quarta-feira, 23 de março de 2011

CALÇADA DOS BARBADINHOS [ III ]

Calçada dos Barbadinhos - (2005) Autor da foto não identificado (Fachada da Igreja de Nª. Sª. da Porciúncula dos Barbadinhos Italianos) in SANTA ENGRACIA - CDS
Calçada dos Barbadinhos - (1998) - Foto de António Sacchetti (A pedra de armas reais de desenho rocaille, sobre o arco central da entrada da Igreja do Conventos dos Barbadinhos) in CAMINHO DO ORIENTE

Calçada dos Barbadinhos - (1998) Foto de António Sacchetti (Busto-Relicário de prata e pedraria de Santa Engrácia, mandado executar pela Infanta D. Maria, fundadora da freguesia, por disposição testamentária de 1576. A obra só veio a ser executada no tempo do Arcebispo de Lisboa, D. Miguel de Castro, em 1595, sendo transferida para esta Igreja depois de esta se tornar sede paroquial) in CAMINHO DO ORIENTE

Calçada dos Barbadinhos - (entre 1898 e 1908) Fotógrafo não identificado (Igreja de Nª. Sª. da Porciúncula fachada principal) in AFML

Calçada dos Barbadinhos - (Século XIX) Gravura de J. Novaes Jr. (Igreja de Nª. Srª. da Conceição da Porciúncula sede da Paróquia de Santa Engrácia desde 05.04.1835) in LISBOA de ALFREDO MESQUITA



(CONTINUAÇÃO)
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CALÇADA DOS BARBADINHOS [ III ]
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«A IGREJA DO CONVENTO DOS BARBADINHOS ITALIANOS»
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A «IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PORCIÚNCULA» do Convento dos «BARBADINHOS ITALIANOS», sede da antiga freguesia de «SANTA ENGRÁCIA», construída sob os auspícios de «D. JOÃO V» e inaugurada em 1742, a qual se situa na «CALÇADA DOS BARBADINHOS». Representa um dos vários conjuntos conventuais desta «LISBOA ORIENTAL» que tem passado quase despercebida.
A Igreja tem um corpo central com galilé de três arcadas, gradeadas e encimadas por outras tantas janelas iluminantes, sendo a central maior e dois corpos laterais, o da esquerda com torre sineira, e o da direita rebaixado. Sobre a arcada central tem uma pedra com as armas reais contorcidas e, sobrepujando a janela correspondente, um nicho com uma escultura, em pedra , da padroeira.
Dela se fala a propósito quando entramos à direita. Sobre uma mísula, está o «BUSTO-RELICÁRIO» de prata e pedraria de «SANTA ENGRÁCIA» como relíquia, doado à freguesia pela fundadora desta Igreja «INFANTA D. MARIA» (filha do Rei D. Manuel I e de sua terceira esposa, D.LEONOR, irmã de CARLOS V).
Interiormente, e em contraste com a maioria das Igrejas de Lisboa, a de «Nª.Sª. da PORCIÚNCULA» não tem talha dourada. No entanto, constitui um interessante conjunto a merecer uma atenção cuidada, pois revela uma sensibilidade mais italiana no tratamento das riquíssimas madeiras do «BRASIL», sem recurso à cobertura em ouro habitual na talha portuguesa.
Aqui, pelo contrário, o efeito decorativo é conseguido pelo jogo dos embutidos, numa variedade colorida a partir dos vários tons da madeira.
De realçar o «ALTAR-MOR». sobretudo o seu magnifico tabernáculo, peça de grande requinte e qualidade na sua forma de «TEMPLO» e no tratamento escultórico dos relevos que o adornam. Os retábulos, inclusive o do «ALTAR-MOR» são talhados em madeira escura, vendo-se neste uma pintura representando «Nª. Sª. DA CONCEIÇÃO» entre os anjos e as imagens setecentistas de «SANTO ANTÓNIO» e de «SANTA ENGRÁCIA». O sacrário, oferta de «D. JOÃO V», tem a porta chapeada a ouro.
Embora o seu interior constitua um dos mais ricos repositórios das encomendas italianas no período joanino, já o mesmo não se poderá dizer da sua arquitectura, conformada ainda por valores ligados a uma tradição bem arreigada, facto a que não será estranho a sensibilidade estética dominante entre os vários ramos franciscanos, dos quais se contam os «BARBADINHOS».
No entanto, a solidez das cantarias resulta dum efeito que marca todo o conjunto, aproximando-se de um certo gosto comum em PORTUGAL na transição do século XVII para o XVIII, mas que surge um pouco desfasado numa iniciativa régia da construção, quando o espírito do barroco romano se impunha.
Esta igreja foi requisitada pelo GOVERNO CÍVIL DE LISBOA para a freguesia de «SANTA ENGRÁCIA» em 27 de Abril de 1836, merecendo a transferência uma procissão em que não iam andores com as santas imagens, mas só o pálio com o santíssimo Sacramento ( 1 ).
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-( 1 ) - Luís Gonzaga Pereira - MONUMENTOS SACROS DE LISBOA, Lisboa, BNL, 1927, p.80.
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(CONTINUA) - (PRÓXIMO) -«CALÇADA DOS BARBADINHOS [ IV ] - O CONVENTO DOS BARBADINHOS ITALIANOS (1)».


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