sábado, 8 de janeiro de 2011

CAMPO DE SANTA CLARA [ II ]

Campo de Santa Clara - (2009) Foto de APS (Campo de Santa Clara, Mercado de Santa Clara num dia de Feira da Ladra) in ARQUIVO/APS
Campo de Santa Clara - (2010) - (Panorama do Campo de Santa Clara) in GOOGLE EARTH

Campo de Santa Clara - (2010) - (Mercado de Santa Clara) in GOOGLE EARTH

Campo de Santa Clara - (s/d) - Foto de Eduardo Portugal (O Arco grande de cima a feira da Ladra no Campo de Santa Clara) in AFML

Campo de Santa Clara - (s/d) - Foto de Eduardo Portugal (Mercado de Santa Clara) in AFML

(CONTINUAÇÃO)

CAMPO DE SANTA CLARA [ II ]

«O CAMPO DE SANTA CLARA (2) e MERCADO DE SANTA CLARA»

A construção da chamada «CERCA FERNANDINA» ( 1 ), em 1373, manteve o «CAMPO DE SANTA CLARA» fora do perímetro urbano, e será a partir do «CONVENTO DAS CLARISSAS» que se irá iniciar o desenvolvimento e a ocupação da zona.
No local onde se ergueu o «MOSTEIRO», existem hoje umas construções de pouco interesse arquitectónico, onde foi instado depois do terramoto o «ARSENAL REAL», que posteriormente passou a ser «FÁBRICA DE ARMAS E EQUIPAMENTO MILITAR». No enfiamento de construções desse lado, contudo, ainda existem algumas pequenas casas que mantêm uma feição setecentista.

(1) - «CERCA FERNANDINA» No reinado de «D. FERNANDO» (1367-1383), três vezes o exército de Castela entrou em Portugal. Depois de 1373 aquando da assinatura de um tratado de aliança com a «INGLATERRA» e da invasão do exército de «HENRIQUE II» sobre LISBOA, pilhando e incendiando os bairros indefesos da Cidade que crescia fora dos muros da velha e acanhada «CERCA MOURA». Tudo isto levou à decisão de se construir uma nova cerca que protegesse toda a cidade. Ocupando cerca de duas mil pessoas, os trabalhos foram iniciados em Setembro de 1373 e ficaram concluídos em 1376. Existiam 77 Torres e 38 Portas, aumentou seis vezes a área murada da cidade que ficou rodeada por 5,35 Km de muralha, com 8 metros de altura e 2,2 de espessura.

Uma das aberturas da cerca chamada «POSTIGO DE S. VICENTE» ficava sensivelmente no local, hoje chamado de «ARCO GRANDE DE CIMA» com ligação ao «CAMPO DE SANTA CLARA». O ARCO que actualmente existe, foi construído em 1808 uns metros mais para nascente do «POSTIGO DE S. VICENTE», este com ligação ao «MOSTEIRO DE SÃO VICENTE». Existia outra entrada para o «CAMPO DE SANTA CLARA» mais a Sul, chamado «POSTIGO DO ARCEBISPO».

MERCADO DE SANTA CLARA

O «MERCADO DE SANTA CLARA», que se encontra na parte poente do «CAMPO DE SANTA CLARA», é o mais antigo mercado coberto ainda de pé na cidade de Lisboa.
Inaugurado em 1877, foi construído pela «COMPANHIA DE MERCADOS E DE EDIFICAÇÕES URBANAS» que manteve a sua concessão e exploração, até ao ano de 1927.

Após os 50 anos que esta «COMPANHIA» explorou o «MERCADO», a CÂMARA tomou posse do imóvel, conforme constava numa cláusula do contrato, sendo finalmente municipalizada. Sabe-se que antes das suas obras da construção do Mercado, já ali existia um lugar de venda, conforme nos diz o edital de 1863: "que aquele lugar era destinado para a venda de leite, perus e cordeiros".

(CONTINUA)-(PRÓXIMO) - «CAMPO DE SANTA CLARA [ III ] - PALÁCIO LAVRADIO - TRIBUNAIS MILITARES».

3 comentários:

APS disse...

Agradecido pelas suas palavras.

Fui até ao seu Blogue, e gostei.

Desejo-lhe muitas felicidades no seu trabalho, e muita saúde.

Um abraço
APS

Laura Garcez disse...

Enquanto Lisboeta e amante da arquitectura do ferro do séc. XIX, é lamentável nunca ter reparado neste mercado em tampouco na sua linda entrada principal.
Grata por este seu artigo. Vou partilhá-lo no meu blog.

APS disse...

Cara Laura Garcez
Obrigado pelas suas palavras, obrigado por ter passado por este blogue. Revi um pouco a entrada do Marcado de Santa Clara e, realmente é muito interessante e representa bem o século XIX.
Não sei se já tem este livro, no entanto nunca é demais alertar quando o produto é de qualidade.
Trata-se do livro: LISBOA A EXALTAÇÃO DO FERRO - de António Osório da Costa e Gustavo de Almeida Ribeiro - Edições INAPA - 1999 - LISBOA - ISBN 972-8387-60-1

O livro é realmente caro, custou-me em 02.11.1999 (ainda em escudos) 10.500$00. No seu índice indica: A cidade pós-medieval. Artilharia, Grades e Portões-7
A periferia Ocidental - Empresas Metalúrgicas e construtoras - 23
A Boavista - Bairro Industrial -14
A periferia Oriental - da memória Fabril à Expo'98 - 49
A Arquitectura do ferro - Edifícios da cidade - 67
Cronologia - principais etapas do processo de industrialização do país - 128
Cronologia - Arquitectura do ferro e outros edifícios marcantes(seus autores) - 130
Bibliografia - 132.
Existe uma foto neste livro do portão de ferro da entrada principal do Asilo D. Maria Pia na Rua da Cruz da Pedra-Xabregas.
Despeço-me com amizade,
Cumprimentos
APS.