sábado, 19 de março de 2011

CALÇADA DOS BARBADINHOS [ II ]

Calçada dos Barbadinhos - (2010) - (A Junta de Freguesia no lado esquerdo da Calçada dos Barbadinhos) in GOOGLE EARTH
Calçada dos Barbadinhos - (2009) Foto de Baltazar88 (Um troço da Calçada dos Barbadinhos) in PANORAMIO

Calçada dos Barbadinhos - (2005) Foto de autor não identificado (Junta de Freguesia de Santa Engrácia na Calçada dos Barbadinhos,36) in CLUBE RECREATIVO BELA VISTA
Calçada dos Barbadinhos - (1959) Foto de Armando Serôdio (Igreja de Nª. Srª. da Porciúncula, fachada principal - antigas instalações da Freguesia de Santa Engrácia) in AFML

Calçada dos Barbadinhos - (1955) Fotógrafo não identificado (Junta de Freguesia de SANTA ENGRÁCIA, na CALÇADA DOS BARBADINHOS, 36) in AFML



(CONTINUAÇÃO)
.
CALÇADA DOS BARBADINHOS [ II ]
.
«A FREGUESIA DE INVOCAÇÃO A SANTA ENGRÁCIA»
A Paróquia de «SANTA ENGRÁCIA» foi fundada pela Infanta «D. MARIA», filha do Rei «D. MANUEL I», mediante um breve do Papa «PIO V» datado de 30 de Agosto de 1568, e aprovação do Arcebispo «D. JORGE DE ALMEIDA», de 2 de Dezembro de 1569.
Foi destacada da extensa freguesia de «SANTO ESTEVÃO» de ALFAMA, ficando também com um território muito vasto, que para os lados de XABREGAS, era limítrofe da freguesia com os «OLIVAIS», isto antes de ser criada a «FREGUESIA DO BEATO» na remodelação das freguesias de 1770, que a transferiu para o sítio do «BEATO», e encurtada novamente com a criação em 1952 da «FREGUESIA DE SÃO JOÃO».
Nesta altura a Igreja era construída no território onde está hoje instalada a Igreja de «SANTA ENGRÁCIA» (PANTEÃO NACIONAL) ao «CAMPO DE SANTA CLARA», sendo a primeira sede da paróquia, o velho templo de «SANTA ENGRÁCIA».
Devido a vários acontecimentos a freguesia foi instalada na Ermida da «SENHORA DO PARAÍSO», número nove.
A permanência da paróquia nesta Ermida, resultou ter sido também designada vulgarmente pela invocação de «NOSSA SENHORA DO PARAÍSO».
A Ermida nada sofreu com o terramoto de 1755, e a freguesia permaneceu nela, em conformidade com o Plano de Reforma Paroquial de 1770.
Após a extinção das Ordens Religiosas (1834), os frades «BARBADINHOS ITALIANOS» abandonaram Portugal, deixando a sua Igreja e o Convento para o Estado. Assim, em 5 de Abril de 1835, foi transferida a paróquia para a Igreja Conventual de «Nª. Sª. da PORCIÚNCULA», e onde ainda hoje se celebra culto, designando-se por isso como «IGREJA DE SANTA ENGRÁCIA».
No ano de 1896 fizeram-se nesta Igreja grandes reparações, festejando-se novamente a sua abertura ao culto em 30 de Junho desse ano.
A Ermida do «PARAÍSO» foi profanada, vendida e demolido o seu interior para acomodar uma unidade militar, tendo depois ali funcionado uma estância de madeiras.
Esta freguesia contribuiu com a maior parte do território quando foi instituída a paróquia de «Nª. Sª. DA PENHA DE FRANÇA».
A Paróquia civil foi mudada a denominação para «MONTE PEDRAL», por Decreto de 1 de Maio de 1913 e retomada para a sua anterior denominação no ano de 1952.
Paróquia, como se sabe, foi a designação dada às freguesias até à implantação da «REPÚBLICA», em 1910. A partir desta data, os registos paroquiais começaram a transitar, progressivamente, para o «REGISTO CIVIL».
No início do século XX a «JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA ENGRÁCIA» funcionava na «RUA RUI BARBOSA» em frente às escadinhas do «BAIRRO AMÉRICA». Na década de cinquenta a freguesia foi transferida para o novo edifício na «CALÇADA DOS BARBADINHOS» onde funciona, no número 36.
.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «CALÇADA DOS BARBADINHOS [ III ] - A IGREJA DO CONVENTO DOS BARBADINHOS ITALIANOS»


Sem comentários: