quarta-feira, 28 de março de 2012

RUA VÍTOR CORDON [ I ]

Rua Vítor Cordon - (2012) (Desenho adaptado da RUA VÍTOR CORDON e seu envolvente, sem escala - APS)
- LEGENDA -- 1)RUA VÍTOR CORDON; - 2)PALÁCIO DOS CONDES DE VILA FRANCA, DEPOIS DE "RIBEIRA GRANDE", ANTIGAS INSTALAÇÕES DA FNAT hoje INATEL; - 3)Edifício onde morreu o "CONDE DE MONSARAZ"; - 4)"CASA DO TESOURO" depois "HOTEL BRAGANÇA" e "C.R.G.E."; - 5)JUNTA DE FREGUESIA DOS MÁRTIRES; - 6)HOSPITAL DA ORDEM TERCEIRA DE S. FRANCISCO; - 7)TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS; - 8)EX-GOVERNO CIVIL DE LISBOA e PSP: - 9)FACULDADE DE BELAS ARTES; - 10)MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA-MUSEU DO CHIADO.
Rua Vítor Cordon - (1949) (Mapa XIII do Postigo do Duque ao Postigo dos Mártires) (O sobreposto a vermelho representa antes de 1755, o riscado a verde representa o actual) (A. Vieira da Silva é o autor do trabalho, publicado no livro II da Cerca Fernandina) in A CERCA FERNANDINA DE LISBOA
Rua Vítor Cordon ( 2012) ( A "RUA VÍTOR CORDON" majestosa, "olhando" o novo edifìcio no cimo, de "SIZA VIEIRA" in GOOGLE EARTH
Rua Vítor Cordon - (1960) Foto de Arnaldo Madureira (A "Direcção de Finanças dos CTT" na "Rua Vítor Cordon") in AFML

(RUA VÍTOR CORDON [ I ]

«A RUA VÍTOR CORDON»

A «RUA VÍTOR CORDON» (antiga "RUA DO FERRAGIAL DE CIMA) pertence a duas freguesias: «MÁRTIRES» e «ENCARNAÇÃO».
À freguesia dos «MÁRTIRES» são atribuídos os números ímpares de 1 a 21 e todos os números pares. Na freguesia da «ENCARNAÇÃO» os restantes números ímpares.
Começa no início da «CALÇADA DE SÃO FRANCISCO» e termina na «RUA ANTÓNIO MARIA CARDOSO» (antiga "RUA DO TESOURO VELHO").
É atravessada pela «RUA DOS DUQUES DE BRAGANÇA» (antiga "RUA DA LUTA"). De nascente para poente esta artéria fica ligada pelo seu lado direito ao «LARGO DA ACADEMIA NACIONAL DE BELAS ARTES»(antigo "LARGO DA BIBLIOTECA PÚBLICA") e ainda pela «RUA SERPA PINTO»(antiga "RUA NOVA DOS MÁRTIRES"). No mesmo percurso pelo lado esquerdo apresenta-se a «TRAVESSA DO FERRAGIAL» e um pouco mais à frente, do mesmo lado a «CALÇADA DO FERRAGIAL».
Todo este sítio por aqui, tal como a BAIXA, é completamente diverso no aspecto urbano e na topologia do que era antes de 1755.
Não existe possibilidade de, por palavras, se poder dar uma ideia das alterações sofridas.
A única artéria que tem sensivelmente o traçado antigo é a «RUA ANTÓNIO MARIA CARDOSO», chamada anteriormente de "RUA DO TESOURO VELHO", e que tinha uma comunicação no cimo da «VÍTOR CORDON», através do "Retiro da Severa", com a «RUA DO ALECRIM» (antiga "RUA DO CONDE"), hoje esse espaço foi ocupado por funcionais edifícios, projectados pelo Arquitecto «SIZA VIEIRA».
Em toda a sua extensão a «RUA VÍTOR CORDON» é ladeada por edificações sólidas com mais de cem anos que, com agrado, vamos assistindo à sua recuperação.
A «FREGUESIA DOS MÁRTIRES» segunda freguesia em antiguidade, que chegou a ter sua área de influência Paroquial muito perto de OEIRAS, nos séculos subsequentes veria o seu território a ser incorporado noutras freguesias. No próximo ano, com a nova "REFORMA ADMINISTRATIVA" será integrada com outras 12 freguesias limítrofes, e passará a chamar-se «SANTA MARIA MAIOR», (sem neste momento termos uma confirmação definitiva).
No local onde esta freguesia está a funcionar, esteve instalado de 1884 a 1973 o «GINÁSIO CLUBE PORTUGUÊS».
A área do «CONVENTO DE S. FRANCISCO» (próximo à "RUA VÍTOR CORDON") era de tal forma extensiva, que o povo passou a chamar de «A CIDADE DE S.FRANCISCO». Quatro estabelecimentos governamentais estavam instalados neste enorme casarão, embora possamos não incluir o «GOVERNO CIVIL» e a «PSP». São eles: «BIBLIOTECA NACIONAL», «ESCOLA DE BELAS-ARTES», «MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA» e «ACADEMIA NACIONAL DE BELAS-ARTES». Todos estes nomes ao longo dos anos foram alterando e a «BIBLIOTECA NACIONAL» terá mesmo saído para novas instalações no «CAMPO GRANDE».
Nesta RUA fica também a casa onde faleceu o "1º Conde de Monsaraz" e a residência nos tempos idos dos «CÂMARAS», "CONDES DE VILA FRANCA" e mais tarde "CONDE DA RIBEIRA GRANDE".
Passamos depois pelo «HOSPITAL DA ORDEM TERCEIRA» na «RUA SERPA PINTO» e ainda iremos falar do incidente nesta RUA com o "VISCONDE DA RIBEIRA BRAVA". A «CASA DO TESOURO» será uma referencia como o "guarda-jóias" dos "DUQUES DE BRAGANÇA" antes da subida ao trono como rei «D. JOÃO IV» oitavo "DUQUE DE BRAGANÇA". O «HOTEL BRAGANÇA» ao cimo da «RUA VITOR CORDON», com seus hospedes ilustres e sua privilegiada vista sobre o RIO TEJO. A antecessora da INATEL, a «FNAT», será abordada na sua parte cultural e recreativa, designadamente nos seus serões para trabalhadores, o seu coro misto (onde eu me incluo) e seu Maestro.
O busto no centro do «LARGO DA ACADEMIA NACIONAL DE BELAS ARTES», uma consagração à memória do «VISCONDE DE VALMOR» homem que protegeu as Belas-Artes, é da autoria de «TEIXEIRA LOPES».
Aquando da destruição pelo terramoto de 1755 o terreno da primitiva «IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS MÁRTIRES» foi arrasado. Sabe-se que uma parte do seu terreno, está hoje ocupado com o leito da «RUA VÍTOR CORDON», e o restante com o prédio número 2 e 6-A da mesma rua.
(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA VÍTOR CORDON[ II ]-FREGUESIA DOS MÁRTIRES (1)»

2 comentários:

joão cotrim disse...

Permito-me um comentário/correcção:
no local onde funciona a Junta de freguesia, R/C e Sobreloja, funcionava um armazém de papel, a firma Rover/e (?) e nos andares superiores, de facto o GCP. Essa firma armazenista de papel possuia outra dependencia na mesma rua, junto à CGTP. A empresa era de dois sócios sendo um deles meu avô materno de seu nome João Vasques Fernandes.

APS disse...

Caro João Cotrim
Agradeço a sua informação referente à firma que ocupou o r/c e a sobre-loja do número 22. É pena não se saber desde quando e até quando, a firma do seu avô existiu no prédio. Possivelmente foi na saída dessa firma que a Junta aí se instalou. É curioso que a "Junta de Freguesia dos Mártires" não conta a sua história depois da separação Igreja-Estado, mais concretamente depois de 1913.
Mas é natural que tivesse habitado noutro local dentro da sua jurisdição, e tenha ocupado estas instalações depois da CML adquirir o edifício.
Também quando relaciono o local onde está a Freguesia e o GCP, é uma referencia de localização.
Obrigado pelo seu comentário e volte sempre.
Cumprimentos
APS