quarta-feira, 16 de julho de 2014

RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [ VII ]

RUA CHABY PINHEIRO
 Rua Chaby Pinheiro - (2014) (A entrada para a "RUA CHABY PINHEIRO", junto do CAMPO PEQUENO in   GOOGLE EARTH
 Rua Chaby Pinheiro - (2007) - ( Panorama das AVENIDAS NOVAS onde está inserida a RUA CHABY PINHEIRO)  in   GOOGLE EARTH
 Rua Chaby Pinheiro - (2014) (Um troço da RUA CHABY PINHEIRO voltada para o seu final, junto do apeadeiro de "ENTRECAMPOS")  in   GOOGLE EARTH
 Rua Chaby Pinheiro - (2014) (A RUA CHABY PINHEIRO visto da parte Norte, junto ao apeadeiro de "Entrecampos", com a Praça de touros do CAMPO PEQUENO no fundo)  in  GOOGLE EARTH
 Rua Chaby Pinheiro - (Publicado em 1925 uma colecção da autoria de AMARELHE sob a direcção de Mário Duarte) (CHABY PINHEIRO, depois de ter sido um amador distinto, estreou-se no Teatro D. MARIA II com a Empresa ROSAS & BRAZÃO, numa peça em um acto "O TIO MILHÕES") in ARQUIVO DIGITAL
 Rua Chaby Pinheiro - (1924) (Prato esculpido pelo Mestre Teixeira Lopes, em molde de cera, retratando o actor "CHABY PINHEIRO")  in  MASSARELOS - OLX
 Rua Chaby Pinheiro - ( 1925 ) - (Em 1925, estreou-se no Teatro POLITEAMA com a peça "O LEÃO DA ESTRELA" de Ernesto Rodrigues, Félix Bermudes e João Bastos. Esta peça original era representada pela primeira vez pela Companhia CHABY PINHEIRO. Faziam parte da Companhia os actores: Chaby Pinheiro, sua esposa Jesuína de Chaby, Emília de Oliveira, João Silva, Helena de Castro e outros.) in   MEMÓRIAS DE OUTRO TEMPO
Rua Chaby Pinheiro - (1925) (Programa de "O LEÃO DA ESTRELA" representação teatral no POLITEAMA com Direcção e Encenação de CHABY PINHEIRO)  in  MEMÓRIAS DE OUTRO TEMPO

(CONTINUAÇÃO)-RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [ VII ]

«RUA CHABY PINHEIRO»

A "RUA CHABY PINHEIRO" pertencia à freguesia de "NOSSA SENHORA DE FÁTIMA" que pela REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA DE 2013, juntamente com a freguesia de SÃO SEBASTIÃO DA PEDREIRA, resultou na actual freguesia de «AVENIDAS NOVAS».
A rua tem início no CAMPO PEQUENO número 12, finaliza junto do apeadeiro de ENTRECAMPOS.
Converge para esta artéria no seu lado direito, a "RUA ISIDORO VIANA" (Francisco Isidoro Viana, fundador da casa bancária Fonsecas, Santos & Vianna, Fundador e Presidente do Conselho de Administração da Companhia dos Tabacos de Portugal).
Por Edital de 17 de Abril de 1934 o topónimo foi atribuído à "RUA-A" da antiga "QUINTA DO VIANINHA".

