segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

RUA DA MISERICÓRDIA [VI]

Rua da Misericórdia - (2009) - Foto de APS (a Rua da Misericórdia com seus prédios em obras) ARQUIVO/APS
Rua da Misericórdia - (2007) - Foto de Nuno63 (Rua da Misericórdia com o seu habitual movimento diário) in PANORAMIO

Rua da Misericórdia - (2009) - Foto de APS (Rua da Misericórdia ao fundo a Igreja de S. Roque) ARQUIVO/APS


Rua da Misericórdia - (Anos 70 do século XX) - Foto de Vasques (Estabelecimentos comerciais na Rua da Misericórdia) in AFML
----//----
(CONTINUAÇÃO)
RUA DA MISERICÓRDIA [ VI ]
«JORNAL (A VOZ) e (DIÁRIO DA MANHÃ)»
O Jornal « A VOZ» com Direcção do Conselheiro «FERNANDO DE SOUSA» fundado em 29 de Janeiro de 1927, sucedendo, com três dias de intervalo, ao Jornal «A ÉPOCA», do qual o jornal «A VOZ» só se distingue pelo título.
O Jornal «A ÉPOCA», que fora fundado por «FERNANDO DE SOUSA» em 1919, também vinha de suceder de um outro jornal «A ORDEM» do qual era Director e jornalista simultâneamente.
Podemos afirmar que os três periódicos correspondem a três passos cronológicos de uma mesma obra doutrinária, jornalistica e política. Sendo o Jornal «A VOZ» de inspiração Cristã, o de maior assinatura na província e em ciclos religiosos.
Na «RUA DA MISERICÓRDIA» no segundo andar desde Março de 1936, estava instalada a Redacção e Administração deste Jornal, transferidas do «LARGO DO PICADEIRO» (prédio de um antigo Clube de Patos), para onde em 1913 haviam passado, vindas da «RUA DA LUTA» do número 30 segundo andar.
Durante os anos de 1963 e 1964 eu a um familiar estivemos ligados do jornal «A VOZ» na produção de passatempos. A página saía todos os Domingos nas colunas do seu jornal, na Secção de «O TIROLIRO», suplemento Charadístico do jornal «A VOZ» em colaboração com a «TERTÚLIA EDÍPICA». Este suplemento tinha carácter juvenil, sendo elaborado com passatempos diversos e charadas.
----//----
«DIÁRIO DA MANHû
O Jornal «DIÁRIO DA MANHû na «RUA DA MISERICÓRDIA» 95-103 fundado em 7 de Abril de 1931, veio a fixa-se nas antigas instalações do Jornal «O MUNDO», adquirido por um grupo de paladinos da situação política do 28 de Maio de 1926.
À frente destacava-se o Ministro do Interior, ao tempo, coronel «LOPES MATEUS», o «DR GARCIA PULIDO» e o tenente «JOSÉ CASTELA».
O edifício foi comprado em 1931 aos proprietários, detentores das acções da antiga empresa de «O MUNDO». O globo que correspondia ao título do jornal, e que tantos anos se ostentou na fachada do edifício, desapareceu nessa época.
Foram seus primeiros Directores o «DR. GARCIA PULIDO», sucedendo-lhe os Doutores «ANTÓNIO PESTANA» e «SOUSA GOMES». Em 1937 a propriedade pertencia à «COMPANHIA NACIONAL EDITORA»
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DA MISERICÓRDIA [ VII ] - JORNAL (REPÚBLICA) e JORNAL (NOVIDADES)»



2 comentários:

José Quintela Soares disse...

Caro APS

Muito interessante esta "reportagem" sobre uma Rua indiscutivelmente ligada à Imprensa lisboeta.
São discutíveis algumas remodelações arquitectónicas nela realizadas mais recentemente, mas a Rua nunca perderá essa auréola cultural.

Gostei muito de ler.
Um abraço.

APS disse...

Caro José Quintela Soares

Agradecido pelas suas palavras.
Também fiquei admirado quando comecei a investigar sobre esta rua, ao concluir que nela eram incluídos tantos títulos de jornais no século XX.
Alguns jornais ainda são do meu tempo. Lembro-me quando fui trabalhar para o Calhariz, que a esta rua ainda chamavam inadvertidamente "RUA DO MUNDO".
Um abraço
APS