quarta-feira, 3 de abril de 2013

RUA DE DONA ESTEFÂNIA [ XII ]

 Rua de dona Estefânia - (1962) - (Programa de um de muitos espectáculos efectuados no "Ginásio do Liceu Camões", este dedicado aos profissionais de Seguros, no ano de 1962) in ARQUIVO/APS
 Rua de dona Estefânia - (1962) (Especificação da estrutura do Espectáculo realizado no "LICEU CAMÕES", sendo a primeira parte cultural e a segunda mais recreativa) in ARQUIVO/APS
 Rua de dona Estefânia - (2007) (Panorama do sítio de Arroios onde está inserido o ex-Liceu Camões, o "Casal de Santa Luzia" e a "Escola Superior de Medicina Veterinária") in GOOGLE EARTH 
 Rua de dona Estefânia - (1960) Foto de Arnaldo Madureira (O "Liceu Camões", hoje "Escola Secundária de Camões" na "Praça José Fontana") in AFML
Rua de dona Estefânia - (depois de 1974) autor Petroevr (Desenho do Busto de Camões, adaptado à "Escola Secundária de Camões", antigo "Liceu Camões" na Praça José Fontana") in WIKIPÉDIA


(CONTINUAÇÃO) - RUA DE DONA ESTEFÂNIA [ XII ]

«O LICEU CAMÕES ( 2 )»

Em 1910/11, frequentavam o "LICEU CAMÕES" 690 alunos; em 1940/41, eram já 1167 alunos distribuídos por 31 turmas e 51 o número de professores.
No corpo central do edifício eram as salas do Conselho Administrativo, no pavimento nobre, por cima deste encontrava-se a habitação do reitor.
Pelos corpos laterais repartem-se as aulas destinadas aos alunos. Além das aulas, tem o novo Liceu, pátio para recreio dos alunos, um grande ginásio, piscina, refeitório, recinto arborizado para a prática de exercícios físicos ao ar livre.
A situação do novo liceu é magnifica, encontra-se num ponto elevado da cidade e servindo a numerosa população que hoje (início do século XX) alastra por aquela parte norte de LISBOA que por todos os lados se alarga de dia para dia.
Um dos factores de prestígio do liceu foi, sem dúvida, a Cantina Escolar criada em 1931 e que incorporava desde logo quatro secções: Refeitório, pastelaria, livraria e papelaria. A Cantina Escolar foi dos maiores contributos para o desenvolvimento do liceu.
No final da década de cinquenta, o liceu conhece um momento de expansão com a abertura de duas secções: a de ALVALADE(1957/58), actual "ESCOLA SECUNDÁRIA PADRE ANTÓNIO VIEIRA"; e a do "AREEIRO"(1958/59), hoje em dia, a "ESCOLA E.B. 2,3 LUIS DE CAMÕES". Esta expansão vem como parte da solução ao combate de sempre crescente número de alunos. No ano lectivo de 1972/73, o liceu, inicialmente previsto para acolher 600 alunos, suportava mais de 2200, sem contar com o ciclo nocturno.
Ainda na década de cinquenta e sessenta do século passado, no "Ginásio" do "LICEU CAMÕES" efectuavam-se "SERÕES PARA TRABALHADORES" (principalmente aos Sábados à noite) alguns organizados pela ex-F.N.A.T.(hoje INATEL) outros, pela ex-EMISSORA NACIONAL, proporcionando assim, grandes momentos de cultura musical.

A «ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES» (antigo "LICEU CAMÕES"), ainda hoje mantém o ensino nocturno e continua a ser uma das melhores escolas secundárias do país. Nos últimos anos tem sido alvo de remodelações e expansão, tendo sido criado de raiz um refeitório, um auditório, uma sala de musculação, um novo espaço para o museu da escola e um pavilhão gimnodesportivo. Dispõe igualmente de um centro de recursos escolares, de uma biblioteca, sala de informática e desenho, uma papelaria, um bar de alunos e professores, os laboratórios de Física, Química e Biologia, a sala da "ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES", dois campos de futebol, mesas de pingue-pongue e de matraquilhos.

Em 21 de Agosto de 1990 foi feita "Membro-Honorário da Ordem da Instrução Pública( 1 ).

Pelo "velho" "LICEU CAMÕES" passaram grandes vultos da "HISTÓRIA" e da "CULTURA" do nosso país, quer como alunos quer como professores, nomeadamente "MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO", "VIRGÍLIO FERREIRA", "AQUILINO RIBEIRO" entre outros.
Após o 25 de Abril de 1974 todos os liceus mudaram a sua designação para "ESCOLA SECUNDÁRIA" sendo dessa forma que hoje se designa esta instituição: «ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES».


(CONTINUA)-(PRÓXIMO)-«RUA DE DONA ESTEFÂNIA [ XIII ]-O BAIRRO CATARINO E O CASAL DE SANTA LUZIA»

Sem comentários: