quarta-feira, 25 de maio de 2011

RUA DO CAIS DE SANTARÉM [ III ]

Rua do Cais de Santarém - (2009) -Foto de APS (O "ARCO DE JESUS" visto do lance de escadas) in ARQUIVO/APS

Rua do Cais de Santarém - (2009) foto de APS ( O "BECO DOS ARMAZÉNS DO LINHO" no Arco de Jesus) in ARQUIVO/APS


Rua do Cais de Santarém - (2009) Foto de APS ("Beco dos Armazéns do linho" no Arco de Jesus) in ARQUIVO /APS

Rua do Cais de Santarém - (2009) Foto de APS (Arco de Jesus o lance de escadas que nos leva à Rua de S. João da Praça) in ARQUIVO/APS


Rua do Cais de Santarém - (Início do século XX) Foto de Alberto Castro Lima ( Arco de Jesus e esquina do Palácio dos Condes de Coculim) in AFML

(CONTINUAÇÃO)

RUA DO CAIS DE SANTARÉM [ III ]

«O ARCO DE JESUS ( 2 )»

Segundo nos diz «FREI APOLINÁRIO DA CONCEIÇÃO», pelo ano de 1750 tinha este «ARCO DE JESUS» a nobilitação de uma imagem do «menino Jesus» colocado em cima da abóbada.

Diz-nos o Mestre «JÚLIO DE CASTILHO» no seu livro «A RIBEIRA DE LISBOA» de 1893 página 180; "Por cima do arco existia, do lado interior, desde muito tempo, um painel com a imagem do "menino Jesus", pois dum documento de 1627 já se depreendia a sua existência".

Sabe-se também que ficava neste arco até aproximadamente ao ano de 1750, no troço inferior do lado esquerdo, um portão principal que daria acesso às instalações de «FRANCISCO DE TÁVORA».

A este «ARCO» chama-lhe o «TOMBO DE 1755», beco do «MENINO JESUS»( 1 ): o troço superior, junto a «S. JOÃO DA PRAÇA», formado hoje por dois lanços de escadaria, era então uma, estreita passagem coberta, que o mesmo «TOMBO» designara por «BECO DE SANTO ANTÓNIO» ( 2 ).

Aqui existiu outrora um "ORATÓRIO" que ficava por cima do vão da travessa (que nos leva a S.JOÃO DA PRAÇA), onde era venerado «SANTO ANTÓNIO».

No primeiro quartel do século XVII, desconhecendo-se, porém desde quando, esta passagem estava mudada no «ARCO» chamado "de JESUS", sendo as suas dimensões de três metros e trinta de largura (como o era em 1755) por nove metros de comprimento.

Na parte do «ARCO DE JESUS» que fica para a «RUA DO CAIS DE SANTARÉM», dá-nos um aspecto bastante pitoresco. Metade do edifício que fica por cima do arco, pertence ao prédio da esquerda, a outra metade pertence ao edifício da direita.

( 1 ) - Demonstração Histórica, etc. por Frei A. da Conceição, 1750 pág. 185

( 2 ) - Bairro da Ribeira, fl. 13


(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DO CAIS DE SANTARÉM [ IV ] PALÁCIO DOS CONDES DE COCULIM ( 1 )»









Sem comentários: