sábado, 8 de maio de 2010

RUA DO TERREIRO DO TRIGO [ VI ]

Rua do Terreiro do Trigo - (2009) - Fotógrafo não identificado (Museu do Fado antiga Estação Elevatória da Praia) in SKYSCRAPERCITY
Rua do Terreiro do Trigo - (2009) Fotógrafo não identificado (Espaço do antigo Chafariz da Praia mais tarde estação Elevatória da Praia, hoje integrado no Museu do Fado) in SKYSCRAPERCITY

Rua do Terreiro do Trigo - (2008) - Fotógrafo não identificado (Museu do Fado, antiga Estação Elevatória da Praia) in SKYSCRAPERCITY
--
(CONTINUAÇÃO)
RUA DO TERREIRO DO TRIGO [ VI ]
«A ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DA PRAIA ( 2 )»
--
Tudo se resolveu sem dificuldade, pois esse local, conhecido pela designação de «MERCADO DOS PORCOS», logo foi cedido à Companhia por portaria do «MINISTÉRIO DA FAZENDA».
Como era urgente e lhe fora expressamente recomendado pelo Ministério, deu a Companhia das Águas começo de imediato à demolição do «CHAFARIZ DA PRAIA»(1) e do «TANQUE DAS LAVADEIRAS» e à construção do edifício onde deveriam ser instaladas as máquinas elevatórias.
Tratava-se de duas máquinas, cada uma deveria elevar, em cada vinte e quatro horas, o volume de Mil e Novecentos metros cúbicos de água à altura de 73 metros, acima do reservatório de alimentação.
Dizia a Companhia que só em meados de Outubro desse ano, foi possível que as águas chegassem ao depósito da «VERÓNICA».
A casa de aproveitamento das nascentes de «ALFAMA» e do antigo tanque, edificou-se com o dobro da altura projectada e exigiu alicerces mais profundos.
O «RESERVATÓRIO DA PRAIA», ao qual se deu mais pé-direito para obter uma capacidade de novecentos e setenta metros cúbicos, teve de ser assente sobre estacaria, para consolidar o terreno e desviar dele várias nascentes inaproveitáveis. Também a «CASA DAS MÁQUINAS» e as fundações sobre que estas deveriam apoiar-se foram executadas segundo novos planos, de factos magníficos mas mais dispendiosos.
No edifício da «ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DA PRAIA» funcionou também uma oficina de reparação de contadores. Após o 25 de Abril de 1974 (até às obras do "MUSEU DO FADO" sensivelmente 1996/7), esteve instalado neste espaço o «CENTRO DE TRABALHO DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS».
( 1 ) - Na praia do Tejo, em frente da muralha Fernandina do «LARGO DO CHAFARIZ DE DENTRO», construiu-se no século XVII um outro chafariz, alimentado com água canalizada do «CHAFARIZ DE DENTRO». Chamava-se «CHAFARIZ DA PRAIA» e foi feito à custa do real do povo em 1625. A planta da Cidade de Lisboa (1650) por J. Nunes Tinoco lá o representa, com a rubrica "CHAFARIZ NOVO". Foi Aformoseado ou reconstruído em 1836, no lado Oriental do edifício do «TERREIRO DO TRIGO».
---
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DO TERREIRO DO TRIGO [ VII ] - O MUSEU DO FADO»



Sem comentários: