sábado, 4 de abril de 2009

CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA [VIII]

Calçada da Cruz da Pedra, 15 - (s/d) Foto de Augusto de Jesus Fernandes ( Sítio onde estava instalado o FORTE DA CRUZ DA PEDRA, ao fundo a entrada poente da Casa Pia) in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa
Calçada da Cruz da Pedra - (2002) Desenho de V. O. B. (Local onde estava instalado o Forte da Cruz da Pedra)

Calçada da Cruz da Pedra - (2006) Foto de APS (Lugar onde existiu o Forte da Cruz da Pedra, início -nascente- da Calçada)
(CONTINUAÇÃO)
CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA
«O FORTE DA CRUZ DA PEDRA (1)»
No tempo de D. João IV, quando se pretendia consolidar a independência de Portugal, e se previa o perigo de um iminente ataque a Lisboa, projectou-se fortificar a cidade, envolvendo-a do lado da terra, com uma série de baluartes ligados por muros ou cortinas, desde Alcântara até à Cruz da Pedra, em Santa Apolónia (1).
O «FORTE DA CRUZ DA PEDRA» ficava no lado Oriental da cidade, no sítio onde a Calçada da Cruz da Pedra se liga com a Rua da Madre de Deus, no lado Sul, caindo sobre o terreno e oficinas da Companhia Portuguesa dos Caminhos de Ferros.
Quanto à sua estrutura pouco se sabe. Por uma planta que publicámos, (CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA [II] 16 de Março de 2009) vê-se que ele devia ser uma bateria pouco elevada acima da praia do Tejo, com uma frente maior (143 metros) voltada para o Sueste, e outra menor (34 metros) orientada para Nordeste.
Com a subida ao trono de D. José as coisas modificaram-se. Em consequência, logo em 1751, o General e estribeiro-mor Marquês de Marialva determina se proceda a uma rigorosa inspecção às Praças, Fortalezas e Fortes que constituíam a defesa da Cidade e do Porto de Lisboa. As partes mais significativas desse relatório(2), podem resumir-se pela forma seguinte: O sistema de defesa marítima de Lisboa era constituído por três sub-sistemas, as «REPARTIÇÕES» de Lisboa (nas margens Norte e Sul do Tejo), Cascais (dividida entre a «PARTE DE DENTRO» e a «PARTE DE FORA» e Setúbal.
(1) - DISPERSOS - de Augusto Vieira da Silva - Volume I- 1968 - Lisboa Pág. 67.
(2) - Transcrito de Alfredo Ferreira do Nascimento no seu trabalho Algumas Achegas para a História da Defesa de Lisboa in Olisipo número 66 - Lisboa - 1954.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA [IX] - O FORTE DA CRUZ DA PEDRA (2)»



2 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Caro APS. Tomei conhecimento deste maravilhoso blog através do Presépio da Sandra. Tomei a liberdade de o divulgar hoje no estado Sentido. espero que não fique aborrecido. precisamos todos de colaborar para salvar o que resta!

APS disse...

Caro Nuno Castelo-Branco

Fico muito agradecido pela divulgação deste blogue.
Coloquei também, o seu Blogue nos meus Favoritos.
Esperamos melhores dias para Lisboa.
Um abraço
APS