quarta-feira, 21 de março de 2012

RUA AUGUSTA [ XXII ]

Rua Augusta - (2008) - Foto de Dias dos Reis (Edifício do antigo "BANCO NACIONAL ULTRAMARINO" que pertenceu à CGD, adquirido depois pela CML, é uma obra do arquitecto Cristiano da Silva) in DIAS DOS REIS
Rua Augusta - (depois de 2008) Foto de autor não identificado (O edifício Sede do "Banco Nacional Ultramarino" à direita, depois de ter passado pela fusão com a CGD, é comprado pela CML para ali instalar um Museu) in EX CORDE
Rua Augusta - (2008) - Foto de Dias dos Reis ("Banco Nacional Ultramarino", alto-relevo junto da entrada da sede na "RUA AUGUSTA", da autoria de "Leopoldo de Almeida") in DIAS DOS REIS
Rua Augusta - (1969) -Foto de António Duarte (Alto relevo na fachada da sede do "BNU" na "RUA AUGUSTA") in AFML

(CONTINUAÇÃO) - RUA AUGUSTA [ XXII ]

«O BANCO NACIONAL ULTRAMARINO ( 3 )»

O escultor «LEOPOLDO DE ALMEIDA» foi quem esculpiu os dois "altos-relevos" da frontaria principal, um com a insígnia do BANCO e outro com os escudos das possessões Ultramarinas a envolver o escudo nacional. Os pintores «JAIME MARTINS BARATA» e «GUILHERME CAMARINHA» realizaram dois paineis policromados para a decoração do interior. Um a evocar o "Fomento Ultramarino e a Metrópole" o outro elaborado com mosaicos de "MURANO" a evocar a "Epopeia dos Descobrimentos Marítimos". Os escultores «TAVELA DE SOUSA» e «ANTÓNIO CRISTIANO DA SILVA» executaram um painel decorativo sobre as principais actividades do fomento ultramarino, obra pintada a sépia sobre folha de ouro. «DACIANO DA COSTA» assina o projecto de arquitectura do interior e mobiliário, para a sala de jantar da Administração, bem como assentos para zonas públicas.
No dia do Centenário do "BNU" foi ainda inaugurado no átrio principal do edifício, o busto do seu fundador «FRANCISCO CHAMIÇO».
O edifício sofreu sucessivas campanhas de obras, na sua maioria de remodelação e ampliação dos espaços interiores, destacando-se as realizadas entre 1951 e 1967 da autoria do Arquitecto «CRISTIANO DA SILVA». É com as últimas obras de 1964 que o quarteirão é unificado num único edifício, distribuído por oito pisos, sendo um deles em cave, possuindo no total, uma área bruta de construção de 13 345 metros quadrados.
O governo do «DR. JOÃO AUGUSTO DIAS ROSAS» pessoa a quem todos reconheciam elevada competência em matérias económicas e financeiras e, pelo seu perfil, foi escolhido para substituir o governador anterior, que governou de 1973 a 1974.
Após a ocorrência do 25 de Abril de 1974, de imediato o Conselho Geral do Banco reuniu e decidiu "dever prestar, enquanto for considerado necessária, a sua colaboração à "JUNTA DE SALVAÇÃO NACIONAL" e ao seu programa, por representarem um caminho esclarecido da vida da sociedade portuguesa, dentro de um ESTADO DE DIREITO, com liberdade, com justiça e paz". Esta era a nota apensa ao Relatório e Contas de 1973, publicado em 1974.
O movimento de 25 de Abril levou à sessão de funções do Governador «DR. JOÃO AUGUSTO DIAS ROSAS» assim como de vários Vice-Governadores e dos Administradores. O professor Doutor «NUNO JOSÉ ESPINHOSA GOMES DA SILVA» foi investido no cargo de Governador do "BNU" entrando novos Administradores para os corpos directivos do Banco. O Decreto-Lei nº 203/74, declarava o «BANCO NACIONAL ULTRAMARINO» como nacionalizado a partir de 15 de Setembro ( 1 ). Apesar da nacionalização, o "BNU" continuava a exercer todas as funções conforme obrigação dos seus contratos e estatutos.

( 1 ) - DIÁRIO DO GOVERNO, 1ª Série, número 214, de 13.09.1974, pág. 1077-1079.

(CONTINUA) - (PRÓXIMO)-«RUA AUGUSTA [ XXIII]-O "BNU"(4)»

Sem comentários: