sábado, 4 de setembro de 2010

RUA DAS FLORES [ VII ]

Rua das Flores - (1980) - Fotógrafo não identificado (Um troço da Rua das Flores) in A TRAGÉDIA DA RUA DAS FLORES
Rua das Flores,93 a 97 - (1971) Foto de João H. Goulart ( Rua das Flores junto do Largo do Barão de Quintela) in AFML

Rua da Flores (1980) - (Livro A TRAGÉDIA DA RUA DAS FLORES - Edição Ilustrada) in EMULE BRASIL


Rua das Flores, 71 a 91 - (s/d) Foto de Arnaldo Madureira (Rua das Flores e Largo do Barão de Quintela) in AFML
.
(CONTINUAÇÃO)
.
RUA DAS FLORES [ VII ]


«A TRAGÉDIA DAS RUA DAS FLORES»

Na bibliografia de «EÇA DE QUEIROZ» encontramos uma obra passada num terceiro andar desta rua, mais tarde aparece editada em 1980, intitulada «A TRAGÉDIA DA RUA DAS FLORES», que nas palavras do próprio autor, "trata-se de um incesto involuntário". Vamos resumir um pouco o conteúdo da obra.
A tragédia é, assim, a história de um amor fatal. "O estudo psicológico de uma paixão mórbida, das suas causas remotas e das suas consequências trágicas".
«JOAQUINA DA EGA» (que mais tarde se virá a saber chamar-se "GENOVEVA", natural da «GUARDA», casada com «PEDRO DA EGA», vivia em LISBOA. Mas, logo após o nascimento do filho, abandona este e o marido para fugir com um emigrado espanhol.
Em ESPANHA, torna-se cortesã. Entretanto, «PEDRO DA EGA» morre em «ANGOLA».
«JOAQUINA» casa-se depois com «MADAME de MOLINEUX», um velho senador, com quem vive em PARIS. Mas a queda do Bonapartismo, trazem-na de volta a Portugal, agora com «GOMES», um brasileiro, já que o senador havia falecido. Faz-se, então, passar por «MADAME de MOLINEUX».
Em LISBOA, instala-se na «RUA DAS FLORES». Logo se envolve com «DÂMASO DE MAVIÃO», a quem irá explorar sem piedade. No entanto, apaixona-se por «VÍTOR», um jovem de 23 anos, bacharel em Direito.
Quando faz 40 anos repele «DÂMASO», planeando voltar para PARIS com «VÍTOR». O tio de «VÍTOR», «TIMÓTEO», o único detentor da trágica verdade, tenta acabar com a relação dos dois. Decide, então, contar toda a verdade a «GENOVEVA».
Ao saber que era amante do seu próprio filho, «GENOVEVA» atira-se da varanda de sua casa, na presença de «VÍTOR», que nunca chegaria a perceber tal atitude nem a saber a verdade.
.
«VÍTOR» é o protagonista desta tragédia, bacharel em Direito, formado em «COIMBRA», exercia advocacia no escritório do «DR. CAMINHA».
Com 23 anos era um poeta romântico, republicano, profissionalmente revoltado e descontente. É um burguês apático e ridículo "sentia-se na vida como um homem errante que só vê diante de si portas fechadas".
Vivia com o tio «TIMÓTEO» na «RUA DE SÃO FRANCISCO» (actual) «RUA IVENS» no 3º andar, em LISBOA, pois a sua mãe tinha-o abandonado quando tinha apenas dois meses.
Envolve-se com «GENOVEVA» e propõe-se mesmo fugir com ela para PARIS, o que só não acontece porque «GENOVEVA» se suicida ao saber, pela boca do tio «TIMÓTEO», que «VÍTOR» é o filho que ela abandonara. «VÍTOR» é, assim, o exemplo típico do homem em tudo frustrado, destroçado pela fatalidade do destino o protótipo do "VENCIDO DA VIDA».
.
Já em 1877-78 «EÇA DE QUEIROZ» tinha em projecto um romance (ou conto) de incesto mortal, neste caso entre mãe e filho, que ele apenas rascunhou e que só em (1980-1982) aparece editado em várias reconstituições, logo a seguir muito criticado, sob o título de «A TRAGÉDIA DA RUA DAS FLORES». ( 1 ) - [ FINAL]
.
( 1 ) - (História da Literatura Portuguesa de António José Saraiva e Óscar Lopes - 1996 - 17ª Ed. Porto Editora).

BIBLIOGRAFIA
(obras consultadas)

ARAÚJO, Norberto de - 1993 - Peregrinações em Lisboa - Volume XIII - Vega - Lisboa.

Estátuas Portuguesas - Olhares de Pedra - 2004 - Global Notícias Publicações, SA.

FRANÇA, José-Augusto - 1966 - A ARTE EM PORTUGAL NO SÉCULO XIX - Volume I - Bertrand - LISBOA.

Lisboa Revista Municipal - ANO XLVIII- 2ª série - Nº 20- 2º Trimestre de 1987 - edição da Câmara Municipal de Lisboa.

SARAIVA, António José e LOPES, Óscar - 1996 - 17ª edição - HISTÓRIA DA LITERATURA PORTUGUESA - Porto Editora.

SILVA, A. Vieira da - AS MURALHAS DA RIBEIRA DE LISBOA - 1987 - 3ª Edição - Volume I e II - Publicações Culturais da Câmara Municipal de Lisboa.

INTERNET
(Blogues e SITES)

INFORMAÇÕES SOBRE LISBOA - CML.

MARCAS DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS

.
(PRÓXIMO) - «AVENIDA DA LIBERDADE [ I ] - A AVENIDA DA LIBERDADE (1) e PASSEIO PÚBLICO (1)»

Sem comentários: