quarta-feira, 2 de junho de 2010

RUA LUÍSA TODI [ I ]

Rua Luísa Todi - (1965) Foto de Armando Serôdio (Convento de S. Pedro de Alcântara no lado direito a Rua Luísa Todi) in AFML
Rua Luísa Todi - (2007) (Autor não identificado) (Rua Luísa Todi esquina com a Rua da Rosa) in MARCAS DAS CIÊNCIAS

Rua Luísa Todi (2009) - (Foto da Rua Luísa Todi tirada da Google) in GOOGLE


Rua Luísa Todi, 34-38 ( entre 1898 e 1908) - Fotógrafo não identificado ( A antiga Travessa da Estrela depois Rua Luísa Todi) in AFML
-
RUA LUÍSA TODI [ I ]
-
«A RUA LUÍSA TODI»
-
Começa na «RUA DE S. PEDRO DE ALCÂNTARA» e termina na «RUA DA ROSA» no número 228.
Ostentava esta artéria o nome de «TRAVESSA DA ESTRELA» pelo menos, desde o século XVIII(1782), (1) até que em 12 de Junho de 1917, pelo Edital emanado da Câmara de Lisboa, foi o nome mudado para «LUÍSA TODI».
Era assim prestada homenagem municipal à mulher que fora a mais ilustre moradora da rua e ali veio a falecer (na casa com o antigo número 2), no já distante dia 1 de Outubro de 1833.
Foi aquela uma artéria de certa importância, aberta junto ao «BAIRRO ALTO» e ao «MOINHO DE VENTO», sítio que viria a dar a actual «RUA D. PEDRO V » (ver mais aqui).
De facto, antes de lá ter residido a notável cantora que lhe dá o nome, ali tinha tido lugar um hospício dito de «NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO», onde pontificavam religiosos franciscanos. E, segundo as preciosas investigações do mestre «PASTOR DE MACEDO», na então «TRAVESSA DA ESTRELA» moravam por exemplo «CAETANO TOMÁS DE SOUSA» (também ele com rua em Lisboa, no sítio de Marvila); um poeta hoje já praticamente esquecido, «JOSÉ TOMÁS DA SILVA QUINTANILHA», o desembargador «JOSÉ PEDRO FERRAZ GRAMOSO», que foi autor dos «Sucessos de Portugal», onde historiou em pormenor a segunda metade do século XVIII. E, segundo reza, no número 6 está colocada uma lápide de homenagem ao pintor «SILVA PORTO», no prédio onde faleceu.
Temos pois que a «RUA LUÍSA TODI» é uma das raras artérias lisboetas em que o nome corresponde a alguém que tem directamente a ver com o local.
Dizia-nos ainda «NORBERTO DE ARAÚJO» (...) "Já agora observem esse alto prédio moderno de gaveto da «RUA LUÍSA TODI», propriedade de «MANUEL MADEIRA», começado a construir sobre o terreno de um velho barracão em fins de 1935.
O barracão, a que várias vezes se tentou imprimir um certo aspecto decente, passando de madeira para tijolo, mas sempre acanhado e desprovido de comodidade, foi animatógrafo popular durante três anos, e depois serralharia, armazém de sucata, havendo servido também de atelier de pintura.
Era uma relíquia teimosa da artéria nova, e que custou a entregar-se ao fatal destino da demolição.
-
- (1) - Cerogr. Port., Padre Carvalho da Costa, vol. III, pag. 351 - Nos livros paroquiais da Encarnação a primeira vez que a «TRAVESSA DA ESTRELA» é apontada em 1782 - Liv., VI de Óbitos, fl. 91.
-
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA LUÍSA TODI [ II ] - LUÍSA TODI (1)»


2 comentários:

Manuel Jorge disse...

Caro APS,
Que fotos meu Deus! Que esplendor! É qualquer coisa que nos tira da rotina...

E depois, este blogue como que o espírito da história de Lisboa...

Deixo-lhe aqui um abraço, assim como a todos os amigos e visitantes do blogue.
Manuel Jorge

APS disse...

Caro Manuel Jorge
Fico grato pela simpatia do seu comentário.
"O espírito da história de Lisboa" está, mormente, nos olhos de quem a aprecia e sente.
Um abraço de amizade
APS