quarta-feira, 7 de abril de 2010

RUA DE XABREGAS [ XVI ]

Rua de Xabregas - (2009) - Foto de Dias dos Reis (Palácio de Xabregas ou dos Marqueses de Olhão restaurado no século XXI) in DIAS DOS REIS
Rua de Xabregas - (1998 ?) - Fotógrafo não identificado (Fachada sobre o pátio com o portal nobre do Palácio dos Marqueses de Olhão) in CAMINHO DO ORIENTE

Rua de Xabregas - (1989) - Foto de APS (Palácio Olhão ou Palácio de Xabregas na Rua de Xabregas) ARQUIVO/APS


Rua de Xabregas - (1989) Foto de APS (Fachada do Palácio Olhão com catorze janelas, na Rua de Xabregas) ARQUIVO/APS
--//--
(CONTINUAÇÃO)
RUA DE XABREGAS [ XVI ]
«PALÁCIO DOS MARQUESES DE OLHÃO ( 2 )»
O herdeiro natural deste Palácio foi o filho mais velho de «TRISTÃO DA CUNHA» de nome «NUNO DA CUNHA», figura de reconhecido merecimento com menos sorte, andou por terras da ÍNDIA, onde, de 1529 a 1539, exerceu o cargo de 10º Governador.
Como o primogénito só tivesse sucessão feminina, a propriedade de XABREGAS, veio a entrar na posse da casa do MONTEIRO-MOR do reino, um ramo da família «MELO».
Assim continuou, até que dela foi herdeiro «JORGE DE MELO», filho do MONTEIRO-MOR «MANUEL DE MELO». Foi outra figura de primeiro plano na nossa história, juntamente com seu irmão, o MONTEIRO-MOR «FRANCISCO DE MELO», brilhante diplomata, foi um dos conspiradores de 1640. É tradição que, nas casas de XABREGAS se reunião os conjurados, o que valoriza a dimensão histórica deste velho Palácio.
Com a morte deste louvado patriota, herdou a casa sua sobrinha «D. FRANCISCA DE MENDONÇA», casada com «SIMÃO DA CUNHA», seu parente, descendente de um dos outros filhos citados de «TRISTÃO DE CUNHA», também «SIMÃO DA CUNHA».
Pela ausência de geração deste casal, a casa passa para «PEDRO CUNHA E MENDONÇA», sobrinho de «SIMÃO DA CUNHA», filho de seu irmão «TRISTÃO DA CUNHA», 1º senhor de «VALDIGEM», que foi governador de ANGOLA.
Veio a aumentar-se a confusão sobre a transmissão da propriedade no momento em que estes «CUNHAS» se fundiram, por casamento, com a casa do «MONTEIRO-MOR».
«FRANCISCO DE MELO DA CUNHA E MENDONÇA E MENESES» viria a herdar, de pai e mãe, esta mansão de XABREGAS.
É «PEDRO DA CUNHA E MENDONÇA», 2º senhor de «VALDIGEM», que irá transformar a casa no Palácio imponente que hoje podemos observar.
Apesar de frequentemente apontado como exemplar típico da arquitectura palaciana do século XVII, a verdade é que a construção, ou melhor, o acrescente, se iniciou já bem entrado o século XVIII.
Sobre estas obras existem em arquivo uma mão-cheia de documentos.
Relatam-nos as suas peripécias, como a acção movida contra «DOMINGOS DA SILVA», mestre pedreiro contratado para as obras nas casas junto a «S. FRANCISCO DE XABREGAS», em 02.10.1717.
Ficamos a saber do objectivo acordado entre o fidalgo e o mestre pedreiro, em contracto assinado em 1715: (...) toda a obra de seu ofício assim a do quarto novo que se há-de fazer, estrebarias, cocheiras e mais obras como no quarto baixo das mesmas casas conforme a planta que tem tirado (...).
Podemos, através de outros documentos concluir, que as obras estavam prontas no ano de 1724. Assim, só então se finalizou o bonito portal que, a olho nu, se diria obra exemplar do gosto seiscentista.
O que hoje se vê no «PALÁCIO DE XABREGAS» é resultado das obras de «PEDRO CUNHA», no século XVIII.
Como é óbvio, diversos foram os restauros, as intervenções, as sobreposições feitas ao longo deste tempo, embora a imagem desta casa esteja muito marcada pelas pinturas murais que a decoram.
Séculos atrás, ainda os seus proprietários podiam desfrutar aprazivelmente e espairecerr a vista sobre o estuário do Tejo, hoje tudo mudou. Mas nada é eterno neste mundo. E bom será que ainda durante e longo tempo possam estas paredes continuar a albergar todo este recheio de relevante significado histórico e artístico, que, além do mais, constitui também um pouco da nossa própria memória colectiva.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DE XABREGAS [XVII] - FÁBRICA DE FIAÇÃO E TECIDOS ORIENTAL (Vulgo)-FÁBRICA DAS VARANDAS(1)»




4 comentários:

Luisa disse...

Ruas de Lisboa, com tanta história!

Cumps

APS disse...

Cara Luísa

E por vezes não conto, toda a história que elas escondem.

Bom fim de semana!

Cumpts
APS

Margarida disse...

Que interessante poder visualizar, tantos anos depois ,este palácio que associo à minha meninice . Que saudades ! A minha mãe foi ,outrora ,dama de companhia de uma das sobrinhas do Sr. D. Pedro da Cunha por altura de 1950 (a menina Ruquinha ), ou melhor Sra D. Margarida Vaz de Almada . Viviam então , no segundo andar do palácio, a Sra D . Maria e o sr D. António Correia da Cunha e o " Faruque " ( O cão , que eu adorava )no 1º andar residia o Sr. D. Pedro da Cunha (antigo obstreta de renome)e a sua esposa sra marquesa . Ambos sogros , na altura do Sr. Jorge de Mello. Muito brinquei naquele palácio . Ainda continuámos a visitar as familias até à minha idade de, mais ou menos, 17 anos . Gostaria de rever aquele espaço magnifico e que me tráz tão boas recordações .

APS disse...

Cara Margarida
É com grande satisfação que lhe respondo e ainda por esta "RUA" me ser muito familiar.
Nasci neste sítio de Xabregas. Minha mãe também me falava muito das «Condessas» (que não conheci pessoalmente) e que teria realizado para as "NOBRES SENHORAS", umas sessões de canto, isto no final dos anos 20.
Existiu agarrado ao Palácio algumas lojas, uma delas «RETROSARIA» da "CARMINDA" (nos anos 50 do século passado), era uma prima de minha mãe (minha 2ª. prima)que talvez tivesse conhecido.
Os interiores do Palácio são magníficos em pinturas, dignas de serem vistos, esteve o seu exterior durante longos anos muito degradado, hoje está recuperado mas consta que tem novo dono.
Muitas felicidades, boa saúde e volte sempre!
Cordiais saudações
APS
PS-Reconhece o chafariz que ilustra o topo do lado esquerdo deste Blogue?