sábado, 9 de março de 2013

RUA DE DONA ESTEFÂNIA [ V ]

 Rua de Dona Estefânia - (2012) - (Entrada principal do "HOSPITAL DONA ESTEFÂNIA" pela "Rua Jacinta Marto"(antigo troço da "Rua Joaquim Bonifácio") in GOOGLE EARTH
 Rua de Dona Estefânia - (2007) (Panorama do "Hospital Dona Estefânia" de nascente para poente, vendo-se depois da "Rua Joaquim Bonifácio"(indicação errada da Google, devia ser "Rua Jacinto Marto") as instalações da Academia Militar. Mais para poente destacado um edifício todo branco a "Polícia Judiciária" e mais para trás a "Escola Sup. de Medicina Veterinária e a "Praça José Fontana") in GOOGLE EARTH
 Rua de Dona Estefânia - (2012) (A fachada da entrada principal do Hospital Dona Estefânia) in NOTÍCIAS GRANDE LISBOA
 Rua de Dona Estefânia - (2011) Foto de Mário Plácido (Entrada do "Hospital Dona Estefânia" pela "Rua Jacinta Marto") in TERTÚLIA DO GARCIA
Rua de Dona Estefânia - (2011) -Foto de Ivo Firmino (Fonte dentro do "Hospital Dona Estefânia") in CENTRO HOSPITALAR DE LISBOA

(CONTINUAÇÃO) - RUA DE DONA ESTEFÂNIA [ V ]

«O HOSPITAL DONA ESTEFÂNIA ( 2 )»

Os custos que a manutenção do HOSPITAL e sucessivas obras de ampliação, representavam um grande encargo para a "CASA REAL", que levou o Rei a doá-lo ao ESTADO em 1872,  «com todos os direitos de propriedade e todas as suas pertenças».
O edifício, de estrutura quadrangular, possuía um vasto claustro interior e estava implantado num parque arborizado com jardim.
A entrada principal foi encimada por uma decoração em pedra lioz a qual incluía um escudo bipartido com o brasão "Real Português" à esquerda e o brasão da "Casa Hohenzollern" à direita.
A intenção inicial de destinar o Hospital ao internamento exclusivo de crianças doentes ou órfãos das epidemias de febre amarela e de cólera,  não pode ser respeitada porque o excesso de doentes no «HOSPITAL REAL DE SÃO JOSÉ» obrigou a transferir parte deles para lá. Apesar disso o rei "D. LUÍS" ordenou que no novo hospital continuasse a funcionar pelo menos uma enfermaria para crianças.
Quando, no início do século vinte, "CURRY CABRAL" foi nomeado enfermeiro-mor, era ainda um Hospital muito bom, mas encontrava-se já um pouco deteriorado. Possuía casa mortuária e casa de autópsias e dois "PAVILHÕES-BARRACAS" erguidos no parque.
No Regulamento Geral dos Serviços Clínicos de 1901, estava definido que o hospital tivesse enfermaria de Pediatria, três enfermeiras de Medicina e três de Cirurgia só para mulheres, e um Banco de curativos. Posteriormente o serviço de Cirurgia passou a ter uma secção masculina.

A partir da década de sessenta do século passado foram iniciadas obras importantes com vista a transformar o "HOSPITAL DONA ESTEFÂNIA" numa unidade hospitalar destinada exclusivamente ao internamento de crianças. Em consequência destas obras desapareceu o claustro que existia no edifício, cuja área foi transformada numa ampla sala de reuniões. O belo fontanário que existia no centro do claustro foi transferido para o jardim que circunda o hospital.
Na época da construção do "HOSPITAL DONA ESTEFÂNIA" a decoração com azulejos - que tiveram um período áureo no século XVIII - já se encontrava numa fase de franca decadência. As INVASÕES FRANCESAS, as LUTAS LIBERAIS e a instabilidade política, provocaram uma crise profunda no nosso sistema produtivo durante a primeira metade do século XIX, e o fabrico de azulejos foi, por isso, seriamente afectado. É talvez por essa razão que não existe no "HOSPITAL DONA ESTEFÂNIA" nenhuma zona decorativa com azulejos.
Nos anos 60 estava o HOSPITAL tal como desejava «DONA ESTEFÂNIA», o corpo principal estava ocupado apenas com especialidade de pediatria. Em pavilhões anexos funcionava a "MATERNIDADE MAGALHÃES COUTINHO", transferida do "HOSPITAL DE SÃO LÁZARO" em 1970, e um "SERVIÇO DE OTORRINOLARINGOLOGIA" destinado também a crianças.
O «CENTRO HOSPITALAR DE LISBOA CENTRAL,-EPE» foi criado em 28 de Fevereiro de 2007 através do Decreto-Lei 50-A/2007 e juntou o «CENTRO HOSPITALAR DE LISBOA - ZONA CENTRO», compreendido pelos hospitais: «SÃO JOSÉ»; «SANTO ANTÓNIO DOS CAPUCHOS»; «SANTA MARTA» e o «HOSPITAL DONA ESTEFÂNIA».

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)-RUA DE DONA ESTEFÂNIA [ VI ]-O CINEMA - TRIANON-PALÁCIO-AVIS».

Sem comentários: