sábado, 22 de agosto de 2009

RUA LUZ SORIANO [ I ]

Rua Luz Soriano - (2006) - Foto de Dias dos Reis ( Rua do Bairro Alto, freguesia de Santa Catarina) in DIAS DOS REIS
Rua Luz Soriano - (196_) Foto de João H. Goulart (A Rua Luz Soriano do número 124 a 126) in AFML

Rua Luz Soriano - (Século XIX) (Luz Soriano quando escrevia a História da Guerra Civil 1866-1890) in ALMANAQUE REPUBLICANO
RUA LUZ SORIANO [ I ]
«SIMÃO JOSÉ DA LUZ SORIANO (1)»
A «RUA LUZ SORIANO» pertence à freguesia de «SANTA CATARINA», começa no número 2 da «CALÇADA DO COMBRO» e termina na «RUA DE SÃO BOAVENTURA» no número 3 em pleno «BAIRRO ALTO». É atravessada de Sul para Norte pela «TRAVESSA DAS MERCÊS», «TRAVESSA DOS FIEIS DE DEUS» e «TRAVESSA DOS INGLESINHOS».
Em finais do século XIX, a C.M.L. mudou os nomes em elevado número de artérias em Lisboa.
A importante «RUA DO CARVALHO» - que devia o seu nome à propriedade que era pertença de Carvalho e Melo - foi rebaptizada com o nome de «RUA LUZ SORIANO».
Embora esta rua tenha no seu património histórico algum registo de acervo valor, desta vez vamos só falar do personagem que dá o nome à artéria.
Estamos habituados a olhar com espanto e respeito para aquelas pessoas que dizem "vindas do nada" e chegam, afinal, a posição de grande destaque e até conquistarem grandes fortunas.
Associamos tais factos à América, a terra das grandes oportunidades, o sítio do mundo onde, segundo a tradição, ser esperto e trabalhador recompensa.
Mas também em Portugal existem exemplos concretos desses homens de tenacidade, com começos difíceis e escaladas prodigiosas.
O caso típico, há umas boas décadas em Lisboa, era comum os marçanos, vindos do interior do país quase de "olhos fechados", acarretar caixotes a subir aos andares altos e levar os mantimentos aos fregueses, dormindo num esconso ou debaixo do balcão da loja. Poupavam como sovinas cada tostão que lhes chegassem às mãos e às tantas eram sócios do respectivo patrão ou estabeleciam-se por conta própria. E aí temos, entre outros «FRANCISCO GRANDELLA», numa trajectória que vai de humilde empregado de balcão a dono do maior armazém (ao tempo) em Lisboa, edificador de um bairro para os seus empregados e sobrando-lhe ainda algum dinheiro para outros empreendimentos como foi o caso de empresas teatrais.
Acontece que no próximo dia 8 de Setembro, completam 207 anos sobre a data de nascimento, nesta cidade de Lisboa, de «SIMÃO JOSÉ DA LUZ SORIANO».
Nasceu no dia 8 de Setembro de 1802 e faleceu também em Lisboa a 18 de Agosto de 1891, com a bonita idade de 89 anos muito próximo dos 90.
Relatam as crónicas que sua família era bastante pobre. Abandonado pelo pai (DOMINGOS JOSÉ SORIANO), barbeiro de profissão, partiu para o Brasil(1), deixando a família que viviam em Famalicão da Nazaré. Sua mãe era empregada doméstica.
Pela mão de um tio (frade Carmelita)(2) o jovem Simão, entra na Casa Pia de Lisboa, onde lhe são ministrados os primeiros estudos. Mas logo aí começou a distinguir-se: tendo sido destinado a preparar-se para uma profissão, teve a perseverança bastante para estudar quanto lhe permitisse o ingresso na Academia Real de Marinha.
E não abrandou o ritmo: logo no primeiro ano se notabilizou, ao ponto de obter um prémio pecuniário. Tendo dado assim nas vistas, o então Intendente Geral da Polícia, «BARÃO DE RESENDE», apadrinhou o ingresso de «LUZ SORIANO» na Universidade de Coimbra.
(1) - Dicionário de Autores Casapianos - Lisboa 1982 pag. 186
(2) - Idem
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA LUZ SORIANO [II] - SIMÃO JOSÉ da LUZ SORIANO (2)»

6 comentários:

Marcia Faria disse...

Gosto de ver as sacadas enfeitadas, estava passeando por Lisboa, usando o google como sugeriu.Que belo passeio...rsrs

Patti disse...

Boa noite caro vizinho. Ai tantos posts que fez na minha ausência, estou desejosa de os começar a ler.

A Luz Soriano não conheço e vou já começar a inteirar-me dela.
Mas fala aqui de Santa Catarina e noutro dia fui até ao miradouro e achei-o muito abandonado e sujo. Uma pena.

Anónimo disse...

Querido APS,

que bm, a rua Luz Soriano no bairro alto!
um beijinho aqui de Paris...e não se preocupe, chegarei a tempo das eleições!!
popelina

APS disse...

Cara Marcia Faria

Lá nisso somos especialistas, flores nas janelas, sacadas enfeitadas e lá vai Lisboa toda engalanada.

O programa "STREET VIEW" é simplesmente fantástico, na minha opinião.
Volte sempre...
APS

APS disse...

Cara Patti

Boa noite "vizinha".
Tem toda a razão quanto ao Miradouro de Santa Catarina. Está muito degradado e mal frequentado. A Edilidade esforça-se para limpar arrumar e renovar, vem o VANDALISMO e num ápice, destrói o que levou tempo a arranjar.
É a liberdade sem responsabilidade!
Cumpts
APS

APS disse...

Boa amiga Popelina

Continue a desfrutar das suas merecidas férias.
Tenho a certeza que estará pronta no momento exacto, para cumprir o seu acto cívico.

BJS
APS