sábado, 7 de dezembro de 2013

ALAMEDA DOM AFONSO HENRIQUES [ IX ]

 Alameda Dom Afonso Henriques - (Post. 1948) Foto de Horácio Novais Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian - (A "FONTE MONUMENTAL DA ALAMEDA" em actividade no seu início) in FLICKR 
 Alameda Dom Afonso Henriques - (Post. 1948) Foto de Horácio Novais (1910-1988) Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian) (A "FONTE MONUMENTAL" em pleno funcionamento, numa noite nos  finais dos anos quarenta do século passado) in FLICK
 Alameda Dom Afonso Henriques - (1948) Foto de Fernando Martins Pozal (A "FONTE MONUMENTAL" da "ALAMEDA" foi inaugurada em 28 de Maio de 1948) in AFML 
 Alameda Dom Afonso Henriques - (195_) Foto de António Castelo Branco ( Panorâmica da "FONTE MONUMENTAL", construída no lado Nascente da "Alameda Dom Afonso Henriques") in AFML 
 Alameda Dom Afonso Henriques - (2013) Foto de N. J. Rosa  (Algumas "NEREIDES" na parte de baixo das taças da "FONTE MONUMENTAL DA ALAMEDA", que este ano entrou novamente em funcionamento) in  AVENTURA LX
Alameda Dom Afonso Henriques - (2013) - Foto de Nataniel J. Rosa - (A "FONTE MONUMENTAL" depois da sua reabertura e devolvida à cidade) in AVENTURA LX 


(CONTINUAÇÃO) - ALAMEDA DOM AFONSO HENRIQUES [ IX ]

«A FONTE MONUMENTAL DA AVENIDA DOM AFONSO HENRIQUES ( 3 )»

A construção da "FONTE LUMINOSA" teve início em 1940, porém a obra sofreu atrasos. As figuras das "NEREIDES"m entregues ao escultor "MAXIMIANO ALVES", só estariam terminadas em 1942; também a empreitada escultórica, confiada a "DIOGO MACEDO", só em 1943 seria concluída. Por essa altura, a fonte estaria quase pronta, contudo a sua inauguração oficial só se verificou a 28 de Maio de 1948,  celebrando simultâneamente a "REVOLUÇÃO NACIONAL" e a abertura da "I EXPOSIÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS".
Os jogos de água luminosa seguiram à letra os previstos no plano de 1939, e só a estátua apresentou ligeiras modificações; "DIOGO DE MACEDO" (1889-1958) esculpiu uma alegórica figura do TEJO, segurando uma nau que um  "TRITÃO-CRIANÇA" procurava alcançar, montado num cavalo-marinho empinado sobre golfinhos que vomitam repuxos. Esculpiu também as "TÁGIDES" com caudas de peixes, segurando golfinhos e búzios, repuxando água parabolicamente e com efeitos de cornucópia.
"MAXINIANO ALVES" (1888-1954), por seu turno, concebeu as treze "NEREIDES" como figuras de vulto de distintas torções, segurando búzios e vieiras donde caem fios de água.
Envolvendo as esculturas do lago grande, dispõem-se feixes e repuxos verticais e parabólicos, que alternam com cortinas de água pulverizada: a contracurva de bordo do primeiro lago apresenta duas ordens de repuxos parabólicos formando gambiarras em leque, enquanto o bordo do lago grande é inteiramente percorrido por 66 repuxos parabólicos. Por fim, bocas de água submersas no grande lago proporcionam efeitos de água revolta.
Para as fachadas dos corpos laterais, que albergam a maquinaria, o escultor "JORGE BARRADAS"(1894-1971) concebeu dois "BAIXOS-RELEVOS VERTICAIS", com alegorias ao trabalho, outrora policromo. Do mesmo modo, também o conjunto do terraço-miradouro superior se encontra hoje alterado.
A "FONTE MONUMENTAL" esteve largos anos um pouco abandonada de manutenção. Em Dezembro de 2012 após obras de melhoramentos no valor de cerca de 1.3 Milhões de euros, foi finalmente recuperada.
Nesta intervenção foram introduzidos um novo sistema de alimentação, duas novas bombas (num total de seis, sendo as restantes reparadas) e quadros eléctricos diferenciados para as bombas e para a iluminação (fornecida por 292 projectores, servidos por cerca de 80 transformadores). Um sistema computorizado que permite uma diversidade de efeitos cénicos dos jogos de água e luz e programação das horas de funcionamento, para horários de Verão e Inverno. O sistema eléctrico tem como principal objectivo a poupança de energia. Procedeu-se à limpeza da "FONTE LUMINOSA" selou-se fissuras e restaurou-se conjuntos escultóricos. 
E finalmente a "FONTE MONUMENTAL" foi devolvida ainda mais bonita à cidade de Lisboa, aos turistas e lisboetas, com todo o seu esplendor que lhe é merecido.
[FINAL]

BIBLIOGRAFIA

- ACCIAIUOLI, Margarida - Os Cinemas de Lisboa - Bizâncio - 2013-LISBOA
- DICIONÁRIO DA HISTÓRIA DE LISBOA - Carlos Quintas&Associados-consultores 1994-Sacavém
- FERNANDES, José Manuel - Lisboa em Obras - Liv. Horizonte-1997-Lisboa
- FRANÇA, José-Augusto- Lisboa:Urbanismo e Arquitectura. Liv. Horizonte-1997-Lisboa
- GUIA URBANÍSTICO E ARQUITECTÓNICO DE LISBOA-Associação dos Arquitectos Portugueses-1987-Lisboa
- QUARTAS JORNADAS DE TOPONÍMIA DE LISBOA - CML-2004 - Lisboa

INTERNET
- WIKIPÉDIA
- LISBOA VERDE
- CINEMA AOS COPOS
- RESTOS DE COLECÇÃO

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3 comentários:

Manuel Paula disse...

Quando viajo neste blogue, apetece-me sempre felicitar o seu criador, pela sua dedicação,sabedoria,arte e alegria de manter Lisboa viva.

Trata-se de um blogue, que faz uma gestão de excelência do memorial da capital. Quando viajamos pelas memórias de Lisboa, há como que uma atração irreversível por este blogue suave e muito sereno...






APS disse...

Caro Manuel Paula
Quero agradecer as suas palavras de apreço a este blogue.
Realmente LISBOA está cheia de memórias, é só procurá-las e divulgá-las, o que me dá muito prazer, pois amo LISBOA.
Um abraço de amizade
APS

Manuel Paula disse...

Caro Senhor (APS). muito obrigado.

Um grande e sentido abraço.

Manuel Paula