sábado, 16 de julho de 2011

CALÇADA DAS LAJES [ III ]

Calçada das Lajes - (200_) Foto de Barragon (Calçada das Lajes, ao fundo o prédio de vários andares construído no sítio dos quintais dos moradores da "Quinta do Coxo". À direita o muro de resguardo da antiga "Quinta do Borda de Água") in PANORAMIO

Calçada das Lajes - (finais dos anos 60 do século xx) Foto de Artur Goulart ((Entrada da "Quinta do Coxo", vendo-se as casas baixas de habitação e os quintais em frente na parte superior. Ao fundo existia uma cocheira, na altura da foto era um depósito de bidons) in AFML

Calçada das Lajes, 57 a 61- (1966) Foto de João H. Goulart (Calçada das Lajes, prédio de esquina com a entrada da "Quinta do Coxo", ao fundo à esquerda os quintais dos inquilinos da quinta) in AFML Calçada das Lajes, 61 -(1966) Foto de João H. Goulart (Calçada das Lajes esquina com a entrada da "Quinta do Coxo") in AFML

Calçada das Lajes - ( 196_?) Foto de Artur Goulart (Muro da "Quinta do Borda de Água" na "Av. D. Afonso III", com a casa da fiscalização encostada . Mais à frente à esquerda os quintais pertencentes aos inquilinos das casas da "Quinta do Coxo") in AFML


(CONTINUAÇÃO) - CALÇADA DAS LAJES [ III ]


«A QUINTA DO COXO»


A «QUINTA DO COXO» em 1868 era assim descrita: "Conta de um assento de casas abarracadas, altas e baixas e à frente destas uma casa de lagariça com arribana e palheiro; no fundo a quinta tem uma casa que serve de ermida com terraço; e o prédio rústico consta de chão para horta, poço com engenho real, tanque e almacega, parreiras, vinhas e um pequeno olival com suas terras de semeadura". A quinta que era foreira às freiras da «ESPERANÇA», pertencia nessa época a «JOAQUIM APOLINÁRIO MOREIRA DE SÁ». Em 1906 pertencia a «FELISBERTO DIAS DE CARVALHO» que nesse mesmo ano comprou o domínio enfitêutico da propriedade às firmas «LIMA MAYER & Filhos» e «BENSAÚDE & Cª.» que o possuíam, também por compra desde 1901 ( 1 ).

As casas que existiam na quinta em 1868, (constituíram nos anos 40 a 60 do século passado) depois de terem sido beneficiadas, a artéria pública denominada imprópria, mas oficialmente «QUINTA DO COXO», com entrada pelo número 61-A da «CALÇADA DAS LAJES».

Numa destas casas de r/c e sótão, com quatro salinhas no piso térreo (incluindo uma cozinha), duas janelas para a frente e porta de postigo, na parte de trás todas as janelas eram de frestas que deitavam para a quinta, morava uma tia minha de nome «MARIANA DO ESPIRITO SANTO SOBREIRA (SUBTIL)», por arrendamento, nas ditas casas, até à chegada do camartelo e dar início à sua demolição pelos anos 70, para nova urbanização. Os moradores destas pequenas casas usufruíam de um quintal (alugado), separado pela rua e na parte de cima, frente às casas, num terreno murado que fazia frente também, para a «Calçada das Lajes». Os quintais, foram os primeiros a ser desocupados para dar lugar ao edifício de muitos andares que se encontra agora na esquina da rua.


Numa grande parte da «QUINTA DO COXO» e numa parcela da «QUINTA DOS APÓSTOLOS» já no «BAIRRO LOPES», foi adquirido um terreno em 1934 pelo «DR. MANUEL VICENTE MOREIRA», onde edificou uma obra, para realizar um «sonho» antigo; o «CENTRO MATERNAL INFANTIL» e «FUNDAÇÃO JÚLIA MOREIRA», dando-lhe o nome de sua mãe falecida há alguns anos. Tempos depois era chamado de «CRECHE JÚLIA MOREIRA». O projecto da construção foi entregue ao arquitecto «CARLOS RAMOS» e a fundação constituída em 17 de Junho de 1936. Tem esta associação a finalidade principal, contribuir para a diminuição da mortalidade e morbilidade infantil e maternal, principalmente nos meios pobres da ZONA ORIENTAL DE LISBOA, pela aplicação sobretudo da medicina profiláctica às mulheres e às crianças. Estas serão protegidas antes, durante e depois do nascimento. Presentemente esta instituição foi modificada e beneficiada nas suas instalações, tendo agora o nome de: «CENTRO DE SAÚDE DE S. JOÃO EXTENSÃO JÚLIA MOREIRA».


( 1 ) - A Quinta está registada na 1ª Conservatória sob o Nº 832 - Ver livro 39, fls. 101 e livro seg.


(CONTINUA) - (PRÓXIMO)-«CALÇADA DAS LAJES [ IV ]- IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS»

6 comentários:

Luís Maria Antunes disse...

Lembro-me da existência na Av. Afonso III - Nº 63 r/c de um externato (escola primária) que funcionou nos anos 50/60 do seculo passado. Foi lá sob a direcção da Profª Ludovina de Albuquerque e filha D. Isabelinha que concluí a formação básica primária.

APS disse...

Caro Luís Antunes
Bem vindo a este blogue.

Infelizmente o prédio do Nº 63 já não é o mesmo da sua antiga escola. No r/c está instalada uma sucursal do BPI e o edifício tem mais um ou dois pisos que o seu irmão "gémeo" do Nº 67, com esquina para a «RUA ADOLFO COELHO».
A sua escola ficava sensivelmente frente ao "Cemitério dos Judeus".
Suponho que esse externato ficava no prédio logo a seguir ao da foto, que publico neste blogue, da autoria de "Artur Goulart". O amigo ainda se deve lembrar de certeza, dos "Quintais" da "Quinta do Coxo".
Cordiais saudações,
APS

Luís Maria Antunes disse...

Caro APS:
Muito obrigado pela sua pronta ajuda e colaboração. A sua explanação sobre o local é correctíssima. Foram quatro anos a pé desde a Escola (frente ao Cemitério dos Judeus") até Xabregas onde morava. Bem Haja pela sua excelente investigação sobre as ruas da cidade. Cumprimentos
drluisantunes@gmail.com

Anabela Vieira disse...

Eu gostava de entrar em contato com alguém que tivesse andado na escola primária da calçada das lages em 68 que eu já não me lembro de ninguem nem do nome da professora eu morava na Avenida Afonso III NO 105era mesmo cá em cima eu chamo-me Anabela Vieira.

Knidea_a_loura disse...

Cara Anabela, frequentei a escola feminina da Calçada das Lages entre 1967 e 1973 (fiz lá a 5ª e 6ª classe!). Também morava nas vizinhanças da "sua" avenida.
Não sei como possa ser-lhe útil, mas estou ao dispôr. haverá algum meio "seguro" de contactarmos? Passarei aqui de novo pelos finais de mês. Um abraço e um obrigado ao autor do blog! Ass: Lena

APS disse...

Cara Lena
O autor do blogue agradece a sua visita.
No caso da Anabela querer entrar em contacto com a LENA, não é difícil. Basta activar na foto da LENA os seus blogues e escrever no mais actualizado.
Isto é uma ideia, poderá existir outras. Infelizmente em nenhum blogue da LENA existe mail activo.
Volte sempre
Cumpts;)
APS