quarta-feira, 17 de julho de 2013

RUA DO AÇÚCAR [ XXI ]

 Rua do Açúcar - (2013) (Foto gentilmente cedida por Ricardo Moreira) (A "VILA PEREIRA" na "Rua do Açúcar" conhecida noutros tempos como: "Vila directamente ligada à produção", é constituída por 42 fogos) in ARQUIVO/APS
 Rua do Açúcar - (2013) (Foto gentilmente cedida por Ricardo Moreira) (A parte final da "Vila Pereira" na "Rua do Açúcar") in ARQUIVO/APS
 Rua do Açúcar - (2010) Foto de Barragon (A "Vila Pereira" na "Rua do Açúcar) in PANORAMIO
 Rua do Açúcar - (1887) (Planta do primeiro andar da "Vila Pereira" na "Rua do Açúcar", no Arquivo de Obras da C.M.L. - Processo de Obras nº 3339-Vila Pereira) in CAMINHO DO ORIENTE
 Rua do Açúcar (2012) - (A "Vila Pereira" localizada na "Rua do Açúcar", o seu piso térreo era ocupado por oficinas de Tanoaria e armazéns de vinhos. As habitações ficavam no primeiro andar e águas-furtadas) in GOOGLE EARTH
 Rua do Açúcar - (ant. 1998) Foto de António Sacchetti (Com uma ostentação arquitectónica a "Vila Pereira" na "Rua do Açúcar", destaca-se pelas suas enormes e inúmeras chaminés) in CAMINHO DO ORIENTE
Rua do Açúcar - (ant. 1998) (Foto de António Sacchetti) (Pormenor das chaminés da "Vila Pereira" na "Rua do Açúcar", números 24 a 50) in CAMINHO DO ORIENTE

(CONTINUAÇÃO) - RUA DO AÇÚCAR [ XXI ]

«A VILA PEREIRA»

A «VILA PEREIRA» fica na «RUA DO AÇÚCAR» dos números 24 a 50, com esquina para a «RUA PEREIRA HENRIQUES».
Esta vila apresenta uma tipologia muito especial no género das habitações lisboetas que, numa determinada época, eram classificadas por "Vila directamente ligada à produção".
Destaca-se por ser um edifício implantado ao longo da "RUA DO AÇÚCAR" e pelo facto das habitações se localizarem sobre os próprios armazéns de actividade. Neste caso concreto, o próprio local de trabalho agrega as habitações dos seus operários.
A par destas características, a «VILA PEREIRA» faz parte integrante da fisionomia da zona do "POÇO DO BISPO", sendo um edifício que se distingue pela distribuição ritmada das grandes portas no rés-do-chão, das janelas do primeiro andar e pelas suas imponentes chaminés, que marcam todo o comprimento habitacional, conferindo-lhe uma leitura cadenciada.
Foi mandado construir no ano de 1887 pela "SOCIEDADE SANTOS LIMA & Cª.", este edifício que reúne duas funções ( o trabalho e a habitação).
Num estudo que o arquitecto "TEOTÓNIO PEREIRA" em "PRÉDIOS E VILAS DE LISBOA" definiu este grupo  específico de "VILAS", no qual se insere a "VILA PEREIRA". Trata-se de uma modalidade associada a empresas de menor dimensão, em sectores específicos da actividade industrial, sendo as habitações integradas no próprio edifício das instalações fabris.
Aliás toda esta zona do "POÇO DO BISPO" era marcada pela abundância deste tipo de construção, como por exemplo o complexo armazém, escritórios e habitação para os empregados administrativos, mandado construir pela empresa de "JOSÉ DOMINGOS BARREIROS"
No que diz respeito à "VILA PEREIRA", a sua ostentação arquitectónica não é tão sumptuosa como no exemplo anterior, destacando-se antes pela conjugação de alguns dos seus elementos funcionais. Assim, a fachada principal deste prédio de dois pisos, organiza-se por módulos compostos: 1º.) no piso térreo, por três vãos com uma porta e duas janelas de arco de volta inteira, com bandeira preenchida por gradeamento de ferro fundido, onde se inseriram as siglas do proprietário (FSL) e datação do imóvel (conforme a época); 2º.) no primeiro andar, por quatro janelas, dispostas simetricamente.
O prédio compõe-se ainda por mansardas discretamente implantadas e disfarçadas pelas chaminés, distribuindo-se duas por cada modulo.
Este efeito repete-se integralmente cinco vezes e podia ser acrescentado até ao infinito, mantendo a mesma harmonia e equilibro.
No piso térreo necessitava de áreas muito amplas para o desenrolar das actividades da firma. Ali se instalaram oficinas de tanoaria ou espaços de armazenagem.
Entre o primeiro andar e o sótão desenvolviam-se as habitações, comportando um elevado índice populacional, para um espaço tão pequeno. As habitações distribuem-se ao longo de um corredor, para ambos os lados, (conforme figura quatro), criando um curioso sistema de relações de vizinhança, no seu próprio âmago. As dimensões e área de cada divisão são exíguas.

(CONTINUA) - (PRÓXIMO)«RUA DO AÇÚCAR [ XXII ]-CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE MARVILA ( 1 )»

Sem comentários: