quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PRAÇA DOS RESTAURADORES [ IV ]

 Praça dos Restauradores - (2002) Foto de Andres Lejona (Monumento na "Praça dos Restauradores" comemorando o 1º de Dezembro de 1640) in AFML
 Praça dos Restauradores - (2010) Foto de autor não identificado (Obelisco comemorando a libertação de Portugal do domínio Espanhol em 1 de Dezembro de 1640) in WIKIPÉDIA
 Praça dos Restauradores - (2009) Foto de Ligh Warrior (Pormenor da escultura simbolizando o "Génio da Vitória" de "Simões de Almeida" virada a norte na PRAÇA DOS RESTAURADORES) in WIKIPÉDIA
 Praça dos Restauradores - (2005) Foto de Manuel Costa Alves (Pormenor do "Génio da Liberdade e da Independência" virado a Sul na "Praça dos Restauradores") in ARTE PÚBLICA
Praça dos Restauradores - (1888-06) Foto de autor não identificado ("Praça dos Restauradores" e "Avenida da Liberdade"(ainda não totalmente construída) para Norte, podemos ver os pavilhões da "Exposição Industrial e Agrícola") in AFML

(CONTINUAÇÃO) - PRAÇA DOS RESTAURADORES [ IV ]

«O MONUMENTO CONSAGRADO À RESTAURAÇÃO E RECONQUISTA DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL (2)»

Continuando ainda a assinalar as inscrições laterais no OBELISCO dos Restauradores.
15 DE AGOSTO DE 1648
-  Perante a decadência provocada pela dominação filipina, PORTUGAL foi alvo de ataques exteriores; assim os holandeses apoderaram-se de várias terras portuguesas no Ultramar. Nesse ano «SALVADOR CORREIA DE SÁ»(1591-1688) parte do BRASIL com forças expedicionárias e consegue que ANGOLA volte ao domínio português.
27 DE JANEIRO DE 1654
-  Os portugueses do BRASIL pegam em armas para expulsar o usurpador holandês.
22 DE JUNHO DE 1658
-  Forças portuguesas cercam BADAJOZ
14 DE JANEIRO DE 1659
-  A Praça de ELVAS é sitiada pelos Castelhanos.
08 DE JUNHO DE 1663
-  A Praça de ÉVORA tinha capitulado perante forças espanholas de «D. JOÃO DE ÁUSTRIA» que a tinha sitiado. O O Conde de «VILA-FLOR» organiza e prepara um exército que ataca o inimigo em AMEIXIAL infligindo-lhe grande derrota.
24 DE JUNHO DE 1663
-  Após AMEIXIAL, o exército português preparou-se para reconquistar ÉVORA.
02 DE JULHO DE 1663
-  ALMEIDA, depois de assistir nos arredores a várias escaramuças entre forças portuguesas e espanholas, resiste a uma acção ofensiva do inimigo.
03 DE JULHO DE 1664
-  O «DUQUE DE OSSUMA» cerca «CASTELO RODRIGO».
14 DE JUNHO DE 1665
-  VILA VIÇOSA sofre um ataque dum exército espanhol comandado por «D. LUIZ DE BENEVIDES CARRILHO E TOLEDO».
17 DE JUNHO DE 1665
-  FILIPE IV DE ESPANHA organiza um grande exército e entrega-o ao comando do «MARQUÊS DE CARACENA». PORTUGAL é invadido pelo ALENTEJO, e não muito longe de ESTREMOZ dá-se o encontro com o exército português do «CONDE DE CASTELO MELHOR». A luta travada em MONTES CLAROS foi de grande violência e terminou em triunfo para as forças portuguesas.
13 DE FEVEREIRO DE 1668 
-  Renovadas as negociações já anteriormente iniciadas, é finalmente assinado o TRATADO DE PAZ. PORTUGAL confirma assim a sua posição de Nação livre e independente.

Estão assim inscritos neste monumento as datas que consolidaram a Independência de Portugal. No OBELISCO são também visíveis as armas de PORTUGAL e as de LISBOA. O Monumento tem cerca de 30 metros de altura, foi inaugurado às quatro horas da tarde  do dia 28 de Abril de 1886, em cerimónia igualmente presidida pelo rei «D. LUÍS» acompanhado do príncipe «D. CARLOS».

Com a eventual supressão (possivelmente no próximo ano de 2013) do feriado que assinalava a data da INDEPENDÊNCIA NACIONAL, "O PRIMEIRO DE DEZEMBRO", esperamos que um dia não venha alguém dizer que já não faz sentido comemorarmos as  nossas vitórias, e mandar também deitar abaixo, o OBELISCO que até hoje, simboliza a nossa «INDEPENDÊNCIA»... muito embora ela esteja a fugir do nosso controlo, a cada momento da nossa história.

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «PRAÇA DOS RESTAURADORES [ V ] - O PALÁCIO FOZ» 

4 comentários:

Manuel Tomaz disse...

Sou leitor assíduo do seu blogue, reconheço-lhe uma grande qualidade em todos êles. Porém. o de hoje, tocou-me profundamente. Parabéns.

José Leite disse...

Caro Agostinho

É sempre um prazer visitar ou revisitar este blogue único no seu tema.

Aproveito para o felicitar acerca da última série acerca da da Av. D. Carlos I.

Realmente quando circulamos em alguma artéria da nossa Lisboa, não imaginamos a história e histórias, que a mesma encerra, pelas dezenas de anos da sua existência.

Por isso a extrema utilidade e necessidade da existência deste blogue, como já referi, único.

Aproveito para lembrar que a estátua «Génio da Liberdade e da Independência», foi adoptada para símbolo da já extinta «A Nacional - Companhia de Seguros» fundada em 17 de Abril de 1906, tendo sido nacionalizada em 15 de Março de 1975 e posteriormente integrada na «Tranquilidade - Companhia de Seguros E.P.» em 1979.

Um abraço

José Leite

APS disse...

Caro Manuel Tomaz
O meu agradecimento pelo seu elogio a este Blogue.
E assim dizia o poeta... "a vida é feita de pequenos nadas".
Despeço-me com amizade,
APS

APS disse...

Caro José Leite
Fico muito agradecido pelas suas palavras.
Tal como eu o amigo sabe quão difícil é manter a "chama viva". Umas vezes estamos bem, outras menos mal, outras assim assim. No entanto procuramos sempre dar o nosso melhor, embora os resultados só possam aparecer a médio ou longo prazo.
Já tinha visto o símbolo da "A NACIONAL", mas não tinha associado ao "Génio da Liberdade", estamos sempre a aprender. Por ironia do destino o meu último director do "Jornal do Comércio" era nos anos 60 do século passado, um dos donos dessa seguradora o "Dr. Fausto Lopo de Carvalho".
Lembro-me também de o meu pai ter esse "Ícone" pregado numa das portas da casa que possuía-mos na "Cova do Vapor".
Renovando os meus agradecimentos despeço-me com amizade, desejando um bom fim de semana.
Um abraço
APS