sábado, 12 de abril de 2014

RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS- 2ª SÉRIE [ VIII ]

RUA ALMADA NEGREIROS
 Rua Almada Negreiros - (2013) A entrada da "RUA ALMADA NEGREIROS" pelo lado da "Avenida Cidade de Luanda")  in  GOOGLE EARTH
 Rua Almada Negreiros - (2007) - (Vista de satélite da zona dos OLIVAIS onde podemos encontrar a "RUA ALMADA NEGREIROS" desde 1970)  in  GOOGLE EARTH
 Rua Almada Negreiros - (2013) - (Um troço da "RUA ALMADA NEGREIROS" na freguesia dos OLIVAIS)  in  GOOGLE EARTH
 Rua Almada Negreiros - (2013) (A "Rua Almada Negreiros" no Bairro dos "OLIVAIS SUL") in  GOOGLE EARTH
 Rua Almada Negreiros - (2013) - (A "Rua Almada Negreiros" no sítio dos "OLIVAIS SUL"  in  GOOGLE EARTH
Rua Almada Negreiros - (1929) - ( A cara de "ALMADA NEGREIROS", caricatura de "STUART CARVALHAIS" publicada na "ILUSTRAÇÃO" do repórter "X" em 1929)  in  LUZES DA RIBALTA

(CONTINUAÇÃO) - RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS-2ª SÉRIE [ VIII ]

«A RUA ALMADA NEGREIROS»

A "RUA ALMADA NEGREIROS" pertence à freguesia dos «OLIVAIS», antiga freguesia de "SANTA MARIA DOS OLIVAIS", actualizada no ano de 2013 pela "REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA".
Tem início na "AVENIDA CIDADE DE LUANDA" e finaliza na "AVENIDA DE PÁDUA".
Um Edital de 11 de Julho de 1970 (menos de um mês passado sobre a morte de ALMADA NEGREIROS, que terá ocorrido em 15 de Junho do mesmo ano), mandou que no antigo arruamento denominado "RUA E 2 - Célula E - OLIVAIS SUL", tomasse o nome de "RUA ALMADA NEGREIROS".
De seu nome completo "JOSÉ SOBRAL DE ALMADA NEGREIROS" (1893-1970), o homem que foi artista plástico, escritor, caricaturista, futurista e tudo, deixou-nos há cerca de 44 anos. No passado ano de 2013, no dia 7 de Abril foi comemorado o 120º aniversário do seu nascimento.
ALMADA NEGREIROS nasceu na ILHA DE SÃO TOMÉ, em 7 de Abril de 1893, fica órfão de mãe aos 3 anos de idade. Seu pai, vem viver para a Metrópole, deixando os seus dois filhos entregues aos cuidados dos "JESUÍTAS DO COLÉGIO DE CAMPOLIDE" e, mais tarde, ALMADA ingressa na ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES.
Foi dono, como se sabe, de um talento polifacetado. Aos 18 anos, em 1911, escreveu a sua primeira peça de teatro e publica os primeiros desenhos e caricaturas, aos 19 expôs pela primeira vez. LISBOA está cheia de amostras da sua arte, não só em museus como principalmente, em locais que estão patentes ao grande público.
De referir os mosaicos e pinturas da IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, seguindo-se as pinturas murais das gares Marítimas de ALCÂNTARA e da ROCHA DO CONDE DE ÓBIDOS os trabalhos nas fachadas dos mais antigos edifícios da CIDADE UNIVERSITÁRIA ao CAMPO GRANDE.
ALMADA além da pintura mural fez ainda pintura a óleo, tapeçaria, gravura, mosaico, azulejo e vitral. Os quadros da "A BRASILEIRA DO CHIADO" (1925) são também de sua autoria, assim como do BRISTOL CLUB em 1926.
Foi ainda romancista, autor teatral, novelista, conferencista, panfletário, poeta...etc, etc..
A INVENÇÃO DO DIA CLARO(1921) ou NOME DE GUERRA(1938) são entre outros, títulos que os leitores se habituaram a fixar.
É óbvio, portanto, que a um homem destes não podia escapar o sortilégio dos jornais ou melhor dizendo, das publicações periódicas. E é essa faceta que especialmente nos interessa, nesta ronda que estamos a fazer pelas RUAS DE LISBOA com nomes de pessoas ligadas aos jornais.
ALMADA NEGREIROS, logo em 1915, foi co-fundador da revista "ORFHEU", que tanta influência exerceu na renovação da LITERATURA e da ARTE em Portugal. E, no que respeita à sua participação em publicações do mesmo género, assinalem-se ainda as intervenções na "CONTEMPORÂNEA", na "ATHENA", no "PORTUGAL FUTURISTA" etc..
Não se ficou por ai: o extinto "DIÁRIO DE LISBOA" e o seu irmão mais novo, o jornal humorístico "SEMPRE FIXE" tiveram-no como colaborador assíduo, com escritos e desenhos. Antes disso, porém, já ALMADA NEGREIROS andara pela "A CAPITAL" e espalhara o seu talento por "A MANHÃ", "A LUTA", "O SÉCULO CÓMICO" e até pelo regionalista "JORNAL DE ARGANIL".
ALMADA saltou fronteiras, também no que a jornais diz respeito. Existem trabalhos dispersos do artista e escritor pelo menos nos periódicos espanhóis "ABC", "BLANCO Y NEGRO", "REVISTA DE OCIDENTE", "GAZETA LITERÁRIA" e "LA ESFERA".
Foi um grande apoiante da política de Salazar e como é lógico, chamado a colaborar nas grandes obras do Regime.
Trabalhou sempre mesmo com a sua avançada idade e temos o exemplo do painel de pedra geométrico, para o átrio do edifício da FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN(1968-69) e os frescos da FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA (sua última obra).  
Numa nota complementar, destinada a assinalar a sua estima por esta cidade, diga-se ainda que ALMADA NEGREIROS foi um dos fundadores do septuagenário "GRUPO AMIGOS DE LISBOA (1936), cuja insígnia desenhou.
O mestre ALMADA NEGREIROS faleceu a 15 de Junho de 1970 vítima de paragem cardíaca, no HOSPITAL DE SÃO LUÍS DOS FRANCESES no mesmo quarto onde faleceu "FERNANDO PESSOA".

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA COM NOMES DE JORNALISTAS-2ª SÉRIE [ IX ]-AVENIDA ANTÓNIO DE SERPA»

Sem comentários: