quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

RUA DA MISERICÓRDIA [ IX ]

Rua da Misericórdia - (2009) Foto de APS (Início da Rua da Misericórdia vista da Praça Luís de Camões) ARQUIVO/APS
Rua da Misericórdia - (2009) - Foto de APS (O C.C.C.E.Chiado na Rua da Misericórdia) ARQUIVO/APS

Rua da Misericórdia - (2009) - Foto de APS (Rua da Misericórdia, vendo-se o edifício do C.C. e Cultural Espaço Chiado) ARQUIVO/APS


Rua da Misericórdia - (1960) Foto de Arnaldo Madureira (No quarteirão do Centro Comercial e Cultural Espaço Chiado) in AFML
====
(CONTINUAÇÃO)
RUA DA MISERICÓRDIA [ IX ]
«ESTABELECIMENTOS NESTA RUA»
Alguns estabelecimentos que viveram ( ou vivem) nesta RUA e ao longo de várias épocas são merecedores de algum destaque.
No número 9 desta rua ainda funciona uma relíquia do século passado, «A CARIOCA»uma "velha" casa de venda de café - de várias origens - em grão ou moído na altura.
A «LIVRARIA COELHO» estava instalada na loja do prédio com os números 27-29. Era uma espécie de pequeno Museu Bibliográfico e Tertúlia de Coleccionadores. Fundada em 1884 na «Rua Augusta» no número 151, passou para esta rua em 1921. Esta Livraria era muito especial, tinha uma clientela seleccionada em Portugal e no estrangeiro, dedicava-se muito a obras raras e a espécies eruditas. Pertenceu à firma «COELHO, LDA.», da qual o seu gerente era «JOÃO VICENTE COELHO» isto no ano de 1937.
Na parte direita de quem sobe no prédio com o número 2 (que pertenceu à Irmandade do Loreto), esteve instalado no 1º andar um «SALÃO DE CABELEIREIRO DE SENHORAS» e nesse mesmo local anteriormente encontrava-se o famoso «GUARDA ROUPA CRUZ», de grandes tradições bairristas e repercussão no meio teatral. Era uma relíquia de «SÃO ROQUE» velho.
No prédio que se segue existiu uma entrada ou saída (hoje encerrada) para o «CAFÉ DO TEATRO GINÁSIO». Pensamos ser esta passagem de que falamos, aquela apresentada no «MAPA XI DO POSTIGO DA TRINDADE ÀS PORTAS DE SANTA CATARINA», que dará ligação pelo número 14 entre a «RUA LARGA DE S. ROQUE» e o antigo «TEATRO GINÁSIO». Eram proprietários deste edifício «ANTÓNIO e FRANCISCO ANDRADE» conhecidos pelos irmãos cantores.
Na «RUA DA MISERICÓRDIA» com os números 12 a 20, no interior do «CENTRO COMERCIAL E CULTURAL ESPAÇO CHIADO», num espaço bonito, podemos encontrar as ruínas do «TORREÃO DA MURALHA FERNANDINA», mandada construir por el-Rei D. FERNANDO entre 1373-1375. A «CERCA FERNANDINA» que nessa época cercava a cidade de LISBOA, antes do Terramoto de 1755.
Com o sismo, as muralhas foram destruídas, sobrando apenas algumas ruínas espalhadas por várias zonas de LISBOA. Estas ruínas podem ser observadas no espaço já citado (antigo TEATRO GINÁSIO), com entradas pelas ruas «NOVA DA TRINDADE» e «RUA DA MISERICÓRDIA».
Ainda no ano de 2003 durante os trabalhos de arqueologia na «RUA DA MISERICÓRDIA» no número 32 a 40, foi detectado mais um troço da «CERCA FERNANDINA». Após sondagens arqueológicas veio confirmar-se o valor patrimonial das estruturas identificadas nas traseiras do prédio, mais concretamente de um segmento da (Muralha).
A «LIVRARIA BIZANTINA» na «RUA DA MISERICÓRDIA» no número 147 e propriedade de «CARLOS BOBONE», dedica-se não só a Livraria como também a alfarrabista na versão de livros antigos e raros.
Existe ainda nesta rua mais uma livraria nos números 137-141 trata-se da «LIVRARIA CAMÕES» da qual é proprietário «JOÃO LOPES HOLTREMAM». Ligado à «Rua da Misericórdia» precisamente no «LARGO DA TRINDADE» nos números 11 a 13 podemos encontrar «O MUNDO DOS LIVROS» de «JOÃO RODRIGUES PIRES».
==//==
BIBLIOGRAFIA
- A Sétima Colina - Roteiro Histórico-Artístico de José-Augusto França - LISBOA94- Livros Horizonte - 1994 - Lisboa.
- Peregrinações em Lisboa - Norberto de Araújo Volume VI - Lisboa
A Cerca Fernandina de Lisboa - A. Vieira da Silva - Volume I 2ª edição (CML) - 1987 Lisboa.
- Agencia ECCLESIA - Agência de Notícias da Igreja Católica em Portugal.
- WIKIPEDIA - a enciclopédia livre.
- História do Jornal «REPÚBLICA».
- TOPONÍMIA DE LISBOA - Rua da Misericórdia.
- Terramoto de Lisboa de 1755 - Providências do Marquês de Pombal - Fundação Luso-Americana (1985-2005) Editora Publico/FLAD Volume 3 - página 281 - 2005 - Lisboa.

Sem comentários: