sábado, 17 de novembro de 2012

RUA NORBERTO DE ARAÚJO [ III ]

 Rua Norberto de Araújo - (2002) Foto de Andres Lejona (A "Cerca Moura de Lisboa" na "RUA NORBERTO DE ARAÚJO" em Alfama) ( Esta foto abre em tamanho grande) in AFML
 Rua Norberto de Araújo - (2010) Foto Luis Paiva Boléo (A "Rua Norberto de Araújo" em Alfama) in PANORAMIO
 Rua Norberto de Araújo - (entre 1898 e 1908) Foto de autor não identificado (Início da "Rua Norberto de Araújo" traseiras da "Igreja de Santa Luzia") (Esta foto abre em tamanho grande) in AFML
 Rua Norberto de Araújo, 85 a 93 - (entre 1898 e 1908) Foto de autor não identificado (A "Rua Norberto de Araújo" até 1956 esta rua era chamada de "Calçada São João da Praça" em Alfama) (Esta foto abre em tamanho grande) in AFML
 Rua Norberto de Araújo -(entre 1898 e 1908) Foto de autor não identificado (A "Rua Norberto de Araújo" antiga "Calçada de São João da Praça") in AFML
Rua Norberto de Araújo - (Anos vinte do século XX)? Foto de autor não identificado (Uma das fotos de "NORBERTO DE ARAÚJO" possivelmente no inicio anos vinte, que retirei do blogue "Lisboa no Guiness" ao qual agradeço) in LISBOA NO GUINESS


(CONTINUAÇÃO) - RUA NORBERTO DE ARAÚJO [ III ]

«NORBERTO DE ARAÚJO, UM ALFACINHA DE RAZÃO E CORAÇÃO ( 2 )»

O génio de «NORBERTO DE ARAÚJO» não era possível caber em colete bonito mas apertado.
Assim, estudando à noite, concluiu o curso dos liceus e matriculou-se no «CURSO SUPERIOR DE LETRAS».
Entretanto o director da «IMPRENSA NACIONAL» "LUÍS DEROUET", tinha já reparado na inquietude do jovem «NORBERTO DE ARAÚJO». Recomendou-o para o jornal «O MUNDO» (na Rua da Misericórdia) e aí começou, então, uma das mais fascinantes carreiras jornalísticas de  que há memória.
Em 1917, trocou "O Repórter" o seu primeiro periódico pelo diário "A MANHÃ". Para abreviar descrições, diga-se apenas que, ao fim de seis meses, era co-proprietário. Mas o importante não é isso: "NORBERTO DE ARAÚJO" revelou-se como um verdadeiro revolucionário do estilo jornalístico, na reportagem, na crónica, na entrevista, usando uma forma muito pessoal de narrar e de transmitir ao público as suas impressões.
Depois do diário «A MANHû, fez o périplo habitual na época, trabalhando no «DIÁRIO DE NOTÍCIAS» e no «SÉCULO DA NOITE». Mas foi no «DIÁRIO DE LISBOA» que o seu nome se consagrou. Redactor principal daquele vespertino, foi desde 1923, autor da "Página das Quintas-Feiras", em que dissertava sobretudo sobre temas literários. Outra secção, que iniciara no «DIÁRIO DE NOTÍCIAS», foi recheada de verdadeiras pérolas da arte de bem escrever: chamava-se: "MINIATURAS" e servia ao autor como verdadeiro escape livre para falar de qualquer tema. Muitas dessas crónicas foram reunidas em livro.
Distingue-se também na reportagem internacional, trabalhando em Espanha, França, Itália, Marrocos e Brasil, país a que acompanhou o presidente «ANTÓNIO JOSÉ DE ALMEIDA».
Embora essencialmente jornalista, «NORBERTO DE ARAÚJO» não se limitou à arte de contar em papel facilmente perecível. O teatro e o romance suscitaram o seu interesse. Para o primeiro escreveu, por exemplo e entre outras peças, «DENTRO DO CASTIGO», representada no «TEATRO NACIONAL», ou «DIÁLOGOS DE DUAS MULHERES», que foi à cena no «TEATRO DA TRINDADE». No romance destacam-se, pela popularidade atingida e traduções de que foram alvo, «FADO DA MOURARIA» e «NOVELA DE AMOR HUMILDE». Mas são apenas exemplos da muita produção.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)-«RUA NORBERTO DE ARAÚJO [ IV ]-NORBERTO DE ARAÚJO, UM ALFACINHA DE RAZÃO E CORAÇÃO (3)»

2 comentários:

MLisboa disse...

Como gosto muito do seu blog, deixei um selo para si no meu Lisboa.
Bjinho
O.

APS disse...

Agradeço a referencia da amiga MLisboa a este blogue. Nomeadamente a selos de distinção, não está nos meus propósitos fazer quaisquer referencia de propaganda.
Acho eu, que a melhor propaganda que se pode fazer a um blogue, é apresentar um tema interessante, aceitável e ser rigoroso no seu conteúdo.
Já não é a primeira vez que sou indicado para este género de "gratificações" e tenho recusado sempre, ficaria mal com a minha consciência se agora privilegiasse a amiga MLisboa.
Peço imensa desculpa pela minha atitude, desejo-lhe muitas felicidades para o seu blogue de «LISBOA».
Despeço-me com amizade
APS