sábado, 3 de abril de 2010

RUA DE XABREGAS [ XV ]

Rua de Xabregas - (2009) - Foto de Dias dos Reis (Palácio dos Marqueses de Olhão e o portão que restou da Fábrica das Varandas de 1888) in DIAS DOS REIS
Rua de Xabregas - (1989) - Foto de APS (Fachada do Palácio dos Marqueses de Olhão, também conhecido pelo Palácio de Xabregas) ARQUIVO/APS

Rua de Xabregas - (194_?) Foto de Horácio Novais (Palácio Olhão também chamado de Palácio de Xabregas) in AFML


Rua de Xabregas - (193_?) Foto de Eduardo Portugal (Portal nobre e brasão no pátio do Palácio Olhão da Rua de Xabregas) in AFML
(CONTINUAÇÃO)
RUA DE XABREGAS [ XV ]
«PALÁCIO DOS MARQUESES DE OLHÃO (1)»
Não muito longe (cerca de cem metros) do antigo «CONVENTO DE S. FRANCISCO DE XABREGAS» existe um dos palácios de grandes tradições em Xabregas.

O «PALÁCIO DOS MARQUESES DE OLHÃO» (dos finais do século XVII, restauro do século XVIII) pertenceu aos «CONDES DE CASTRO MARIM».
O primeiro proprietário (das casas anteriores ao Palácio) foi «TRISTÃO DA CUNHA», fidalgo dos mais conceituados nas Cortes de «D. MANUEL I» e de «D. JOÃO III».
Edifício de dois andares, arquitectura simples e pendor solarengo, domina com a sua fachada de 14 janelas de andar nobre, sobre a antiga «ESTRADA DE XABREGAS» abrangendo do número 22 ao 40-A.
O portal brasonado sobre a verga, conduz ao «PALÁCIO NOBRE» através de uma passagem. Neste pátio, do lado Sul, rasga-se, acima de uns tantos degraus, o pórtico nobre, com um grande brasão de armas dos «CUNHAS, MENDONÇAS e MENEZES», em boa lavra de pedra.
O vestíbulo exterior, de tecto liso, em madeira, mostra azulejos de setecentos e um empedrado de laje de mármore branco e rosa, já muito desgastado.
Interiormente, o palácio transpira um ambiente antigo sem sumptuosidade mas com indiscutivel carácter.
O salão de entrada, já no interior do Palácio, é de tecto apainelado, muito ao gosto de seiscentos, e nele se ostentam retratos a óleo de «D. TRISTÃO DA CUNHA», de «D. PEDRO DA CUNHA», e do 1º Marquês de Olhão, «D. FRANCISCO DE MELLO DA CUNHA DE MENDONÇA E MENEZES».
Tem frescos em várias salas, assim como pinturas nas paredes, atribuídas ao célebre pintor «PILMENT».
Este Palácio é constituído por 64 divisões, sendo 27 no seu andar nobre, e as restantes distribuidas pelos outros pisos, bem como jardins e terrenos anexos. No andar térreo tem lojas e armazéns.
O «PALÁCIO DOS MARQUESES DE OLHÃO», com boas lembranças em Xabregas, e memórias escritas em letras de ouro nas páginas da nossa história, sendo um dos poucos edifícios nobres que se mantiveram até ao início do século XXI na posse dos seus legítimos proprietários (e atravessou quinze gerações), cuja linhagem remonta à época da nossa epopeia marítima.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DE XABREGAS [ XVI ] - O PALÁCIO DOS MARQUESES DE OLHÃO (2)»

Sem comentários: