sábado, 10 de outubro de 2009

CAMPO DOS MÁRTIRES DA PÁTRIA [IX]

Campo dos Mártires da Pátria - (2009) Foto de Manuel Dória Vilar (Estátua a Sousa Martins) in OLHARES
Campo dos Mártires da Pátria - (2008) Foto de Manuel Correia (Estátua de SOUSA MARTINS) in WIKIPÉDIA

Campo dos Mártires da Pátria - (Post. 1907) - Foto de Chaves Cruz (Actual Monumento a Sousa Martins) in AFML


Campo dos Mártires da Pátria - (ant. 1907) - Fotógrafo não identificado ( Antigo Monumento a Sousa Martins, obra do escultor Queirós Ribeiro) in AFML
(CONTINUAÇÃO)
CAMPO DOS MÁRTIRES DA PÁTRIA [IX]
«O MÉDICO SOUSA MARTINS»
Médico prestigiado, cientista e investigador da segunda metade do século XIX, «SOUSA MARTINS» foi alvo, após o seu desaparecimento, de um verdadeiro culto popular, que ainda hoje perdura.
«JOSÉ TOMÁS DE SOUSA MARTINS (1843-1897)» nasceu em ALHANDRA, a 7 de Março de 1843. Era o mais novo de quatro irmãos e por isso mesmo ainda criança, por morte do pai, foi viver para Lisboa com um tio proprietário de uma farmácia.
O jovem «JOSÉ TOMÁS» prosseguiu os estudos tirando os cursos de farmácia e de medicina. Rapidamente se tornou numa das figuras mais prestigiadas do país, desfrutando mesmo de projecção internacional pelo seu estudo e investigação da tuberculose e doenças nervosas.
Solteiro, maçon, progressista, «SOUSA MARTINS» dedicou-se à medicina, física, química, botânica, zoologia, literatura, poesia, filosofia, oratória e história, vindo a integrar a chamada «GERAÇÃO DE 70» que incluía dos mais prestigiados vultos da cultura portuguesa.
Esteve integrado como docente na Escola Médico-Cirúrgica (bem perto da sua estátua), para além de dar um enorme contributo à criação do «INSTITUTO BACTERIOLÓGICO DE CÂMARA PESTANA», desenvolvendo significativos estudos que permitiram alguns avanços no tratamento da tuberculose.
O combate à tuberculose fazia com que «SOUSA MARTINS», ao tratar os seus pacientes, estivesse exposto à doença. Acabou por contraí-la e, não resistindo ao avançar da tuberculose, suicidou-se, na noite de 17 para 18 de Agosto de 1897.
Aos seus alunos, disse sempre: "Quando entrardes de noite num hospital e ouvirdes algum doente a gemer, aproximai-vos do seu leito, vede o que precisa o pobre enfermo e, se não tiverdes mais nada para lhe dar, dai-lhes um sorriso".

O seu nome não perdura apenas como o de um médico, sendo por muitos considerado um verdadeiro santo, que opera milagres.
O local da sua estátua é, ainda hoje, objecto de devoção e peregrinações populares.
A estátua de bronze com pedestal em pedra, obra (com uma altura total de cerca de 10 metros) foi executada por «ANTÓNIO AUGUSTO DA COSTA MOTA »(tio), entre os anos de 1904 e 1907. O Monumento foi erigido através de subscrição pública, encontrando-se no «CAMPO DOS MÁRTIRES DA PÁTRIA», e a sua inauguração foi em 1907.
Dele diria o Rei «D. CARLOS»: «Ao deixar o Mundo, chorou-o toda a terra que o conheceu. Foi uma perda irreparável, uma perda Nacional, apagando-se com ele a maior luz do meu reino».
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «CAMPO DOS MÁRTIRES DA PÁTRIA [X] -JARDIM BRAANCAMP FREIRE»



9 comentários:

Marcia Faria disse...

Que belas fotos,que construções
magnificas, que bom seria se os homens trabalhassem sempre para o bem...

Luisa disse...

Caro, APS

Sempre que visito e, leio o seu blogue, fico mais enriquecida!

Obrigada.

Luisa

Presépio no Canal disse...

A minha tia bisavo Mariana adorava o Dr Sousa Martins, e fez com que a minha mae gostasse muito bem...era pequena e lembro-me de ir acompanhar a minha mae quando ia depositar flores junto a estatua do Dr Sousa Martins...

APS disse...

Cara Marcia Faria

Os homens pensam sempre que fazem bem, mas às vezes enganam-se.
Não é o caso do Dr. SOUSA MARTINS, este merece o nosso reconhecimento e apreço.

Bom início de semana
APS

APS disse...

Cara Luísa Moreira

Bondade sua!

Obrigado
APS

APS disse...

Cara Presépio no Canal

Ainda hoje esse ritual se verifica.
A devoção no Dr. SOUSA MARTINS está para durar.

Um abraço
APS

Duende disse...

Foi precisamente por esse ritual que a estátua me chamou a atenção certo dia que por lá passava. Eram imensas as flores que lá estavam, fiquei deveras curioso e fui investigar mais tarde!!
Em princípio este sábado passaremos por lá!!

APS disse...

Caro Duende

Penso mesmo que já existe uma banca para venda de artigos religiosos nas proximidades.
De flores, essas nem necessitam de banca.
Um abraço
APS

miguelarcanjo disse...

DR SOUSA MARTINS MEU GUIA E MEU SALVADOR DA NORTE AO NACER Tpodem chamarem burxo ou anti-cristo nao me importo conformr me jugarem sereis julgados sou esprita mestre reki pastor mormon consagado catolico e cartomante tenho muita fe em n.s,aparecida em jesus cristo deus pai por isso nao temo niguem heide fazer vir tudo a portugal estou na cidade guarda so necito ler os livros sagardos pois o chacra da coroa e coraçao abriam se em fatimaMiguel Arcanjo Espírita dos Pobres Vêja a minha presença no Programa "CASA DO MANEL" RegioesTV RTV Link: https://www.youtube.com/watch?v=CG9ys0FiIcs Miguel Arcanjo http://espiritadospobres.webnode.pt/http://espiritadospobres.home.sapo.pt/ http://youtu.be/WaKk3iz5-9Q Miguel Arcanjo Espírita dos Pobres Vêja a minha presença no Programa "PEDRA D´AUDIÊNCIA" RegioesTV RTV Link-1ª Parte: https://www.youtube.com/watch?v=3D_C_rI61G4 Link-2ª Parte: https://www.youtube.com/watch?v=TLlLpRRqKb4 so falta fazer o curso diacono catolico mas nao desisto das cartas so peço que rezem por mi
http://espiritadospobres.webnode.pt/
CASA DO MANEL PGM 92 PARTE 2docid=502012333&prefer=lang
http://www.espritadospobres.home.sapo.pt