quarta-feira, 27 de março de 2013

RUA DE DONA ESTEFÂNIA [ X ]

 Rua de dona Estefânia - (2012) - (Antigas Instalações da "Escola Superior de Medicina Veterinária" na "Rua Gomes Freire") in GOOGLE EARTH
 Rua de dona Estefânia - (2009) Foto de autor não identificado (A Fachada da "Escola Superior de Medicina Veterinária" na "Rua Gomes Freire" junto da "Praça José Fontana" in  FLICKR
 Rua de dona Estefânia - (2009) Foto de autor não identificado (Fachada da "Escola Superior de Medicina Veterinária" na "Rua Gomes Freire") in FLICKR
 Rua de dona Estefânia - (entre 1975-1983) Estúdio Mário Novais (1933-1983) (A Escola Superior de Medicina Veterinária" na "Rua Gomes Freire. Actualmente a "Faculdade de Medicina Veterinária" funciona nas instalações da "Universidade Técnica de Lisboa" no Alto da Ajuda) in FLICKR
 Rua de dona Estefânia - (entre 1975 e 1983) Estúdio Mário Novais (1933-1983) (Fachada  da  "Escola Superior de Veterinária" na "Rua Gomes Freire") in FLICKR
Rua de dona Estefânia - (entre 1975-1983) Estúdio Mário Novais-1933-1983 (Fachada mais a Sul da antiga "Escola Superior de Medicina Veterinária" vista da "Rua Gomes Freire") in FLICKR

(CONTINUAÇÃO) - RUA DE DONA ESTEFÂNIA [ X ]

«A ESCOLA SUPERIOR DE MEDICINA VETERINÁRIA»

Na «RUA GOMES FREIRE» (antiga "Estrada da Cruz do Tabuado" no século XIX), esquina para a «RUA ESCOLA MEDICINA VETERINÁRIA» e próximo da «PRAÇA JOSÉ FONTANA», vulgarmente conhecido por «LARGO DO MATADOURO», que anteriormente se denominava por «LARGO DA CRUZ DO TABUADO», existe um grande edifício onde se realizaram estudos de Medicina Veterinária a: «ESCOLA SUPERIOR DE MEDICINA VETERINÁRIA».
Oficialmente o ensino das "Ciências Veterinárias" foi instituído em Portugal por alvará régio de 29 de Março de 1830. Embora os primeiros estudos de Veterinária tenha dado os seus passos em 1559, na "Universidade de Évora" onde existiu a "FACULDADE DE ALVEITARIA" ( 1 ).
Com carácter independente, a "Escola de Veterinária" data do ano de 1830, instalada num Convento, depois no "Colégio da Luz", passando em 1833 para o já desaparecido "CONVENTO DOS BRUNOS" (ao Salitre) em Lisboa.
No ano de 1836 a "Universidade de Coimbra" terá criado uma cadeira (independente de Lisboa), do ensino no Campo da "Veterinária  e Agrícola", afecta à "FACULDADE DE FILOSOFIA".
Só em 1855 a "Escola Militar Veterinária" (que transita em 1852 do Ministério da Guerra e da Agricultura), se veio instalar neste local de "GOMES FREIRE", incorporada no "INSTITUTO AGRÍCOLA" e "ESCOLA REGIONAL" a funcionar neste sítio (1853) em terrenos doados pela rainha «DONA MARIA II» (herdeira da "Quinta Velha" e da BEMPOSTA).
O ensino de veterinária nessa altura era subsidiário do ensino agrícola, mas a reorganização do "Instituto" em 1864 a e reforma de 1901, deram independência aos estudos de Veterinária, como aliás estava indicado. Foi então criada a designação de "INSTITUTO DE MEDICINA VETERINÁRIA".
Em 1910 as duas faculdades de ensino separam-se; para a "Tapada da Ajuda" foi a "ESCOLA SUPERIOR DE AGRONOMIA", no casarão velho da "Gomes Freire", ficou a «ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA», que por reconhecimento do ensino da medicina passou a designar-se em 1918, "ESCOLA SUPERIOR DE MEDICINA VETERINÁRIA" e a poder conferir o grau de doutor em Medicina Veterinária.
Em 1930 foi criada em Lisboa a «UNIVERSIDADE TÉCNICA" englobando a "ESCOLA SUPERIOR DE MEDICINA VETERINÁRIA", o "INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA", o "INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO" e ainda o "INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS ECONÓMICAS E FINANCEIRAS".
Com a aprovação dos Estatutos da "UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA", em 1 de Agosto de 1989, a "ESCOLA SUPERIOR DE MEDICINA VETERINÁRIA" passou a designar-se "FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA". Actualmente esta "FMV-Faculdade de Medicina Veterinária" funciona maioritariamente nas instalações do Polo Universitário do "Alto da Ajuda".
Assim este estabelecimento de ensina na Veterinária, herdeira de um passado historicamente rico e prestigiante, poderá ser considerada a instituição oficialmente credenciada do ensino das "CIÊNCIAS VETERINÁRIAS" em Portugal.

( 1 ) - Arte de curar empiricamente as doenças dos animais; veterinária, hipiátrica - arte de ferrar as bestas ou cavalgaduras.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DE DONA ESTEFÂNIA [ XI ]- O LICEU CAMÕES (1)» 

Sem comentários: