sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

BOAS FESTAS



Desejo a todos os "Bloguistas" e amigos, FELIZ NATAL e um bom ANO  de 2013      - APS -

Vamos  fazer  uma  pausa,  voltaremos  se  Deus  quiser  no próximo  ANO com mais RUAS.  Até lá espero que vivamos esta quadra com espírito NATALÍCIO.

(PRÓXIMO)-«RUA ALEXANDRE DE BRAGA [ I ] - A RUA ALEXANDRE DE BRAGA E O JORNALISTA PORTUENSE».

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ÍNDICE ALFABÉTICO DE TODAS AS ARTÉRIAS PUBLICADAS DURANTE OS ANOS DE: 2008-2009-2010-2011 e 2012.








PARA  EXAMINAR  DETALHADAMENTE  AS  PÁGINAS

A) - Deve carregar simultâneamente em Ctrl + clique na imagem para abrir um separador.
B) - Clique no separador para observar a imagem ampliada.

(Algumas das freguesias aqui apresentadas, só funcionarão até 31 de Dezembro de 2012)

[As FREGUESIAS aqui publicadas durante estes anos vão, possivelmente, (algumas) ser agregadas noutras, formando uma nova nomenclatura a partir de 01.01.2013]

Durante estes anos foram EDITADAS - Avenidas (20); Beco (1); Cais (1); Calçadas (7); Campos (3); Jardim (1); Largos (9); Patio (1); Poço (1); Praças (16); Ruas (102); Terreiro (1); Travessas (6).


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ÍNDICE DE ARTÉRIAS EDITADAS EM - 2012


 POR ARTÉRIAS

POR FREGUESIAS (em vigor até 31 de Dezembro de 2012)

ÍNDICE DE AVENIDAS, CAMPO, JARDIM, LARGOS, PRAÇAS E RUAS DE LISBOA TRATADAS NESTE BLOGUE DURANTE O ANO DE 2012

O ÍNDICE está representado por ordem alfabética de ARTÉRIAS e FREGUESIAS.

Foram retratadas neste blogue durante o ano de 2012 - 4 AVENIDAS; 1 CAMPO; 1 JARDIM; 2 LARGOS; 3 PRAÇAS; e 10 RUAS, num total de 96 publicações.

PENSAMENTOS:
«O tempo chega sempre; mas há casos em que não chega a tempo - CAMILO CASTELO BRANCO»
«Sê grande na acção como forte no pensamento - SHAKESPEARE

(PRÓXIMO) - ÍNDICE ALFABÉTICO DE TODAS AS ARTÉRIAS PUBLICADAS DURANTE OS ANOS DE: 2008 - 2009 - 2010 - 2011 e 2012.

sábado, 8 de dezembro de 2012

RUA DO LORETO [ IV ]

 Rua do Loreto - (2008) Foto de Barragon - (Um troço da "Rua do Loreto" próximo do edifício do Cinema) in PANORAMIO
 Rua do Loreto - (2012) - (O "Cine Paraíso" de portas abertas na "Rua do Loreto" Nºs. 15 e 17. Nesta altura já tinha acabado a tabacaria que existia no nº 17, mas a "Sapataria Diplomata" continua persistente) in GOOGLE EARTH
 Rua do Loreto - (2008) - Foto de Barragon (O edifício do Cinema, na "Rua do Loreto") in PANORAMIO
 Rua do Loreto - (1977) Foto de Vasques (O "Cinema Salão Ideal" na "Rua do Loreto" no primeiro andar a "Remington" uma grande marca de máquinas de escrever da época) in AFML
 Rua do Loreto - (início do sec. XX) Foto de Alberto Costa Lima (A Alfaiataria "A Couto" no 1º andar da "Rua do Loreto" e esquina para a "Rua da Emenda") in AFML
Rua do Loreto - (1909) - (Um recorte de jornal  anunciando que o "Salão Ideal" na "Rua do Loreto" apresenta os mais lindos e originais espectáculos de Lisboa) in RESTOS DE COLECCÃO


(CONTINUAÇÃO) - RUA DO LORETO [ IV ]

«O CENTENÁRIO CINEMA DO LORETO ( 3 )»

Ainda do «SALÃO IDEAL». Passou o tempo, a descoberta de "JÚLIO COSTA" foi adoptada por outras salas na baixa. A frequência do "SALÃO IDEAL" foi mudando e em breve era constituída essencialmente por ardinas que se deslocavam ao vizinho "BAIRRO ALTO" em busca dos jornais e, ou enquanto esperavam ou no fim da faina, passavam o tempo a ver fitas.
O velho "Salão Ideal" não era já uma sala elegante e em breve passava a realizar sessões contínuas, do princípio da tarde à meia-noite. Os preços eram acessíveis, mas, mesmo assim, para cativar a juventude, foi instituído o sistema de se poder arranchar - isto é: poderem entrar dois espectadores jovens com um único bilhete.
Cada um que chegava, escolhia ou arranjava parceiro: "arranchava".
Foi o tempo em que à semelhança do que acontecia com salas congéneres, a arraia miúda lisboeta começou a conhecer o cinema por "piolho do Loreto" .
Ainda conservava porém, a configuração antiga: uma rampa que conduzia à plateia, uma "sala de fumo" no andar superior, adornada com retratos de vedetas de várias nacionalidades, o balcão ao nível da entrada, ao contrário do que era costume noutras salas.
Nova fase se seguiu, já em época mais chegada. O "Salão Ideal" mudou de rumo, nos anos 70; passou a «CINE CAMÕES» e deixou de dar as sessões contínuas,  os filmes de "cow-boys" e de capa e espada. Houve obras de remodelação e no ecrã passaram a ser exibidos filmes indianos, com o seu cortejo de beldades orientais e "dramalhões" pesados.
A última mudança tinha-se processado há poucos anos quando, depois de algum tempo de encerramento, surgiu novo nome e nova faceta: «CINE PARAÍSO» se chamava agora o cinema e, como se disse, dedicou-se aos filmes pornográficos. 
Oxalá esta "onda de ciclos" efectuada corresponda a um belo futuro para a centenária sala do "LORETO"! É sempre tempo  para mudar.
Salvo melhor opinião, o destino destas salas antigas, pequenas, cheias de tradição cinematográfica de outros tempos, deveria ser este mesmo; o de servirem para ciclos de filmes, apresentados por ordem temática, por realizadores, por qualquer critério válido. Serem, afinal, complemento da Cinemateca.
Como curiosidade, não queria deixar de referir que já existiu, nos alvores do século XX na "Rua da Palma" (hoje ocupado por prédios e lojas), um recinto elegante, destinado ao lazer do alfacinha e tinha por nome «PARAÍSO DE LISBOA».  [ FINAL ]

BIBLIOGRAFIA

- ARAÚJO, Norberto de - Peregrinações em Lisboa - Livro V -Vega- 2ª Ed. 1992 - Lisboa

- DIAS, Marina Tavares - Lisboa Desaparecida - Livro 7 - Quimera - 2001- Lisboa

- MACEDO, Luís Pastor de - Lisboa de Lés a Lés - Vol. III-3ª Ed. Publicações Culturais da Câmara Municipal de Lisboa - 1985.

- SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (Dir.)-Dicionário da História de Lisboa-Carlos Quintas & Associados - Consultores,Lda. - 1994 - SACAVÉM.

INTERNET


(PRÓXIMO)- ÍNDICES DE -AVENIDAS, CAMPO, JARDIM, LARGOS, PRAÇAS E RUAS DE LISBOA, TRATADAS NESTE BLOGUE DURANTE O ANO DE 2012.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

RUA DO LORETO [ III ]

 Rua do Loreto - (2012) - (A "Rua do Loreto" junto ao edifício do Cinema, vendo-se ao fundo a "Igreja de Nª. Srª. do Loreto" também conhecida pela "Igreja dos Italianos" in GOOGLE EARTH
 Rua do Loreto - (2009) Foto de Lampião (A "Rua do Loreto" e entrada para o "CINE PARAISO") in SKYSCRAPERCITY
 Rua do Loreto - (A fachada do "CINE PARAÍSO" na "Rua do Loreto", onde já não funcionava a "Tabacaria" no número 17) in OS MAIS ANTIGOS CINEMAS DE LISBOA
 Rua do Loreto - (1961) Foto de Armando Madureira (O "Salão Ideal" na "Rua do Loreto", junto da porta alguns eventuais espectadores consultando o programa. Nesta altura ainda funcionava a tabacaria no número 17) in AFML
 Rua do Loreto - (1908) Foto de João Freire (João Freire Correia" o grande fotógrafo, cria a primeira ficção cinematográfica) in  SEARA NOVA
Rua do Loreto - (1908) (O cinema "Salão Ideal" anunciando a exibição do filme de sua Majestade El-Rei D. MANUEL II, na visita à Escola do Exército) in RESTOS DE COLECÇÃO


(CONTINUAÇÃO) - RUA DO LORETO [ III ]

«O CENTENÁRIO CINEMA DO LORETO ( 2 )»

 Durante cerca de quatro anos, tudo correu razoavelmente aos dois sócios que, entretanto, tinham contratado "PINHO DA CUNHA" para gerente.
Mas a vida não parava e o cinematógrafo revelava-se razoável negócio, pelo que mais salas foram abrindo por «LISBOA», ostentando novos atractivos e mais comodidades. A casa do Loreto começava a sofrer crise de espectadores.
Surgiu então outro amante do cinema, «JÚLIO MARTINS DA COSTA» - que viria a ser produtor, distribuidor e exibidor - como homem providencial. De sociedade com "JOÃO AZEVEDO DE ALMEIDA", comprou o barracão do "LORETO" e mandou fazer obras de grande vulto.
Mas o mesmo "JÚLIO DA COSTA" teve a ideia bem mais engenhosa para dar novo alento à  sua casa de espectáculos: em tempo de filmes mudos, pôs toda a gente a falar!
Levando ao "LORETO" muitos actores amadores, que se reuniam atrás do ecrã e falavam nos momentos oportunos, procurando sincronizar as suas vozes com os momentos em que os actores na tela abriam e fechavam a boca. Tinham também de rir ou chorar, quando fosse caso disso. O processo não seria perfeito, convenhamos, lembrar-nos de que ainda hoje, com técnicas mais aperfeiçoadas, às vezes, nas dobragens, ainda acontece a voz não acertar com a boca da personagem...  Mas o certo é que o processo fez furor na época.
Para o êxito, contribuiu a qualidade de alguns dos "faladores". "JÚLIO COSTA" esteve ligado aos "Bombeiros Voluntários da Ajuda", corporação a que pertencia o grande "ANTÓNIO SILVA". Começando como simples amador dramático, este então futuro actor de teatro e cinema, fez parte do grupo dos que interpretavam as vozes no "SALÃO IDEAL". 
Deu por exemplo, voz a "JUDAS", numa versão da "VIDA DE CRISTO" que fez esgotar a sala e pôs o público a chorar, ao ouvir, pela primeira vez, as "vozes da virgem" e do "Salvador". Para não existir falhas de ordem bíblica, os diálogos eram adaptados por um sacerdote, no caso o capelão do "Regimento de Caçadores 5".
A afluência foi tal que o elevador que ligava a "ESTRELA" ao "CAMÕES" (actualmente o mais comparado será o eléctrico da carreira Nº 28) foi parado, dada a quantidade de pessoas que aguardavam entrada no cinema.
Como curiosidade podemos acrescentar que foi "JOÃO FREIRE CORREIA" o grande fotógrafo e fundador da «PORTUGALIA FILMES» nos seus estúdios improvisados na "RUA DO BENFORMOSO", que se rodou o nosso primeiro filme de entrecho e que tem LISBOA como cenário: "OS CRIMES DE DIOGO ALVES". Foi realizado por "João Tavares" e estreado em Abril de 1911, com exteriores filmados no "Beco da Barbadela" e no "Poço do Borratém". 

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DO LORETO [ IV ] -O CENTENÁRIO CINEMA DO LORETO ( 3 )». 

sábado, 1 de dezembro de 2012

RUA DO LORETO [ II ]

 Rua do Loreto - (2007) Foto de Alfa Sierra (O eléctrico da Carris Nº 28, na "RUA DO LORETO", ao fundo a "Igreja Nª. Srª. do Loreto") in PANORAMIO
 Rua do Loreto - (2007) Foto de Alfa Sierra (A "Rua da Horta Seca" no lado esquerdo o Edifício da "Casa da Imprensa", segue-se as portas do cinema que só eram abertas depois do filme acabar, para escoamento dos espectadores do "Salão Ideal" hoje "Cine Paraíso") in PANORAMIO
 Rua do Loreto - (1912?) - (Planta da Plateia do "Salão Ideal" na "Rua do Loreto 15-17) in LIVRO OS MAIS ANTIGOS CINEMAS DE LISBOA
 Rua do Loreto - (1912?) - (Planta do Balcão do "Salão Ideal" na "Rua do Loreto" in LIVRO OS MAIS ANTIGOS CINEMAS DE LISBOA
Rua do Loreto - (1961) Foto de Armando Madureira (O "Salão Ideal" na "Rua do Loreto" nos anos sessenta do século passado) in AFML     
Rua do Loreto - (1910) - (A "Empresa Cinematographica IDEAL" em 1910 era uma distribuidora em Portugal e estava ligada ao "Salão Ideal") in RESTOS DE COLECÇÃO

(CONTINUAÇÃO) - RUA DO LORETO [ II ]

«O CENTENÁRIO CINEMA DO LORETO ( 1 )»

Ao citarmos a «RUA DO LORETO» vamos dedicar-nos essencialmente ao único cinema que existe nesta artéria.
Um cinema de LISBOA, o mais antigo em funcionamento, atravessou várias vicissitudes, passou do mudo para o sonoro, caiu também na passagem de filmes pornográficos, tendo enveredado na última década pelo campo dos ciclos cinematográficos.
Dizem os preceitos cristãos que o arrependimento sincero nunca é tardio e que o bom caminho pode ser tomado em qualquer altura... 
Nesta "velha" sala hoje arranjada para o «CINE PARAÍSO», que já teve o nome de «CAMÕES» e «SALÃO IDEAL», sem nunca deixar de ser, na gíria mais alfacinha, o cinema do "LORETO".
Diz-nos «LUIS PASTOR DE MACEDO» que o prédio com os números 13 a 19 teve em 1860 os números 23 a 25. Em 1863 era seu proprietário o «DR. JOAQUIM PEDRO SEABRA JÚNIOR», casado com "D. LUÍSA PETRONILHA GOMES SEABRA", que nesse mesmo ano, por escritura de 11 de Novembro o vendeu a «ANTÓNIO JOÃO QUINTAS», casado com "D. CARLOTA MARIA LEAL QUINTÃO". a descrição do prédio então feita, reza assim: "consta de lojas, 1º e 2º andar, e águas furtadas, e tem no fundo um quintal com seu poço, e um subterrâneo com uma loja e uma casa para cima, e uma barraca de madeira, tendo o mesmo quintal frente para a RUA DA HORTA SECA, para onde tem parede levantada até à altura do primeiro andar, com seis vãos de portas, com os números 12, 14, 16, 18, 20 e 22" ( 1 ).
Desde 1924 pertence à "CAIXA DE PREVIDÊNCIA DE PROFISSIONAIS DA IMPRENSA DE LISBOA" (hoje "CASA DA IMPRENSA"), que ocupa a sobre loja.
A entrada para o «SALÃO IDEAL» faz-se pelos números 15 e 17 e a casa de espectáculos é no antigo quintal do prédio (que já nos referimos), que comunica para a "Rua da Horta Seca" por seis portas, e se abrem para facilitar a saída dos espectadores quando termina a sessão animatográfica. (hoje cinematográfica).
O cinema, como o entendemos, chegou a LISBOA em Junho de 1896 e as primeiras exibições tiveram lugar no «REAL COLISEU», situado na "Rua da Palma", no local onde hoje temos a "Garagem Lis". À manivela, é LISBOA uma das primeiras cidades da Europa a conhecer o prodígio. Em breve, a nova arte conquistava adeptos em grande número, levando a que várias salas quisessem experimentar as máquinas que transmitiam imagens em movimento. Assim sucedeu com o Coliseu dos Recreios ou o Teatro D. Amélia (actual "São Luis").
Mas, logo em 1904, houve a ideia de construir de raiz uma casa dedicada ao cinema. «JOÃO FERREIRA CORREIA» - um dos fotógrafos que viria a ser nome indissociável da  história do cinema em Portugal, tendo fundado a «PORTUGÁLIA FILME», produtora de várias obras - lembrou-se de tal edificação ao descobrir um recinto abandonado na «RUA DO LORETO». Associou às suas ideias «D. NUNO ALMADA» e ambos foram a França onde adquiriram às casas "PATHÉ" e "GAUMONT" a aparelhagem de que careciam. Mandaram fazer as obras necessárias no espaço correspondente ao rés-do-chão e cave do prédio e deram-lhe o nome de «SALÃO IDEAL».

( 1 ) - Testamento, maço VI, processo 216- Arquivo de Santa Casa da Misericórdia.

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) «RUA DO LORETO [ III ] - O CENTENÁRIO CINEMA DO LORETO ( 2 )».