ANTÓNIO AUGUSTO DE CHABY PINHEIRO (Lisboa-12.01.1873 - 06.12.1933-Algueirão).
Nasceu no número 53 da RUA DE SÃO JULIÃO em LISBOA, frequentou a ESCOLA MODERNA e o LICEU FRANCÊS.
CHABY PINHEIRO acaba por ir trabalhar como funcionário dos CORREIOS e TELÉGRAFOS. Matricula-se ainda no INSTITUTO INDUSTRIAL e depois no CURSO SUPERIOR DE LETRAS, embora tivessem ficado incompletos, pela sua falta de assiduidade.
Começa a fazer teatro de amador, principalmente recitando poemas ou monólogos, ganhando assim, alguma notoriedade no meio teatral. É convidado pela COMPANHIA ROSAS & BRAZÃO que, na altura era concessionária do TEATRO D. MARIA II, para se tornar profissional. Foi assim que a 10 de Outubro de 1896, pisa o palco do Rossio na comédia alemã "O TIO MILHÕES" (desempenhando o papel de AUGUSTO LITZMAN).
Foi o início de uma brilhante carreira de interprete, que se irá prolongar até 1931, trabalhando em várias Companhias e tendo ele próprio fundado a sua.
Representa ainda no D. MARIA II na época seguinte, "A IMACULADA" de ABEL BOTELHO, e "O REGENTE" de MARCELINO MESQUITA, ambas de 1897. A Companhia ROSAS & BRAZÃO deixa o NACIONAL em 1898 e transita para o TEATRO D. AMÉLIA na RUA ANTÓNIO MARIA CARDOSO, (Teatro que mais tarde seria nomeado de "REPÚBLICA" e, numa derradeira alteração, passou a chamar-se SÃO LUÍS), resultado desta mudança CHABY PINHEIRO, foi dispensado do NACIONAL.
No ano seguinte ingressa na COMPANHIA LUCINDA SIMÕES, participando na célebre "tourenée" em que se apresenta "A CASA DA BONECA" de IBSEN estreada em COIMBRA, faz depois uma digressão triunfal que culmina com uma temporada em LISBOA, no TEATRO GINÁSIO, com a peça "DEMI-MONDE", de ALEXANDRE DUMAS e "TERESA RAQUIN", de ÉMILE ZOLA.
Associado então à COMPANHIA CREMILDA DE OLIVEIRA-CHABY PINHEIRO que, em LISBOA, fica sediada no TEATRO AVENIDA, embora eles trabalhassem frequentemente no PORTO, e e, digressão pelas províncias e no BRASIL.
No início de 1925 CHABY PINHEIRO regressa ao palco do TEATRO NACIONAL, para interpretar o papel que fora do actor JOÃO ROSA numa reposição de "O ABADE CONSTANTINO", de H. CRÉMIEUX e P. DECOURCELLE. Ainda nesse ano organiza uma companhia no POLITEAMA e estreia "O LEÃO DA ESTRELA" de ERNESTO RODRIGUES, FÉLIX BERMUDES e JOÃO BASTOS, que durante os 3 meses de Verão, esgotou as lotações do POLITEAMA.
Desloca-se mais uma vez ao BRASIL onde obtém grandes êxitos e óptimos lucros. Disse o próprio CHABY; "que o LEÃO aguentou-se em mais de cem representações". Em 1927 existem referências muito elogiosas a CHABY na Imprensa de S. PAULO. No início da década seguinte ingressa na COMPANHIA LUCÍLIA SIMÕES-ERICO BRAGA, no TEATRO DA TRINDADE, onde são representadas variadíssimas peças. 
Em Agosto de 1931 adoece gravemente e tem de se afastar dos palcos. Parece estar em plena recuperação, quando aceita, a 2 de Dezembro de 1933, recitar alguns monólogos do seu reportório numa colectividade em MEM MARTINS-ALGUEIRÃO. O público acorre em tal número e recebe-o com tal entusiasmo que o debilitado actor tem uma forte comoção que lhe desencadeia uma congestão cerebral. CHABY PINHEIRO faleceu no ALGUEIRÃO a 6 de Dezembro de 1933.
Este actor, demasiado forte e memorável, cuja a fama continuou como uma lenda, e perdura mesmo já quase não existindo possivelmente, qualquer pessoa que o tenha visto trabalhar em palco, a homenagear o seu valor. Existia um "CINE-TEATRO CHABY", para glorificar seu nome na vila de MEM MARTINS-ALGUEIRÃO e uma RUA na freguesia das AVENIDAS NOVAS em LISBOA.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [ VIII ]-RUA HELENA FÉLIX(1)».

2 comentários:

Bruno Santos disse...

Permita-me que o corrija quando já perto do final do seu texto afirma e passo a citar "tem um "CINE-TEATRO CHABY", para glorificar seu nome na vila do ALGUEIRÃO". Na realidade o CINE-TEATRO CHABY PINHEIRO em Mem Martins foi demolido há mais de dez anos dando lugar a uma galeria comercial...

APS disse...

Caro Bruno Santos
Agradeço-lhe imenso essa informação.
Realmente eu sabia da existência deste CINE-TEATRO, só não sabia que tinha levado o mesmo destino que muitos Teatros e Cinemas de Lisboa. De qualquer modo aqui fica a rectificação e se puder vou rectificar.
Mais uma vez os meus agradecimentos,
Despeço-me com amizade
Cumprimentos
APS