quarta-feira, 13 de maio de 2009

RUA GUALDIM PAIS [VII]

Rua Gualdim Pais - (2007) - Foto de Mariano Jimenez - (Na Cidade de Tomar) in caminandosinrumbo
Rua Gualdim Pais - (Templário D. Gualdim Pais) in GEOCITIES

Rua Gualdim Pais - (2005) - Foto de APS - (Placa toponímica-no sítio de Xabregas) Arquivo/APS
(CONTINUAÇÃO)
RUA GUALDIM PAIS
«O TEMPLÁRIO GUALDIM PAIS (1)»
GUALDIM PAIS, foi um freire cavaleiro de D. Afonso Henriques e cruzado, Mestre da Ordem do Templo em Portugal e sexto grão-mestre dos Templários em Portugal, nasceu em AMARES (arredores de Braga) no ano de 1118 e faleceu em Tomar no ano de 1195.
Oriundo de uma família de Nobreza(1) segunda de Entre Douro e Minho, seu pai, PAIO RAMIRES, nobilíssimo fidalgo portucalense, apoiou AFONSO HENRIQUES e sua mãe, D. TERESA, em 1128.
GUALDIM PAIS foi criado na companhia de AFONSO HENRIQUES que o terá armado cavaleiro nos campos da batalha de Ourique, em 25 de Julho de 1139(2). Seguiu depois, como cruzado, para a Palestina onde permaneceu cinco anos, tendo-se ali distinguido no cerco de Gaza e de onde regressou Templário.
Os RAMIRES, cujo núcleo patrimonial inicial se situava na margem direita do rio Ave, distingue-se, tal como o irmão VASCO PAIS RAMIRES, Alcaide de Coimbra entre 1180 e 1186, na reconquista, governando, entre 1157 e 1195, a Ordem Militar do Templo, da qual foi o primeiro mestre em Portugal, tipificando assim o caso da migração para Sul de membros da nobreza minhota que, aliados ao núcleo de Cavaleiros de Coimbra, colaboram, nos meados do Século XII, no alargamento territorial do novo reino, em busca de oportunidades para a formação de novas fortunas, dificilmente alcançáveis na sua região natal. Os trinta e oito anos em que permaneceu à frente da Ordem foram decisivos para a respectiva implantação e desenvolvimento. É a ele que Afonso I, após a Conquista de Lisboa, confia a defesa da fronteira do Tejo, doando-lhe, para o efeito, uma vasta região em redor do Castelo de Ceras, local onde os Templários começaram a construir o Castelo de Tomar (1160), sua futura sede tendo o mestre GUALDIM PAIS mandado edificar outros castelos (POMBAL, ALMOUROL, CERAS, IDANHA, ZÊZERE e MONSANTO) que, no seu conjunto, constituíam um bem planeado e poderoso sistema de fortificações(3) militares.
(1) - Classe privilegiada na qual só se pode entrar pelo nascimento ou por nobilitação conferida pelo Soberano ou por quem tem o direito a nobilitat.
(2) - Dicionário Ilustrado de História - 1985 Volume II páginas 72 e 73.
(3) - Poderá ser definida como a técnica de reforçar a defesa de um lugar através da organização de obstáculos artificiais.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA GUALDIM PAIS [VIII] - TEMPLÁRIO GUALDIM PAIS (2)»


2 comentários:

Patti disse...

Olá APS, leio sempre os seus posts com imenso agrado, gabando para com os meus botões, a dedicação que tem para com o seu blog.
É delicioso o tempo que por aqui passo, a saborear o que nos desvenda.
Um enorme prazer.

APS disse...

Muito agradecido.
É gentileza sua.

Ontem, já passava da meia-noite estava eu a ler o seu "post" das "criadas".
gostei muito.
cumpts.