domingo, 6 de dezembro de 2009

RUA DA MISERICÓRDIA [V]

Rua da Misericórdia - (2004) - Foto de Zeh ( Rua da Misericórdia vista do Largo Trindade Coelho) in SKYSCRAPERCITY
Rua da Misericórdia - (2009) Foto de APS (Rua da Misericórdia lugar de dois antigos jornais: "O MUNDO" e o "DIÁRIO DA MANHÃ") ARQUIVO/APS

Rua da Misericórdia - (2004) Foto de Zeh (Rua da Misericórdia ao cimo a Igreja de S. Roque e Largo Trindade Coelho) in SKYSCRAPERCITY


Rua da Misericórdia - (1970) - Foto de João H. Goulart (Rua da Misericórdia no lado esquerdo quem desce temos as traseiras do Teatro da Trindade, o C.C. de Cultura Espaço Chiado e no final a Igreja do Loreto ou dos Italianos) in AFML
----//----
(CONTINUAÇÃO)
RUA DA MISERICÓRDIA [ V ]
«JORNAIS QUE EXISTIRAM NESTA RUA»
E tudo se passava no «CHIADO» nesta época do Romantismo. Tudo se escrevia no «BAIRRO ALTO», onde se situavam quase todos os jornais da cidade de LISBOA.
Com o terramoto, este bairro, ao ser abandonado pela aristocracia, transformou-se no local ideal para os jornais, que se instalaram sobretudo nos velhos palácios semi-abandonados, usufruindo, por outro lado, na proximidade do «CHIADO».
Quem vem do «LARGO TRINDADE COELHO» e descendo a antiga «RUA DE S. ROQUE» no prédio que esquina com esta rua, foi a redacção do «DIÁRIO POPULAR» de «MARIANO DE CARVALHO», do qual eram redactores «MARIANO PREZADO» e «ALBERTO PIMENTEL», que também morava na «RUA DE S. ROQUE», onde foi a «ASSOCIAÇÃO DOS MÚSICOS PORTUGUESES».
Mais à frente esteve o jornal «A PÁTRIA» de «NUNO SIMÕES» (de 1920 a 1924) no número 116, prédio da redacção do jornal «REPÚBLICA» dirigido pelo grande «RIBEIRO DE CARVALHO», (ver mais aqui) e foi um lugar de vários jornais tendo a assinalar o jornal «A TARDE» de «JORGE DE ABREU».
A Rua que se denomina de S. Roque, também teve o nome de «RUA DO MUNDO» em honra do jornal «O MUNDO» de «FRANÇA BORGES» que ali floresceu desde 1908 a 1922, que já tivemos ocasião de nos referir no "post" anterior.
Existiram ainda nesta Rua os jornais «A VOZ» Jornal de inspiração cristã, o «DIÁRIO DA MANHû que em 1931 tinha como director o «DR. GARCIA PULIDO», depois foi o órgão da União Nacional. Ainda o «CORREIO DA MANHû na primeira fase, o jornal «NOVIDADES» propriedade da Igreja Católica. O «DIÁRIO ILUSTRADO» teve como seu primeiro director «CARLOS BRANCO», rapidamente substituído por «JOSÉ OSÓRIO DE OLIVEIRA», funcionou na «RUA DA MISERICÓRDIA» no número 137 no 1º andar. Durante o período de (1956-1963), cujo primeiro número saiu no dia 2 de Dezembro de 1956, tendo como chefe de Redacção «MIGUEL URBANO RODRIGUES».
A sua composição funcionava na «RUA DAS GÁVEAS» no número 109 e recorria aos serviços de tipografia do jornal «DIÁRIO DA MANHû.
No número 17 deste Rua é lugar de alguma imprensa. Ali esteve instalada no primeiro andar no ano de 1933 a sucursal do «JORNAL DE NOTÍCIAS» do Porto (fundado nessa cidade em 3 de Junho de 1888) que anteriormente esteve instalado no número 25.
Actualmente a artéria denomina-se «RUA DA MISERICÓRDIA», sendo uma das sete colinas de LISBOA, garantimos que devia ter sido uma das melhores vistas de Lisboa, antes da construção dos prédios altos que totalmente lhe roubaram a panorâmica, agora só nos resta espreitar o rio pela «RUA DO ALECRIM».
Para finalizar, acrescentamos que nesta Rua se instalaram, além dos «JORNAIS», Restaurantes, Cafés e Livrarias... vidas que se viveu e vivem, em espírito de luta e sacrifício, mas também de alegrias.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DA MISERICÓRDIA [ VI ] - JORNAL (A VOZ) e o (DIÁRIO DA MANHÃ)».

2 comentários:

Coruja disse...

Há que ir lá... com olhos novos...

É extraordinária, a sua colecção de fotos...

Um abraço

APS disse...

Cara Ana Serrinha (CORUJA)

A rua da Misericórdia é uma artéria com bastante história.

Das fotos, ainda ficaram algumas por publicar.

Obrigado pelos "Pensamentos".

Um abraço
APS