quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CAMPO DE SANTA CLARA [ I ]

Campo de Santa Clara - (2011) LEGENDA - 1)-PALÁCIO LAVRADIO ou PALÁCIO DO CONDE DE AVINTES actuais TRIBUNAIS MILITARES. 2)-PALÁCIO SINEL DE CORDES ou PALÁCIO GODINHO actual ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO LISBOA Nº4. 3)-PALÁCIO DOS CONDES DE BARBACENA actual MESSE DE OFICIAIS dependendo do ESTADO MAIOR DO EXERCITO. 4)-MERCADO DE SANTA CLARA. 5)-TEMPLO A SANTA ENGRÁCIA actual PANTEÃO NACIONAL. 6)-PALÁCIO DOS CONDES DE RESENDE actual O.G.F.E. 7)-ANTIGO CAMPO DA FORCA actual PRAÇA DR. BERNARDINO ANTÓNIO GOMES. 8)-CONVENTO DE SANTA CLARA actual O.G.F.E. OFICINAS GERAIS DE FARDAMENTO E EQUIPAMENTO. 9)-FEIRA DA LADRA.
Campo de Santa Clara - (2009) - (O Campo de Santa Clara visto do céu) in GOOGLE EARTH

Campo de Santa Clara - (194_) foto de Eduardo Portugal (Arco grande de cima ou de S. Vicente)
in AFML

Campo de Santa Clara - (s/d) - Pintura de Roque Gameiro ( O CERCO A LISBOA - 1147) in HISTÓRIA VISTA


CAMPO DE SANTA CLARA [ I ]
.
«O CAMPO DE SANTA CLARA (1)»
.
O «CAMPO DE SANTA CLARA» fica localizado na freguesia de «SÃO VICENTE DE FORA». Está situado entre as seguintes artérias: «RUA DO ARCO GRANDE DE CIMA», «RUA DO MIRANTE», «RUA DO PARAÍSO», «RUA DA VERÓNICA», «CALÇADA DO CASCÃO», «PRAÇA DR. BERNARDINO ANTÓNIO GOMES», «TRAVESSA DAS FREIRAS», «TRAVESSA DO CONDE DE AVINTES» e «TRAVESSA DO PARAÍSO».
.
No espaço ocupado pelo «CAMPO DE SANTA CLARA» em 1147, nem ali, nem pelas imediações se encontrava casa alguma. Diz-nos também o mestre «NORBERTO DE ARAÚJO» nas suas PEREGRINAÇÕES EM LISBOA que: "(...) era nos séculos velhos um campo descoberto, descarnado de edifícios, em encosta gradual, que caía, a nascente, sobre as ribas do Tejo.
Era na época um monte inculto, começando no meio da actual «TRAVESSA DA VERÓNICA» e desdobrando-se até à margem do TEJO. Ainda agora é muito amplo, pois desde o «ARCO GRANDE DE CIMA», (datado das remodelações filipinas), que servia de passagem superior e ligava o Convento com os terrenos da sua cerca), até à «RUA DO MIRANTE», passando pela proximidade do «TEMPLO DE SANTA ENGRÁCIA» e do «HOSPITAL DA MARINHA», tudo está compreendido na sua demarcação.
Apesar de tanta gente por aqui transitar, bem pouca se recordará de que nestes terrenos acamparam e sepultaram os seus mortos, as aguerridas hostes de CRUZADOS «FLAMENGOS» e «ALEMÃES», ao serviço do fundador da nossa monarquia.
Como é sabido, «D. AFONSO HENRIQUES» conseguiu uma aliança com os «CRUZADOS».
Combinado o plano de ataque ao «CERCO DE LISBOA», ficaram os nossos soldados com os «FLAMENGOS» e «ALEMÃES» no «MONTE DE SANTA CLARA», e os guerreiros aliados «INGLESES» no «ALTO DA SENHORA DOS MÁRTIRES» ou «MONTE FRAGOSO», próximo do actual «CHIADO».
«D. AFONSO HENRIQUES» como sendo um rei previdente e católico, logo que começou o «CERCO», mandou edificar no campo uma capela e uma enfermaria. Coroado que foi de glória o seu arrojado intento, tratou imediatamente o vencedor de lançar a primeira pedra do edifício de «S. VICENTE», e como o terreno ficava aquém das muralhas mouriscas «CERCA MOURA», chamaram-lhe «SÃO VICENTE DE FORA», e tal ficou para sempre.
Sabe-se que tanto a Igreja como o Convento à época, eram, porém, de acanhadas dimensões.
O «CAMPO DE SANTA CLARA» está ligado ao sítio desde o ano de 1294. Deve-se o seu nome à «ORDEM FRANCISCANA DE SANTA CLARA», que em 1288 resolveram edificar no local as suas instalações religiosas. Temos conhecimento de que aquela casa religiosa das «FREIRAS DE SANTA CLARA» prosperaram muito e que com o terramoto de 1755 tudo foi reduzido a escombros e cinzas.
.
(CONTINUA)-(PRÓXIMO) - «CAMPO DE SANTA CLARA [ II ] -O CAMPO DE SANTA CLARA (2) E MERCADO DE SANTA CLARA»






Enviar um comentário