terça-feira, 28 de julho de 2009

PRAÇA D. PEDRO IV (ROSSIO) [XIV]

Praça D. Pedro IV (ROSSIO) - (2009) -(A esplanada da Pastelaria Suíça) - Foto gentilmente cedida por Rafael Santos do Blog «DIÁRIO DO TRIPULANTE»
Praça D. Pedro IV (ROSSIO) - (2009) (A PÉROLA DO ROSSIO, Chás e Cafés na actualidade) Foto gentilmente cedida por Rafael Santos do Blog «DIÁRIO DO TRIPULANTE»

Praça D. Pedro IV (ROSSIO) - (2005) - Foto de APS (Pastelaria Suíça, no primeiro andar funcionou as Sociedades Reunidas Reis, Lda.) ARQUIVO/APS


Praça D. Pedro IV (ROSSIO) - (1967) foto de Garcia Nunes (Pastelaria Suíça) in AFML



Praça D. Pedro IV (ROSSIO) - (1961) - Foto de Armando Serôdio (Pastelaria Suíça no quarteirão à direita. Em cima dos edifícios os magníficos reclames luminosos do Rossio) in AFML
(CONTINUAÇÃO)
PRAÇA D. PEDRO IV (ROSSIO) [XIV]
«ALGUNS ESTABELECIMENTOS DO ROSSIO (3)»
No último bloco do quarteirão no lado Oriental do Rossio, dos números 96 a 101 funciona a «PASTELARIA SUÍÇA» desde o século passado. O seu nome foi adoptado de uma «CASA SUISSA» datada de 1910. O nome inicial desta pastelaria em escrita antiga era representado por «SUISSA». Diz-se que a «PASTELARIA SUÍÇA» como local de convívio, viria a tirar vantagem aos cafés do lado oposto da Praça.
No início estava instalada só nos números 96 e 98, os restantes números foram adquiridos a uma casa de lanifícios.
Na porta com o número 102 no primeiro andar existiu uma firma com o nome «SOCIEDADES REUNIDAS REIS, LDA.» que se dedicava ao comércio de adubos.
Os números 103 e 104 pertencem à «GELADARIA» da qual a proprietária é a «PASTELARIA SUÍÇA». Anteriormente no número 103 existia uma loja para venda de artigos Militares ligado à firma «JORGE & SANTOS».
No número 105 temos a «PÉROLA DO ROSSIO», chás e cafés, desde os anos 20 do século passado.
Nos números 108 a 112 encontramos a «CAMISARIA MODERNA» do Rossio 110, fundada no ano de 1932 por ANTÓNIO REGOJO RODRIGUEZ. Começou por ocupar os dois primeiros números, os restantes pertenciam à família «GUISADO», com o seu célebre restaurante «IRMÃOS UNIDOS», onde se reunia o grupo do «ORPHEU» o restaurante durou até finais dos anos sessenta do século passado e funcionava nos números 111 e 112, hoje pertença da loja dos pássaros. A «CAMISARIA MODERNA» tinha um "slongan" muito usado na época, em anúncios publicitários: «Entre como cliente e saia como amigo pela atenção prestada».
Faltou-nos falar do «MAISON LOUVRE» de roupas de criança, da «TABACARIA LUSITÂNIA», do «HOTEL FRANCFORT» da «CAMISARIA PRIMAZ» à esquina da Betesga, da «CASA DA SORTE», «SUCURSAL DE O SÉCULO», da «TABACARIA PHOENIX» da cutelaria «TOLEDANA» e outros estabelecimentos que certamente ficaram por referenciar.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) -«PRAÇA D. PEDRO IV (ROSSIO) [XV] - O CAFÉ CHAVE DE OURO»

4 comentários:

Marcia Faria disse...

As esplanadas de Lisboa,que saudade.Como gostava de ficar bebendo café e jogando conversa fora...Um abraço!!!

Marcia Faria disse...

Sr.Aps encontrei um site,quando pesquisava sobre as pedras do calçadão de Copacabana, que acho, vai gostar de ver.Está na lista de links do meu blog.
http://rio-curioso.blogspot.com

APS disse...

É curioso que estava a ler o BLOG que me indicou e a dada altura reparei que já conhecia parte do Blog. Foi exactamente uns "e-mails" que recebi. Tratava o Auto Socorro URUBU e o Navio no meio da Esplanada. De qualquer maneira agradeço a sua gentileza e vou coloca-lo nos meus favoritos. O Largo do Machado com as tais pedras portuguesas, esse não conhecia.
Um abraço
APS

Rafael Santos disse...

Que pena grande parte do comércio e serviços desta praça ter vindo a decompor-se nos ultimos anos. O Rossio tinha certamente outro encanto...