sábado, 4 de agosto de 2012

PRAÇA DOS RESTAURADORES [ I ]

 Praça dos Restauradores - (2012) - (Desenho adaptado da "Praça dos Restauradores" e seu envolvente s/escala) APS - LEGENDA - 1)Praça dos Restauradores - 2)Palácio dos Condes de Castelo Melhor -  3)Palácio Foz -  4)Monumento aos Restauradores - 5)Eden Teatro - 6)Hotel Avenida Palace. As RUAS assinaladas com traço vermelho, já foram publicadas neste blogue.
 Praça dos Restauradores - (2010) - Foto de autor não identificado (Panorama da "Praça dos Restauradores") in STRAWBERRY WORLD LISBOA
 Praça dos Restauradores - (19__) Litografia a cores (A "Praça dos Restauradores" no início da "Avenida da Liberdade" e no lado esquerdo o "Palácio Foz") in LISBOA DE FREDERICO RESSANO GARCIA (1874-1909).
Praça dos Restauradores - (1920) Foto de Autor não identificado ("Praça dos Restauradores" nos anos 20 do século passado) in ALMA APAIXONADA
Praça dos Restauradores - (1938) - Eduardo Portugal (Panorama da "Praça dos Restauradores" nos anos 30 do século passado) in AFML 
Praça dos Restauradores - (1 de Dezembro de 1886) Autor da foto não identificado (Inauguração do Monumento aos Restauradores, vendo-se na tribuna o Rei D. Luís. Ao fundo os terrenos que hoje representam a "Avenida da Liberdade") in A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

(CONTINUAÇÃO) - PRAÇA DOS RESTAURADORES [ I ]

«A PRAÇA DOS RESTAURADORES»

A «PRAÇA DOS RESTAURADORES» pertence à freguesia de «SANTA JUSTA». Tem o seu início na «RUA 1º DE DEZEMBRO» (antiga "Rua do Príncipe") e finaliza na «AVENIDA DA LIBERDADE» (junto do antigo "Passeio Público").
Convergem para esta "PRAÇA" do seu lado esquerdo a «CALÇADA DA GLÓRIA», no lado direito a «RUA JARDIM DO REGEDOR», «TRAVESSA DE SANTO ANTÃO» e «RUA DOS CONDES».
Logo a seguir ao terramoto de 1755, o espaço entre o actual «LARGO D. JOÃO DA CÂMARA» (antigo "Largo de Camões") e a «PRAÇA DOS RESTAURADORES» estava amplo sem edificações, era um estreito caminho ou mais propriamente dito; o prolongamento da setecentista «RUA DE VALVERDE» (actual "Rua 1º de Dezembro"). Nos terrenos onde se instalou a «ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO ROSSIO», projecto do arquitecto «JOSÉ LUÍS MONTEIRO», existiu em tempos o célebre «CIRCO WHYTTOYNE» (apelido do palhaço "HENRY", que trabalhara no «CIRCO PRICE», junto do «SALITRE». O Circo ocupava grande parte dos jardins que pertenceram aos Jesuítas, sendo inaugurado em 1875, terá ardido alguns anos depois.
No ano de 1881 era transformado nos «RECREIOS» ou «COLISEU DOS RECREIOS», que terá desaparecido pelo ano de 1887. Foi este "COLISEU" que deu origem ao actual «COLISEU DOS RECREIOS», agora instalado na «RUA DAS PORTAS DE SANTO ANTÃO».
O Governo do «MARQUÊS DE POMBAL» terá eventualmente comprado algumas quintas e hortas no início dos «RESTAURADORES», atendendo que previa para LISBOA, um alinhamento tanto no seu aspecto edificado como alargar para norte os arruamentos. 
No terceiro quartel do século XVIII o «PASSEIO PÚBLICO», mandado abrir, pelo «MARQUÊS DE POMBAL», começava por alturas da praça a que hoje chamamos de «PRAÇA DOS RESTAURADORES». Depois, com as remodelações ordenadas por «ROSA ARAÚJO», passou a ser naquele espaço uma espécie de antecâmara da «AVENIDA DA LIBERDADE».
Mas o nome da "PRAÇA" tem fácil explicação: desde 1861, ano da sua fundação, que a «COMISSÃO CENTRAL PRIMEIRO DE DEZEMBRO DE 1640», (antecessora da "Sociedade Histórica da Independência de Portugal") pugnava pela construção de um monumento evocativo da restauração da Monarquia portuguesa. Pensou-se primeiro num pequeno padrão colocado em frente do «PALÁCIO ALMADA» (mais conhecido actualmente como "Palácio da Independência") e chegou a ser feito um projecto em 1871. Mas depois, com grande tenacidade, aquela associação entregou-se à colecta e reunião de recursos necessários à realização de uma obra que se reputou de patriótica.
Abriu assim subscrições em PORTUGAL e no BRASIL, gerida por uma Comissão sob a presidência do «MARQUÊS DE SÁ DA BANDEIRA», reunindo uma soma que ultrapassou os mil contos de réis. Obtiveram então do GOVERNO e da CÂMARA, as necessárias autorizações para edificar o "MONUMENTO", que viria a dar o nome à «PRAÇA». 

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) «PRAÇA DOS RESTAURADORES [ II ] -O PALÁCIO DOS CONDES DE CASTELO MELHOR NOS RESTAURADORES» 

Sem comentários: