolução de 5 de Outubro de 1910, Bernardino Machado ocupou a pasta ministerial dos Negócios Estrangeiros, por influência de AFONSO COSTA, seu amigo.
Ministro de Portugal no Rio de Janeiro (1912-1913) da actividade referida resultou a elevação das legações, no Rio de Janeiro e em Lisboa, à categoria de Embaixadas.
Em Agosto de 1915, Bernardino Machado é eleito para a Suprema Magistratura da Nação (1915-1917).
Bernardino Machado é eleito de novo em 1925, para um segundo mandato como Presidente da República Portuguesa (1925-1926).
Em Abril de 1944, com 93 anos lúcido e corajoso, Bernardino Machado morre na cidade do Porto.
Em 25 de Abril de 1977 foi atribuído a Bernardino Machado o mais alto grau da Ordem da Liberdade (2).
(1) - Divisão de Alvarás, Escrivania e Toponímia da C.M.L.
(2) - Presidentes de Portugal -Museu da Presidência da República (Bernardino Machado).

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - (PRAÇAS - RELACIONADAS COM O BRASIL NA TOPONÍMIA DE LISBOA [II]) - PRAÇA DOM PEDRO IV (Vulgo ROSSIO) - PRAÇA JOÃO DO RIO.

Sem comentários: