quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

RUA AUGUSTA [ VI ]

Rua Augusta - (2007) (Fotógrafo não identificado) (Hotel Internacional, início da RUA AUGUSTA e a "LOJA DAS MEIAS" ainda a funcionar, mas seria o último ano neste local) in SKYSCRAPERCITY
Rua Augusta - (2010) Foto de Lampião) (A antiga "LOJA DAS MEIAS" hoje "United Colors of Benetton") in SKYSCRAPERCITY
Rua Augusta - (2008) - Foto de CARLOSO (Internacional Hotel de Lisboa na RUA AUGUSTA com entrada pela Rua da Betesga, 3, a "LOJA DAS MEIAS" já tinha fechado ao público neste local) in PANORAMIO
Rua Augusta - (1961) Foto de Armando Serôdio (Hotel Internacional esquina para a RUA AUGUSTA e "LOJA DAS MEIAS" com esquina para o ROSSIO) in AFML
Rua Augusta - (anos 50 do século XX) Fotógrafo não identificado (A "LOJA DAS MEIAS" na esquina da RUA AUGUSTA esquina com o ROSSIO) in XANALICIOUS
Rua Augusta - (anos 40 do século XX) Fotógrafo não identificado (A "LOJA DAS MEIAS" já com alteração na fachada) in MODA E MERCADO
Rua Augusta - (1917) - Fotógrafo não identificado ( A "LOJA DAS MEIAS" na RUA AUGUSTA quase no seu primitivo aspecto) in O BLOG DA RUA

(CONTINUAÇÃO) - RUA AUGUSTA [ VI ]

«A LOJA DAS MEIAS»

A «LOJA DAS MEIAS» instalada na «RUA AUGUSTA» números 291 a 295, esquina para a «PRAÇA D. PEDRO IV (Vulgo ROSSIO» nos números 1 a 3, em 1846 era uma «LOJA DE MODA» e pertencia a «JOAQUIM ANTÓNIO VIEIRA». No ano de 1903 era herdada por quatro empregados, dos quais um abandonou o estabelecimento e dois entretanto tinham falecido. Ficava apenas um como proprietário de nome «FRANCISCO PEDRO RODRIGUES DA COSTA». Dedicado ao negócio de meias e espartilhos é no ano de 1905, que a loja sofre algumas intervenções de fundo no seu aspecto.
Mas no anos de 1925 o espaço da «LOJA DAS MEIAS» é ampliado com a ocupação do andar superior, introduzindo-lhe um elevador e rasgando as montras do 1º piso com vistas panorâmicas tanto para a «RUA AUGUSTA», como para o «ROSSIO». Foi também adoptado nesse ano a originalidade de conceito de montras temáticas.
Na década de 30, realizaram-se obras de modernização luxuosa com projecto de «RAUL LINO» e colaboração de artistas plásticos mais famosos na época. São remodeladas as fachadas exteriores, ampliada a loja e criadas novas secções. Antes de finalizar a década de 30, com o aparecimento da 2ª Guerra Mundial, LISBOA é visitada por variadíssimas personalidades, algumas das quais ficaram clientes desta casa.
No anos de 1960 a «LOJA DAS MEIAS» sempre atenta à dinâmica da história, soube aproveitar a prosperidade da época e faz a sua grande remodelação, com projecto do arquitecto «CARLOS TOJAL», com a colaboração do artista plástico "QUERUBIM LAPA".
Na «LOJA DAS MEIAS» a partir das obras de modernização e ampliação do espaço, dá-se um grande desenvolvimento comercial, nomeadamente na "Secção de Perfumaria" onde representava as mais conceituadas marcas internacionais e, ao gosto dos clientes portugueses.
Com a expansão da cidade de LISBOA, surgem novas zonas comerciais e em 1971, abre na «RUA CASTILHO» um Centro Comercial moderno, dinâmico e servido de estacionamento próprio. É nesta filosofia de servir bem o cliente que a «LOJA DAS MEIAS» abre o seu segundo estabelecimento.
Aparece o 25 de Abril de 1974, a alteração dos hábitos dos consumidores sofrem uma substancial mudança de mentalidades. É nesse momento que a maior parte do material consumido na loja, passou a ser produzido em Portugal, dando assim, grande impulso à Industria Nacional, e nomeadamente a fábricas de confecção e acessórios de moda.
Em 1981 a «LOJA DAS ,MEIAS» abre a sua 3ª loja no «CENTRO COMERCIAL DAS AMOREIRAS» ou «AMOREIRAS SHOPPING CENTER», projecto dirigido pelo Arquitecto «CARLOS TOJAL».
Numa pequena moradia dos anos 40 era aberta no ano de 1995 uma nova loja, no «CENTRO HISTÓRICO DE CASCAIS». Foi responsável pela obra de restauro e adaptação da moradia, o Arquitecto «FRANCIS LEON».
Ao longo dos anos todas as "LOJAS DAS MEIAS" continuaram a sofrer alterações e remodelações, que ajudaram a manter os estabelecimentos acolhedores e sofisticados.
No ano de 2007 é encerrado o primeiro estabelecimento que funcionava na «RUA AUGUSTA» à mais de um século, no entanto são mantidas as instalações no «CENTRO COMERCIAL DAS AMOREIRAS», «CENTRO COMERCIAL CASTIL» e na "VILA DE CASCAIS", deixando na «RUA AUGUSTA» um vazio do seu grande nome, nesta zona histórica da «BAIXA POMBALINA»

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)-«RUA AUGUSTA [ VII ]-PARCERIA A.M.PEREIRA ( 1 )»


Sem comentários: