sábado, 30 de março de 2013

RUA DE DONA ESTEFÂNIA [ XI ]

 Rua de dona Estefânia - (2009) Foto de autor não identificado (Fachada do antigo "Liceu Camões" na "Praça José Fontana", na parte sul) in ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES
 Rua de dona Estefânia - (c. de 1909) Foto de Alberto Costa Lima (O "Liceu Camões" actual "Escola Secundária de Camões" no antigo "Largo do Matadouro", ano sensivelmente da sua inauguração)(Abre em tamanho Grande) in AFML
 Rua de dona Estefânia - (c. de 1909) Foto de Joshua Benoliel (O antigo "Liceu Camões" hoje "Escola Secundária de Camões" na actual "Praça José Fontana") (Abre em tamanho grande) in AFML
 Rua de dona Estefânia - (1909) Foto de Jushua Benoliel (Fachada do "Liceu Camões" no ano da sua inauguração no "Largo do Matadouro" antes "Largo da Cruz do Tabuado", actual "Escola Secundária de Camões") (Abre em tamanho grande) in AFML
 Rua de dona Estefânia - (antes de 1909) (Planta do primeiro andar do "Liceu Camões" no "Largo do Matadouro", depois "Praça José Fontana) in ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES 
Rua de dona Estefânia - (Depois de 1909) Foto de Alberto Carlos Lima (O "Liceu Camões" actual "Escola Secundária de Camões"; arranjos na "Praça José Fontana" que seria inaugurada em 1915) (Abre em tamanho grande) in AFML 

(CONTINUAÇÃO) - RUA DE DONA ESTEFÂNIA [ XI ]

«O LICEU CAMÕES ( 1 )»

Ainda no inicio do século vinte este local era conhecido como o "Sítio da Bemposta", compreendido entre a antiga "CRUZ DO TABUADO", depois "LARGO DO MATADOURO" e desde 1915 por "PRAÇA JOSÉ FONTANA", e prolongava-se sensivelmente até ao "LARGO DE SANTA BARBARA" para nascente.
No ano de 1900 presidia ao Governo do Reino «JOÃO FRANCO» que resolveu mandar construir três Liceus em LISBOA. Começou por mandar concluir o Liceu na cerca do "CONVENTO DE JESUS" o «LICEU PASSOS MANUEL», cujas obras estavam paradas há mais de dez anos, e adquirir terrenos no sítio da ESTRELA e na "CRUZ DO TABUADO", para a construção de mais dois.
O primeiro a ser concluído foi o da "CRUZ DO TABUADO", e foi-lhe dado o nome de «LICEU CAMÕES». Foi o primeiro liceu moderno de LISBOA, promovido pelo ESTADO no âmbito de uma política de fomento do ensino, e projectado pelo Arquitecto «MIGUEL VENTURA TERRA»(1866-1919) e construído por "ANTÓNIO RIBEIRO".
Teve a sua inauguração no dia 8 de Novembro de 1909.

O edifício é formado por três corpos ligados, um central e dois laterais, por onde se dividem diferentes aulas, bem arejadas e cheias de luz, que deixam entrar livremente pelas amplas janelas que enchem de claridade as vastas salas de modo que todos ali se possam sentir bem, muito especialmente nas aulas de desenho para receberem ainda mais luz.
A construção do novo espaço foi aprovado, e autorizado um empréstimo no valor de Duzentos Contos de Réis, "destinado à aquisição do terreno e construção do edifício para o "LICEU CENTRAL" da 1ª zona escolar", ficando a restante verba destinada para a aquisição do seu mobiliário.
As obras tiveram início no ano de 1908 e foram finalizadas (muito rapidamente) em 21 meses quase no final de 1909. Entretanto por Decreto de 9 de Setembro de 1908, a designação muda oficialmente para «LICEU CAMÕES».
O Liceu foi construído no "LARGO DO MATADOURO", sob fortes críticas, por ser de difícil acesso e distante para os alunos. Embora fosse uma zona de expansão, três anos depois da abertura, o local continuava ermo e inóspito, existindo nas proximidades somente o "MATADOURO" e a "ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA".
No ano de 1911 é publicado o regulamento interno, onde se define a vida da "ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DO LICEU CAMÕES", fundada em 9 de Fevereiro do mesmo ano. Mais tarde foi reformulada acentuando-se o controlo institucional por parte do "Reitor", a "Associação" dedicava-se, em grande parte, à afirmação Cultural do Liceu, nomeadamente através da organização de festas escolares, eventos desportivos, ocupação de tempos livres nas férias grandes, actividades de assistência e escutismo.
No ano de 1936 com o "ESTADO NOVO", a "ASSOCIAÇÃO" foi extinta e as suas actividades lúdicas integradas na "Mocidade Portuguesa".

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)-«RUA DE DONA ESTEFÂNIA [ XI ]-O LICEU CAMÕES ( 2 )»

Sem comentários: