sábado, 31 de agosto de 2013

RUA DA JUNQUEIRA [ VII ]

 Rua da Junqueira - (2008) Foto de Dias dos Reis (Antigo "Palacete dos Condes da Ponte", hoje edifício da "Administração do Porto de Lisboa") in  DIAS DOS REIS 
 Rua da Junqueira - (2011) Foto de João Carvalho (Antigo "Palacete dos Condes da Ponte" na "Rua da Junqueira, 94-96, hoje instalações da "Administração do Porto de Lisboa")(Abre em tamanho grandein   WIKIPÉDIA COMMONS
Rua da Junqueira - (2011) - Foto de autor não identificado (Pormenor do antigo "Palacete dos Condes da Ponte" hoje na posse da "APL", na "Rua da Junqueira") in    MARCAS DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS
Rua da Junqueira - (2011) Foto de autor não identificado ("Palacete dos Condes da Ponte" hoje instalações da "Administração do Porto de Lisboa")   in   MARCAS DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS
Rua da Junqueira - (1950) - Foto de autor não identificado (Antigo "Palácio dos Condes da Ponte", fachada principal, antes da subida dos andares laterais) in AFML
Rua da Junqueira - (1966) Foto de Armando Serôdio (Edifício onde funciona a "Administração do Porto de Lisboa", antigo "Palácio dos Condes da Ponte", na "Rua da Junqueira, 94-96, antes de ser aumentado mais um andar lateralmente)  in   AFML 

(CONTINUAÇÃO) - RUA DA JUNQUEIRA [ VII ]

«O PALACETE DOS CONDES DA PONTE»

Na "RUA DA JUNQUEIRA" dos actuais números  94 a 96 está instalada desde meados do século XX a "ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE LISBOA". 
Este "Palacete" foi mandado construir pelos "CONDES DA PONTE", que o habitaram até finais do segundo quartel do século XVIII. 
O membro mais proeminente desta família foi, sem dúvida o 8º Conde, «D. JOÃO DE SALDANHA DA GAMA MELO TORRES GUEDES DE BRITO»,  nascido no Brasil em 1816 veio a falecer em LISBOA no ano de 1874.
Era gentil-homem e Administrador da Casa Real, quando em 06.11.1861, faleceu no "PALÁCIO DAS NECESSIDADES" o "INFANTE D. FERNANDO" e cinco dias depois, a 11 de Novembro, o próprio Rei "D. PEDRO V" e, depois, em 27 de Dezembro do mesmo ano, o "INFANTE D. JOÃO", "DUQUE DE BEJA", no "PALÁCIO DE BELÉM".
O "CONDE DA PONTE" foi vítima de fortes suspeitas de os ter envenenado.
Neste palácio funcionou o "COLÉGIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO" e nele esteve instalada a representação da NORUEGA.
Foi também propriedade (em 1762) de um membro da família "POSSER DE ANDRADE". Dois irmãos "POSSER" casaram com duas irmãs "SCARLATTI", sendo uma delas "MARIA JUSTINA SCARLATTI", que cantou nesta casa um serão dedicado a "BECKFORD", em 26.06.1787. Igualmente esteve neste palácio  hospedado o Núncio  Apostólico "ACCIAIOLI", que se presume ter sido expulso de Portugal, no tempo do Marquês de Pombal.

O Palácio sofreu ao longo destes anos várias transformações e viu o seu vasto jardim e a cerca amputados, para ser construído o "INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL" e alguns pavilhões do "HOSPITAL DE EGAS MONIZ".
Foi acrescentado ao edifício mais um piso lateralmente, pois só existia no corpo central do prédio. A fachada principal apresenta três corpos articulados por pilastras. As janelas são semelhantes às laterais. O portão tem arco contracurvado cuja parte superior se situa entre duas varandas do andar nobre.
As janelas térreas são defendidas por gradeamento de varões. Existe uma platibanda de círculos intersectados por cima do andar nobre, que se prolonga pelas fachadas laterais e serve de friso. Um frontão triangular adornado de acrotérios e urna, remata a cimalha. O interior foi muito alterado e, como nota curiosa, na entrada tem dois painéis de azulejos, a sépia representando uma caçada ao javali, encimados por medalhões a cores, um com efígie de "D. DINIS" e o outro com a da "RAINHA SANTA", assinado por "JORGE COLAÇO" sem data. De cada lado destes painéis, outros complementam o tema daqueles, igualmente a sépia, da "FÁBRICA VIÚVA LAMEGO". Ao fundo, entre o início dos lanços de escada, vê-se um vitral "NEO-ARTE NOVA" com motivos de flores. No primeiro andar, ao topo da escada, existe outro com alegoria ao "PORTO DE LISBOA", ambos têm a data de 1991. No topo da escada encontramos ainda telas pintadas por "R. ORDONAR" do final do século XIX.
No ano de 1945, o PALÁCIO foi adquirido pela A.G.P.L., pela quantia de dois milhões e duzentos e trinta e oito mil escudos.
Ainda no interior do palácio, também no primeiro piso, podemos apreciar 8 peças de mobiliário gótico de raro valor histórico, recentemente restaurados, e que foram adquiridas pela "APL" em 1956 ao "DR. MANUEL RICARDO ESPÍRITO SANTO" para guarnecer a "Torre de Belém". Estas peças são originais de proveniência inglesa (final do século XV, princípio do século XVI), da casa "W.WOLSEY", de Londres; "que no seu conjunto representa a forma elucidativa e exemplar a recreação de modelos e técnicas quinhentistas, bem como do espírito da época que a ditou", como escreveu o "DR. BAIRRÃO OLEIRO". 

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DA JUNQUEIRA [ VIII ]-O 1º CONDE DA PONTE - MARQUÊS DE SANDE»

4 comentários:

fabriolo disse...

Boa dìa,
espero que vocês tinham passado boas ferìas.
Eu tinha sido no sul da Italia, na região Calabria com o meu gato "Tiarè", que efectivamente nasceu aì no 15 de junho do 2011.
Descobrei o seu blogue porque estava a ler de Saramago o livro "O Ano da Morte de Ricardo Reis", e quando no inicio o protagonista va a viver num quarto do hotel Bragança na Lisboa na Rua do Alecrim, eu ligai-me por internet para procurar noticias e imagens do palàcio do hotel. E encontrei o seu blogue e a imagem do palàcio.
Tinha sido duas vezes no Portugal e na Lisboa.
Adoro o seu Paìs, o Povo Português e espero de voltar aì depressa mas uma vez. Mil vezes!
O meu gato tambèm coloca-se sempre à minha escrivaninha e custa-me proseguir o meu trabalho.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10201225023739292&l=8776bcdffc
Peço desculpa por o meu português e por toda a minha conversa; e muito obrigado pelo seu trabalho no blogue, eu olho a suas imagens e leu o que vocês escrevem e eu principio a sonhar uma terra lindissima chamada Portugal e uma cidade mais linda chamada Lisboa.
Cumprimentos (tambèm a Miky, sempre na moita!)
Fabrizio e Tiarè

APS disse...

Caro FABRIOLO ou FABRIZIO
Ainda estou de férias em «COIMBRA» por mais umas semanas.
O meu "MIKY" nasceu no dia 1 de Junho de 2000, (dia da criança) já tem 13 anos mas está muito bem conservado.
Vi o seu link e achei a sua gatinha "TIARÈ" com as cores muito parecidas com o meu gato.
Não tem de pedir desculpa pelo seu português escrito, eu gostaria de escrever italiano da mesma maneira.
Agradeço as suas amáveis palavras a este blogue.
O escritor "SARAMAGO" (não é o autor de minha primeira escolha), no entanto tenho alguns livros dele, nomeadamente os mais antigos que publicou. Sabemos que foi o primeiro prémio NOBEL de Literatura para Portugal, mas o residir por sua livre vontade em Espanha, deixou alguns portugueses descontentes.
(O meu autor preferido ITALIANO é «ALBERTO MORÁVIA». Adorei naquele tempo o romance "A ROMANA" tem um livro com o meu nome "O AGOSTINHO" e muitos outros que de memória, neste momento não me ocorre).

Também já visitei o seu país (1982), gostei imenso. Foi uma viagem de carro, durante 22 dias, atravessando a Espanha e fazendo toda a costa de França e alguma da Itália até ROMA.

Efectivamente o "RICARDO REIS" terá eventualmente ficado hospedado no "HOTEL BRAGANÇA" no início da "RUA DO ALECRIM". Existiu outro "HOTEL BRAGANÇA" na "RUA VITOR CORDON" que lhe envio o link.
http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.pt/2012/05/rua-vitor-cordon-xii.html

Espero e desejo que continue a gostar de PORTUGAL, este pedaço de terra... à beira mar "plantado".

Cumprimentos para si, um carinho do "MIKY" para a sua "TIARÈ".
Volte sempre
APS

Bichinho das Viagens disse...

Boa tarde, este seu blog é maravilhoso! Tenho casa em Belém e passo muitas vezes em frente a um palácio abandonado, mesmo diante dos CTT, está a ver qual é? A curiosidade levou-me a tentar descobrir a história do palácio que, provavelmente, conhece. Foi assim que aqui vim parar. Mas creio que não fala desse palácio, pelo mesno não encontrei nada, mas já agora peço-lhe, caso saiba, que me conte o que sabe sobre esse palácio abandonado com um enorme jardim com o qual fico a sonhar sempre que passo por perto. Obrigada
Elsa

Unknown disse...

Cara Elsa Bastos
Quero agradecer pelas suas gentis palavras a este blogue.
Embora me dê muito poucas dicas, eu penso tratar-se do PALÁCIO e QUINTA DAS ÁGUIAS", mas fica defronte da Cordoaria e não dos CTT (a não ser uns CTT muito recentes). Este Palácio tem três capítulos [ XVI], [XVII] e [XVIII], vou colocar o link do primeiro, depois pode procurou os outros. http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.pt/2013/10/rua-da-junqueira-xvi.html
Espero tenha acertado no seu pedido, despeço-me com amizade
APS
Nota: Existe outro Palácio em grande estado de degradação "PALÁCIO DOS CONDES DA RIBEIRA GRANDE", mas os Jardins ficam na parte traseira.