sábado, 19 de janeiro de 2013

RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS [ I ]

 Rua Abel Botelho - (1889) (Autor António Ramalho) (Retrato de "Abel Acácio Botelho" com aproximadamente 33 anos de idade) in WIKIPÉDIA
 Rua Abel Botelho - (19__) Foto de autor não identificado (Retrato de "Abel Botelho" no início do século XX) in MEMÓRIA DA REPÚBLICA
 Rua Abel Botelho, 19 a 23 - (1961) Foto de Artur Goulart (A "Rua Abel Botelho" antiga "Rua Particular Nº 2) in AFML
 Rua Abel Botelho - (1961) Foto de Artur Inácio Bastos (O Topónimo da "Rua Abel Botelho" foi atribuído em 1932) in AFML
Rua Abel Botelho - (2007) - (Panorama da "Rua Abel Botelho" assinalado com X de cor branca) in GOOGLE EARTH

RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS [ I ]

«RUA ABEL BOTELHO ( 1 )»

A toponímia da cidade fica mais enriquecida com os nomes daqueles que LISBOA acha suficientemente importantes para se perpetuarem nos letreiros, independentemente das profissões que exerceram, das actividades em que saíram da mediana.
Existem escritores, médicos, políticos, técnicos, beneméritos, desportistas... Já são em grande quantidade, que se tornou possível catalogá-los pelos ramos em que mais se distinguiram.
Vamos ocupar desta feita com os "ESCRITORES E JORNALISTAS" que a cidade distinguiu, atribuindo os seus nomes a outros tantos arruamentos.  A tarefa não é, porém, tão linear como a que levou a reunir em compilação outros profissionais.
Na verdade, enquanto um médico não pode deixar de ser um diplomado com o respectivo curso, jornalista tem sido, neste país a que pertencemos, todo aquele que encarreira duas linhas com um mínimo de lógica e de gramática.
Os cursos de comunicação são, entre nós, muito recentes - e o necessidade de preencher laudas para compor jornais, já conta com largos anos.
Daí que o caro leitor vá deparar com nomes de jornalistas que parecerão, aqui e ali, um tanto forçados na enumeração.
Mencionou-se, em conversa passada, o nome de «EÇA DE QUEIRÓS», a quem toda a gente venera como escritor, mas cujo trabalho jornalístico não é lembrado com a mesma frequência.
E muitos mais aparecerão: para  ser engenheiro, cedo se exige uma especialização; para fazer jornalismo, nada mais foi necessário durante longo tempo, do que ter caneta e, se possível, opinião.
O paradoxo está em que, apesar dessa lacuna teórica, ganharam evidência como jornalistas muitos que pareciam destinados a voos de objectivos bem diferentes.

A «RUA ABEL BOTELHO» pertence à freguesia de «SÃO DOMINGOS DE BENFICA» (uma das nove freguesias que não foi afectada pela nova "Reorganização Administrativa de Lisboa"). Com início na «RUA CIDADE DE RABAT» e finaliza na «RUA ANTÓNIO FEIJÓ». Era a "Rua particular número 2, do projecto aprovado em sessão de 19.04.1928.
O topónimo foi atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa, através de deliberação de 25.02.1932 e Edital de 12.03.1932.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)-«RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS [ II ] -RUA ABEL BOTELHO (2)»

Sem comentários: