sábado, 22 de maio de 2010

RUA DO TERREIRO DO TRIGO [ X ]

Rua do Terreiro do Trigo - s/d - Fotógrafo não identificado (Edifício onde funcionou as "ALCAÇARIAS DE D. CLARA", hoje uma agência do Millennium-bcp).
Rua do Terreiro do Trigo - s/d - Foto de Eduardo Portugal ( A Rua do Terreiro do Trigo, meados do século XX) (Antes da Travessa eram as Alcaçarias de D. Clara, no edifício seguinte estavam instaladas as Alcaçarias do Duque) in AFML

Rua do Terreiro do Trigo - s/d - (Adaptado do DRHG) (Planta do "balneário público" das "ALCAÇARIAS DA D. CLARA", licenciado pela Inspecção de Águas no ano de 1894, de onde ressalta a exiguidade do espaço e o carácter rudimentar das instalações balneoterápicas da época - Escala original 1:100).
-
(CONTINUAÇÃO)
-
RUA DO TERREIRO DO TRIGO [ X ]
-
«AS ÁGUAS DE ALFAMA ( 2 ) »
-
A razão do nome «ALFAMA» é confirmado pela «CARTA GEOLÓGICA DO CONCELHO DE LISBOA», que nos mostra um grupo de nascentes minero-medicinais associadas a uma falha Geológica que corta as camadas do «MIOCÉNICO». Ao longo da história, estas nascentes foram utilizadas em banhos públicos ou encanadas para alimentação de chafarizes, como o «CHAFARIZ DE EL-REI», «CHAFARIZ DE DENTRO» e o «CHAFARIZ DA PRAIA» este último já demolido.
Assim as nascentes de água quente do «GRUPO DAS ALCAÇARIAS» encontram-se alinhadas na zona entre o «LARGO DO CHAFARIZ DE EL-REI» e o «LARGO DO CHAFARIZ DE DENTRO», ao longo da «RUA DO TERREIRO DO TRIGO» e deram origem a um conjunto de ocorrências que foram exploradas como «BALNEÁRIOS PÚBLICOS» concessionados, durante algumas décadas.
Apenas algumas nascentes de água quente foram objecto de pedido de concessão, tendo as restantes Alcaçarias entretanto caído no esquecimento.
Em meados do ano de 1893 foram pedidas à «REPARTIÇÃO DE MINAS DO MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, COMÉRCIO E INDUSTRIA», as concessões das «ALCAÇARIAS DO DUQUE», «ALCAÇARIAS DE D. CLARA», «BANHOS DO DUQUE» e «ALCAÇARIAS DO BAPTISTA». Ao que tudo indica, tratou-se da legalização de estabelecimentos que já eram utilizados em circunstancias idênticas.
Todos os alvarás de concessão das nascentes de água quente do «GRUPO DAS ALCAÇARIAS» foram publicados no «DIÁRIO DO GOVERNO», ainda em 1895. Por se tratarem de estabelecimentos termais bastante rudimentares, o seu licenciamento adoptava o nome de «BALNEÁRIOS PÚBLICOS» em vez de «TERMAS» que já pressupõe o cumprimento dos requisitos legais impostos pelo organismo da tutela.
-
«BANHOS DE D. CLARA»
Na «RUA DO TERREIRO DO TRIGO» nos números 64 a 68 funcionaram as antigamente denominadas «ALCAÇARIAS ou BANHOS DE D. CLARA».
Edificada em 1759 por «D.CLARA XAVIER DE AGUIAR», esposa do Sargento-mor «AURÉLIO DA SILVA CASTILHO».
Ficavam separadas das «ALCAÇARIAS DO DUQUE» apenas pela «TRAVESSA DO TERREIRO DO TRIGO».
Dizem alguns autores que a água mais mineralizada aparentava ser as de D. CLARA, tinham nove quartos e que o custo dos seus banhos quentes podiam chegar a 400 réis.
A sua concessão foi requerida em 1893 por «JOSÉ PEDROSO GOMES DA SILVA».
Actualmente neste local está instalada uma agência bancária do grupo MILLENNIUM-bcp.
-
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DO TERREIRO DO TRIGO [ XI ] - AS ÁGUAS DE ALFAMA (3)».


2 comentários:

Guida Rosa disse...

LISBOA?quantas imagens lindas!
Que vontade de conhecer este lugar
Tenha uma ótima semana abraços GUI.

APS disse...

Cara Guida Rosa

Bem-vinda a este espaço!

Espero que um dia satisfaça a sua vontade.

Uma boa semana para si também.

Abraço
APS