sábado, 13 de outubro de 2012

PRAÇA DO CHILE [ XIV ]

 Praça do Chile - (2011) - Foto de Eduardo Martinho - (A nova "Igreja de S. Jorge de Arroios" entre a "Rua Alves Torgo" e a "Rua Carlos José Barreiros" frente ao "Largo de Arroios") in TEMPO DE RECORDAR
 Praça do Chile - (2011) Foto de João Carvalho (Entrada da nova "Igreja de S. Jorge de Arroios" com o Cruzeiro no adro, virado para o "Largo de Arroios" in WIKIPÉDIA
 Praça do Chile - (194_) Foto de Eduardo Portugal  ("Igreja de S. Jorge de Arroios", fachada principal antes das grandes obras de transformação) in AFML
 Praça do Chile - (194_) Foto de autor não identificado ("Largo de Arroios" e "Igreja de S. Jorge de Arroios") in PARÓQUIA DE S. JORGE DE ARROIOS
Praça do Chile - (ant. a 1970) Gravura de J. Novaes Jr. (A antiga "Igreja de S. Jorge de Arroios" entre as ruas "Alves Torgo" e "Carlos José Barreiros", demolida e alterada em 1970) in LISBOA de Alfredo Mesquita

(CONTINUAÇÃO) - PRAÇA DO CHILE [ XIV ]

«A IGREJA PAROQUIAL DE S. JORGE DE ARROIOS»

A «IGREJA PAROQUIAL DE SÃO JORGE DE ARROIOS» pertence ao distrito eclesiástico de LISBOA e sucessivamente ao bispado, arcebispado e patriarcado de LISBOA.
Surge citada numa escritura de 25 de Maio de 1168, e no "SÍNODO" de 1191. Era uma pequena freguesia, estava localizada junto à «TRAVESSA DAS MERCEEIRAS» à "SÉ PATRIARCAL".
Ficou destruída pelo sismo de 1 de Novembro de 1755, sendo o culto transferido para a Ermida de "Santa Bárbara" em ARROIOS, no antigo palácio de «INÁCIO LOPES DE MOURA» (hoje demolida).
No ano de 1770 foi transferida para o bairro das "OLAIAS", freguesia dos "ANJOS", paróquia com matriz do "Senhor Jesus da Boa Sorte" e "Santa Via Sacra".
Em 1818, o governo de então mandou transferi-la para a Capela de "Santa Rosa de Lima", no palácio dos Senhores de MURÇA, depois fábrica de "Lanifícios de Arroios". Aí permaneceu até  8 de Novembro de 1929, data da transferência solene da freguesia para a Igreja do "Largo do Cruzeiro de Arroios".
A partir de 1895, por motivos de obras, esteve instalada na "Capela Nª. Sª. do Pópulo", no palácio dos "Condes de Linhares" e na Igreja do "Convento Nª. Sª. da Conceição" em Arroios. Em 1 de Janeiro de 1898 reabriu ao culto.
Por Decreto de 8 de Junho de 1916 a denominação da paróquia foi modificada para «ARROIOS». ( 1
A "Igreja de S. Jorge de Arroios" que na sua simplicidade, tinha uma fachada banal, uma única porta e três janelas envidraçadas, só as pilastras de ordem jónica lhe acrescentaram um apontamento arquitectónico mais interessante.
Esta igreja de aspecto pobre, embora cheia de claridade, possuía uma única única nave e ostentava quatro capelas laterais: do lado esquerdo, a começar na entrada do templo, a primeira capela é dedicada a «S. MIGUEL», «Nª. Sª. DO CARMO» e «Nª. Sª. DO PERPÉTUO SOCORRO», a segunda (antiga do Santíssimo) é do «SENHOR DOS PASSOS» e de «Nª. Sª. DAS DORES»; do lado direito as capelas são do «SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA» e «SANTA TERESINHA», a primeira é do «SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS» e «SANTA CECILIA», a segunda. Nos topos existem os altares pequenos de «SANTO ANTÓNIO» e de «Nª. Sª. DE FÁTIMA».
A Capela-mor guarda o "Santíssimo" no centro do altar, e sobre ele a imagem, tão graciosa, embora sem valor artístico, de «SÃO JORGE»; nos lados «Nª. Sª. DA CONCEIÇÃO» e «SÃO JOSÉ». 
A Igreja do século XIX foi demolida no ano de 1970 por se considerar pequena, dando origem à actual Igreja, uma construção moderna cujo espaço amplo acompanhou o aumento progressivo da população. 
O Monumento que inicialmente se situava na sacristia da antiga Igreja demolida, está hoje no adro do actual templo, trata-se do antigo «CRUZEIRO DE ARROIOS», que no seu início estava colocado no antigo «LARGO DE ARROIOS»

-( 1 ) - Catálogo do maço 1 da Colegiada de São Jorge de Arroios (C 1038_1) antigo tomo 1 (f.1-362).

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «PRAÇA DO CHILE [ XV ] -A ESTÁTUA DO NAVEGADOR PORTUGUÊS FERNÃO DE MAGALHÃES».

Sem comentários: