sábado, 7 de junho de 2014

LARGO DO CARMO [ XII ]

 Largo do Carmo - (1907-03) Foto de Joshua Benoliel (Procissão do Triunfo ou dos Santos Nus saindo da IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO) (Abre em tamanho grande)  in  AFML 
 Largo do Carmo - (1948) Foto de Eduardo Portugal (IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO fachada) (Abre em tamanho grande) in AFML 
 Largo do Carmo - (2001) Foto de Teresa Vale (Interior, patamar superior da escada central da IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO no LARGO DO CARMO)  in  SIPA
 Largo do Carmo - (2001) Foto de Teresa Vale (Interior da Capela, "Retábulo" da ORDEM TERCEIRA DO CARMO no LARGO DO CARMO in  SIPA
Largo do Carmo - (2013)  - ( Parte do Edifício da IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO, com esquina para a RUA DA CONDESSA)  in  GOOGLE EARTH

(CONTINUAÇÃO) - LARGO DO CARMO [ XII ]

«A CAPELA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO (2)»

Em 1782 só faltava dourar e pintar o retábulo. Nova paragem até Março de 1784 em 1785 continuaram os trabalhos. Em 15 de Fevereiro de 1789, concluída a obra, p Prior, que era então o CONDE DE LUMIARES, determinou que para o novo templo fosse conduzida, processionalmente, a imagem da VIRGEM DO CARMO e se pusesse sobre o altar-mor, tendo a Rainha D. MARIA I aprovado a ideia. No dia seguinte foi benzida a Capela, pelo Prior do SACRAMENTO, mais tarde em 23 de Agosto de 1793 realizou-se no Templo a primeira grande festa, vésperas solenes, e missa cantada de festa a Nª.SENHORA DO CARMO.
No ano de 1796 existiu outro género de espectáculo na sede da ORDEM TERCEIRA. Realizou-se um leilão e venderam nos primeiros dias de Junho os bens móveis, peças de prata, diamantes, etc., que tinham sido legados por uma benfeitora - D. MARIA INÁCIA DE MACEDO E SILVA - embora a Ordem tenha ficado por testamenteira da  legatária ( 1 ).
Como a situação financeira não fosse próspera, os IRMÃOS TERCEIROS DO CARMO tiveram de viver num constante peditório, e o recheio da sua capela, paramentos, quadros, imagens e outros objectos de culto, foi tudo obtido por rogatórias. Em 15 de Janeiro de 1835 recebeu, consoante a letra do Decreto de 30 de Maio de 1834, do desmanche de feira que foi a extinção das casas religiosas, cálices paramentos, repertórios, turíbulos, castiçais, missais, livros do coro, capitulários e um púlpito portátil ( 2 ).
A 5 de Dezembro de 1835 foi solicitado à Rainha, pela Secretaria de Fazenda, a troco de juros, alguns paramentos e ainda em 1836 foi igualmente pedido à Rainha os paramentos do extinto "Hospício da Terra Santa" que estavam depositados no GOVERNO CIVIL ( 3 ).

A PROCISSÃO DO TRIUNFO que a ORDEM promovia, e que um dos espectáculos festivos de LISBOA no tempo da Monarquia, levava-a todos os anos a pedir à CÂMARA a limpeza e desimpedimento das ruas do percurso, tal qual fazia a IRMANDADE DOS PASSOS DA GRAÇA nas vésperas da sua procissão.
Os lisboetas estimavam esse dia em que os andores de CRISTO, nos PASSOS DA PAIXÃO, deslizavam nas ruas entre as fachadas policromadas de colchas ricas pendentes das janelas.
Tudo isso lá vai. A procissão, o ambiente da época e até o "espírito". Veio a "blague" substituí-lo, o "apropósito" lisboeta, que é inimitável mas que sabe a outra coisa e nos deixa no "paladar", às vezes, uma amarga revolta surda. A culpa não é dos alfacinhas... é do tempo.

A Capela da Ordem que ocupa na fachada sobre o LARGO DO CARMO os dois pavimentos, tem o altar.mor virado ao Sul-Poente e o coro ao Norte-Oriente, ficando a meio o corpo principal. Bem iluminada, com três portas de acesso, dando a central para a escada nobre, e as extremas, uma para a sacristia e outra para os corredores do lado da RUA DA CONDESSA, tem o tecto direito, ornado a meio com um painel a óleo representando a SENHORA DO CARMO dando o escapulário  a S. SIMÃO STOCK. No altar-mor, ladeado por dois nichos onde estão as imagens de SANTO ELIAS e SANTO ELISEU vindas do CONVENTO DO CARMO, esculturas de madeira do século XVII, venera-se a PADROEIRA, imagem  de roca da mesma proveniência.
Tem dois altares laterais. O do lado da Epístola é dedicado a S. NUNO ÁLVARES e tem ainda as imagens de SANTO ALBERTO e de SÃO JOSÉ, além de outras modernas de menor interesse. Aos pés da imagem de SÃO NUNO, está o cofre de preta com as RELÍQUIAS DO CONDESTÁVEL, ornamentado de relevos e documentado com duas inscrições. Atrás do frontal envidraçado, vê-se a imagem de Nª. SENHORA DA BOA-MORTE, vinda também do CONVENTO DO CARMO.
O altar do lado do Evangelho tem, no meio do retábulo, um CRISTO CRUCIFICADO, e além da imagem do CORAÇÃO DE JESUS, as de SANTO AMARO e SANTO ANTÓNIO.
No frontal do altar envidraçado, está uma imagem do SENHOR MORTO, escultura de madeira setecentista.
Num outro altar de encosto, do lado do Evangelho, está uma imagem do SENHOR DOS PASSOS, e, mísulas ao lado do arco da CAPELA-MOR, as de S. BRÁS e SANTA LUZIA. A sacristia tem duas janelas para a RUA DA OLIVEIRA. O tecto é de moldura de madeira e pinturas. O frontal do altar é envidraçado: aos lados da maquineta, estão as imagens da SENHORA SANTA ANA e SANTA BÁRBARA.
É vasta e rica a série de resplendores  e coroas de prata que a ORDEM possui. Além de um valioso relicário de prata que se guarda no cofre forte da ORDEM. É uma peça possivelmente do século XVII, onde os frades do CARMO guardavam as 27 relíquias que, segundo a tradição conventual, o fundador trouxera sempre consigo. Um frade curioso, "FREI ANTÓNIO HENRIQUES DE OLIVEIRA", salvara o relicário do descalabro de 1834, guardando-o avaramente e, antes de morrer, entregara-o ao PRIOR de então, que era o CONDE DE PARATY. Este mostrou-o aos irmãos, contou a sua proveniência e, em reunião de 10 de Maio de 1862 se lavrou uma acta das relíquias.

( 1 ) -Códice 92 do Arquivo da Ordem Terceira do Carmo, intitulado "LIVRO DA RECEITA E DESPESA GERAL NA REEDIFICAÇÃO DO HOSPITAL DA VENERÁVEL ORDEM TERCEIRA DE NOSSA SENHORA DO MONTE DO CARMO DE LISBOA", ano de 1784, pág. 406-V.
( 2 ) - Gazeta de Lisboa, de 11 de Junho de 1796.
( 3 ) - Crónica Constitucional de Lisboa, de 9 de Junho de 1835.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«LARGO DO CARMO [ XIII ] A CAPELA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO (3)». 

Sem comentários: