quarta-feira, 2 de abril de 2014

RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS-2ª SÉRIE [ V ]

RUA ALBERTO PIMENTEL
 Rua Alberto Pimentel - (2013) (A "RUA ALBERTO PIMENTEL" com início na "Rua Barão Sabrosa" no sítio do "BAIRRO DOS ALIADOS") in  GOOGLE EARTH
 Rua Alberto Pimentel (2007) - (Vista panorâmica da actual freguesia do "AREEIRO" onde podemos localizar a "Rua Alberto Pimentel")  in GOOGLE EARTH
 Rua Alberto Pimentel - (2013) (A "Rua Alberto Pimentel" tem início na "Rua Barão Sabrosa" e converge com a "Rua Jorge Castilho"(antigo troço da "Azinhaga Fonte do Louro") in GOOGLE EARTH 
 Rua Alberto Pimentel (1966) Foto de Arnaldo Madureira (A "Rua Alberto Pimentel" está localizada no "Bairro dos Aliados", ao fundo na imagem a antiga "Quinta do Monte Coxo")  in  AFML
 Rua Alberto Pimentel - (1940) - Foto de Arnaldo Madureira ( A "Rua Alberto Pimentel" nos anos quarenta do século XX)  in  AFML 
Rua Alberto Pimentel - (1940) Foto de Arnaldo Madureira (Um troço da "Rua Alberto Pimentel" em terrenos da antiga "Quinta do Bacalhau")  in  AFML 
 Rua Alberto Pimentel - (1904) (Frontispício do livro "O LOBO DA MADRAGÔA" de Alberto Pimentel)  in  LIVROS SUMÉRIA
Rua Alberto Pimentel - (1869) (de P. Mar. Gr.) (Retrato de "Alberto Augusto de Almeida Pimentel" 1849-1925, publicado no livro "Seara em Flor" Volume I em 1905)  in  WIKIPÉDIA 

(CONTINUAÇÃO) RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS [ V ]

«RUA ALBERTO PIMENTEL»


A «RUA ALBERTO PIMENTEL» pertencia à antiga freguesia do "ALTO DO PINA" que, juntamente com a freguesia de "SÃO JOÃO DE DEUS" resultou na actual designação de «AREEIRO» à qual este topónimo agora pertence.
Tem o seu início na "RUA BARÃO SABROSA" número 290 e finaliza na "RUA JORGE CASTILHO" (antigo troço da "AZINHAGA FONTE DO LOURO"). Localiza-se no "BAIRRO DOS ALIADOS", era a "RUA Nº 3" que por Deliberação Camarária de 23.03.1932 e Edital de 31.03.1932 passou a chamar-se "RUA ALBERTO PIMENTEL".

Jornalista, escritor e funcionário público "ALBERTO PIMENTEL" não era, nem será o último dos homens com duplo ofício. Quando a necessidade aguça o engenho, os jornalistas, em largos períodos da História, muito mal remunerados, eram obrigados, obviamente, a procurar proventos noutros sectores.
Muita gente o lembrará como escritor, menos o recordarão como jornalista, raros serão os que o conheceram como funcionário público.

Nascido em CEDOFEITA no PORTO em 14 de Abril de 1849, de seu nome completo: ALBERTO AUGUSTO DE ALMEIDA PIMENTEL (1849-1925), parecia destinado a ser médico como seu pai. Mas o vício da escrita corria-lhe nas veias e cedo entrou para a redacção de um então existente "JORNAL DO PORTO".
Aí publicou, em folhetins, o seu primeiro romance, "TESTAMENTO DE SANGUE"(1872). Aos 23 anos, foi convidado por GASPAR FERREIRA BALTAR, fundador e primeiro director de "O PRIMEIRO DE JANEIRO" para integrar a redacção daquele diário portuense.
Entretanto, constituíra família e tinha, naturalmente. necessidade de a sustentar. Aceitou assim, a nomeação de que fora alvo para o lugar de "SECRETÁRIO DO PROCURADOR RÉGIO", em LISBOA.
Instala-se, definitivamente, na CAPITAL, embora, como é natural, nunca perdesse o seu apurado amor pelo PORTO. E logo arranjou maneira de seguir a sua carreira na função pública e não descurar a sua paixão pela escrita.
Entrou para um "DIÁRIO ILUSTRADO" que ao tempo era editado em LISBOA.
ALBERTO PIMENTEL passou depois por uma série de publicações. Deixou trabalho literário e jornalístico no JORNAL DA NOITE, em "O ECONOMISTA", num primeiro "DIÁRIO POPULAR" e no jornal católico "NOVIDADES". No entanto, não descurava a sua carreira pública, tanto assim que em breve era chamado a desempenhar as funções de chefe de repartição na "CÂMARA DOS PARES". Acabou por ser, episodicamente, administrador do Concelho de Portalegre e deputado em várias legislaturas pelos círculos de PÓVOA DO VARZIM e CINFÃES. Foi ainda nomeado em 1897 COMISSÁRIO régio junto do TEATRO DE DONA MARIA II.
Como escritor, ia tendo actividade fervilhante. Verdadeiro entusiasta de CAMILO CASTELO BRANCO (com quem conviveu na juventude), publicou nada menos de oito obras sobre o escritor (1890). E, entre romances históricos e crónicas, ainda deixou trabalhos em que LISBOA  é o tema: será o caso de VIDA EM LISBOA. publicado em 1900, e "O LOBO DA MADRAGÔA", de 1904.
Faleceu em 1925 aos 76 anos, em Queluz. LISBOA decidiu homenageá-lo, dando o seu nome a uma rua da (antiga) freguesia do ALTO DO PINA, consagrando assim, aquele que foi: jornalista, escritor e funcionário público, ALBERTO PIMENTEL entra na toponímia lisboeta.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS [ VI ] RUA ALICE PESTANA (Caiel)(1)»  

Sem comentários: