sábado, 2 de junho de 2012

AVENIDA D. CARLOS I [ I ]

 Avenida D. Carlos I - (2012) (Desenho adaptado da "AVENIDA D. CARLOS I" e seu envolvente, sem escala - APS - LEGENDA - 1) AVENIDA D. CARLOS I - 2)REGIMENTO DE SAPADORES BOMBEIROS - 3)ANTIGO CONVENTO DA ESPERANÇA - 4)CHAFARIZ DA ESPERANÇA - 5)LARGO VITORINO DAMÁSIO - 6)CONVENTO DE SÃO BENTO(Assembleia da República) - 7)PALÁCIO FLOR DA MURTA - 8)ANTIGO CONVENTO DAS FRANCESINHAS.  As RUAS assinaladas com dois traços vermelhos, já foram publicadas neste blogue.
 Avenida D.Carlos I - (2012) - (Um troço da "AVENIDA D.CARLOS I" de sul para norte, no lado esquerdo podemos ver o início do "LARGO VITORINO DAMÁSIO") in GOOGLE EARTH
 Avenida D. Carlos I - (2012) ("Avenida D. Carlos I" na parte sul. À direita o "QUARTEIRÃO DE SANTOS", à esquerda o bonito edifício projectado pelo Arquitecto "TOMÁS TAVEIRA") in GOOGLE EARTH
 Avenida D.Carlos I - (1856-1858) - (Conjugação das cartas topográficas de LISBOA Nº41 e  Nº49 de Filipe Folque, de sul para norte o "Convento da Esperança" a nascente o "Palácio da Flor de Murta". A noroeste, primeiro o "Convento das Francesinhas" seguido do "Convento de S, Bento") in ATLAS DA CARTA TOPOGRÁFICA DE LISBOA
Avenida D. Carlos I - Foto de  (195_) Eduardo Portugal (Planta da zona onde estão os Conventos: «DA ESPERANÇA», «DAS FRANCESINHAS», «DAS INGLESINHAS» e de «SÃO BENTO DA SAÚDE» em 1807) in AFML

AVENIDA D. CARLOS I [ I ]

«A AVENIDA D. CARLOS I ( 1 )»

A «AVENIDA DOM CARLOS I» pertence a três freguesias.
À freguesia de «SANTOS-O-VELHO», todos os números ímpares. À freguesia de «S. PAULO» do número 2 ao número 120. Na freguesia de «SANTA CATARINA» do nº 122 em diante. Começa na «AVENIDA 24 DE JULHO» no número 48, e finaliza na «CALÇADA DA ESTRELA» no Nº 41. É atravessada pela «CALÇADA MARQUÊS DE ABRANTES», tem no seu lado direito de sul para norte a «RUA DOM LUÍS», «RUA CAIS DO TOJO», «RUA DO MERCA-TUDO»   seguindo-se a «RUA DO POÇO DOS NEGROS». No lado esquerdo igualmente de sul para norte encontramos o «LARGO VITORINO DAMÁSIO», «RUA DA ESPERANÇA» e «RUA DOS INDUSTRIAIS». 

A actual «AVENIDA DOM CARLOS I» ou parte dela já foi denominada por  vários topónimos em diversas épocas. No troço inicial que começa na «AV. 24 DE JULHO» até à antiga «RUA VASCO DA GAMA» (esta última artéria fazia parte do actual "LARGO VITORINO DAMÁSIO") teve aquando da sua abertura, o nome de «RUA DO DUQUE DA TERCEIRA». Foi também em 1889 a «RUA D.CARLOS», «AVENIDA DAS CORTES» depois da  proclamação da República em 1910, ainda lhe chamaram de «AVENIDA PRESIDENTE WILSON» embora em edital de 23 de Dezembro de 1948, tomasse o topónimo de «AVENIDA D. CARLOS I» como consta na actualidade.

No século XVI, LISBOA propriamente dita acabava, no que diz respeito ao lado ocidental, nas «PORTAS DE SANTA CATARINA», ou seja, no actual «CHIADO». Seguia-se depois a encosta do «COMBRO» e, passada esta, entrava-se em terras ditas da «BOAVISTA», numa suave colina que subia até à «LAPA» de hoje. O facto de estar fora de portas não implicava, porém, que toda essa zona estivesse despovoada. Pelo contrário, cedo se viu que os terrenos que hoje fazem parte das freguesias de «SANTA CATARINA» e «SANTOS-O-VELHO» suscitavam interesse de ordens religiosas e de simples particulares para edificarem suas habitações.

Assim, uma fidalga de ascendência Castelhana, «D. ISABEL DE MENDANHA» (esposa de D. João de Meneses) - cuja família tinha vindo para PORTUGAL no tempo de «D. AFONSO V» - decidiu fundar um Convento destinado essencialmente a senhoras nobres.
Para tanto, foi pedida a necessária autorização ao «PAPA CLEMENTE VII» e à Sede da ORDEM à qual pretendia recolher-se: a «ORDEM SERÁFICA» ramo Franciscano, que tivera como primeira abadessa, a própria "SANTA CLARA".
Para instalar o Convento, escolheu «D. ISABEL DE MENDANHA» a antiga  "Quinta da Sizana" que ficava abaixo da encosta da (actual "CALÇADA DO COMBRO") e já na vertente da colina da «BOAVISTA». Aí se fez a edificação, tomando a casa o nome de «MOSTEIRO DA PIEDADE DA BOA VISTA», também conhecido pelo «MOSTEIRO DA ESPERANÇA».
Quem hoje quiser situar o «CONVENTO DA ESPERANÇA», basta imaginar e olhar para o actual «QUARTEL DO REGIMENTO DE SAPADORES BOMBEIROS», era exactamente nesse lugar!

(CONTINUA) - (PRÓXIMA) -«AV.D CARLOS I [ II ] - A AVENIDA D. CARLOS I (2)»

Sem comentários: