quarta-feira, 7 de setembro de 2011

RUA DO SÉCULO [ II ]

Rua do Século - (2010) - (A "RUA DO SÉCULO" no seu final na parte norte, vendo-se à esquerda o "ALTO DO LONGO" renovado) in GOOGLE EARTH


Rua do Século - (2010) - (Um troço da "RUA DO SÉCULO" próximo do antigo "Palácio RATTON" in GOOGLE EARTH




Rua do Século - (2010) (Início da "RUA DO SÉCULO" junto da "CALÇADA DO COMBRO") in GOOGLE EARTH

(CONTINUAÇÃO) - «RUA DO SÉCULO [ II ]»

«A RUA DO SÉCULO E SEU ENVOLVENTE ( 2 )»

A área ocupada pela «RUA DO SÉCULO» é extraordinariamente extensa, vamos debruçar-nos um pouco sobre as ruas convergentes com esta artéria, e também abordar os seus palácios e casas religiosas que fizeram história nesta RUA.

Vamos falar do «PALÁCIO LANÇADA», «PALÁCIO DOS CARVALHOS DA RUA FORMOSA», do «CHAFARIZ DO SÉCULO», o «PALÁCIO DOS MONTEIROS PAIM», o «PALÁCIO RATTON» do «TRIBUNAL CONSTITUCIONAL», do «CONVENTO DOS CAETANOS - CONSERVATÓRIO NACIONAL», da «IGREJA DAS MERCÊS», do «CONVENTO DE Nª.Sª. DA CONCEIÇÃO DOS CARDAIS» e do «JORNAL "O SÉCULO"».
Faremos pequenos apontamentos das RUAS ou TRAVESSAS e desta vez começamos pelo lado norte (esquerdo). Assim vamos encontrar a «TRAVESSA DO ABARRACAMENTO DE PENICHE», é uma dessas reminiscências, onde possivelmente esteve aquartelado ou "ABARRACADO" o «REGIMENTO DE INFANTARIA DE PENICHE» que, a pedido do «MARQUÊS DE POMBAL» veio da província, para conseguir manter a ordem pública em LISBOA, após o Terramoto de 1755. No mesmo sentido temos a «RUA EDUARDO COELHO» (antiga "RUA DOS CARDAIS DE JESUS") que passou o topónimo por edital de 1893, para homenagear o fundador do jornal «DIÁRIO DE NOTÍCIAS», de seu nome completo «JOSÉ EDUARDO COELHO»(1835-1889), que nesta rua residiu e veio a falecer em 1889. A «TRAVESSA DA CONCEIÇÃO» (antigo "BECO DA CONCEIÇÃO") passou por edital de 1885 à categoria de «TRAVESSA». Esta artéria está relacionada com o «CONVENTO DE Nª.Sª.DA CONCEIÇÃO DOS CARDAIS», fundado por «D. LUÍSA DE TÁVORA», filha primogénita de «D. ÁLVARO PIRES TÁVORA», em 18.12.1861. A «RUA DA ACADEMIA DAS CIÊNCIAS»(antiga "RUA DO ARCO DE JESUS") cujo topónimo foi atribuído por edital de 1924, para homenagear a «ACADEMIA DAS CIÊNCIAS».

O topónimo «TRAVESSA ANDRÉ VALENTE» (que iremos noutra ocasião desenvolver mais detalhadamente), deve-se a «ANDRÉ VALENTE CARVALHO» um Desembargador do século XVI, doutor em leis formado em Coimbra, e tinha neste local um grande palácio.

No lado direito da «RUA DO SÉCULO» de sul para norte, vamos encontrar artérias convergentes com esta rua; a «TRAVESSA DAS MERCÊS» com a sua já desaparecida ERMIDA, à qual já nos referimos em 2008. A «TRAVESSA DOS FIEIS DE DEUS» deve o seu nome à existência no local de uma «CAPELINHA DOS FIÉIS DE DEUS», dedicada às almas no Purgatório, erigida por «AFONSO BRAZ» em 1551. A «RUA JOÃO PEREIRA ROSA»(antiga "CALÇADA DOS CAETANOS", fica debruçada sobre a «RUA DO SÉCULO» e representa uma homenagem ao Director do referido jornal, que durante 36 anos comandou os seus destinos. A «TRAVESSA CONDE DE SOURE» representa «JOÃO DA COSTA», que foi um dos paladinos da «REVOLUÇÃO DE 1640», que se bateu nas guerras que se seguiram à «INDEPENDÊNCIA NACIONAL». Foi Tenente-General e em 1652 recebeu o título de «1ºCONDE DE SOURE». É realmente a este primeiro Conde de Soure que se deve este topónimo.


(CONTINUA) - (PRÓXIMO) -«RUA DO SÉCULO [ III ] - O PALÁCIO DE JÁCOME RATTON ( 1 )»




Sem comentários: